Política

Deputados e jornalistas premiados como destaques do ano na Assembleia

Solenidade aconteceu hoje
PB , Salvador | 16/12/2014 às 21:27
Jornalista Tasso Franco, diretor do BJÁ, agradece prêmio
Foto: Carlos Amilton
A proximidade do final da legislatura conferiu emoção a tradicional cerimônia de entrega de prêmios aos parlamentares e jornalistas escolhidos como "destaques" este ano. A solenidade foi iniciada, às 18h10min, no saguão Nestor Duarte, depois da sessão plenária ser encerrada pelo presidente Marcelo Nilo, e contou com as presenças de 28 parlamentares além de familiares, amigos e admiradores dos homenageados.

  Receberam a versão 2014 dos Troféu Imprensa os deputados Marcelo Nilo(PDT), Alan Sanches(PSD), Gaban(DEM). Também premiado, Álvaro Gomes (PC do B) receberá a estatueta posteriormente, em data ainda a ser fixada, por conta do falecimento de sua mãe, dona Diva Fonseca Gomes.

LUTO

Em nome dos integrantes do Legislativo, parlamentares e funcionários, o mestre de cerimônias Francisco Raposo, registrou a solidariedade e apoio de todos os integrantes do Poder Legislativo, funcionários e parlamentares, neste momento "de luto e de dor". Álvaro Gomes receberia também a premiação instituída pela Mesa Diretora, que é entregue anualmente aos deputados mais assíduos e que tenham feito a maior quantidade de pronunciamentos do ano – ele venceu as duas categorias.

Inicialmente foi feita a premiação dos jornalistas. Coube ao deputado Marcelo Nilo entregar o troféu Quintino de Carvalho, destinado à mídia impressa, a Levi de Carvalho que agradeceu a distinção recebida com "orgulho". Para ele qualquer setorista de política precisa frequentar a Assembleia Legislativa, pois naquele microcosmo estão representantes de todas as regiões da Bahia, um estado, lembrou do tamanho da França: O Legislativo é um espelho do nosso estado e da nossa gente. A universalidade da Bahia está ali, logo as mais variadas notícias podem garimpadas no parlamento, completou.

A filha Lise, o pequeno Bernardo (neto) e a funcionária da Assembleia, Evany Mendes, entregaram o troféu Wilson Menezes, destinados aos profissionais de rádio e televisão, ao jornalista e radialista Itamar Ribeiro, que ele voltou a conquistar. Com lugar cadeira na "bancada" da rádio Sociedade de Feira de Santana há 14 anos, é assíduo e vai a Assembleia diariamente – entrando no ar, muitas vezes por telefone, com notícias "frescas" do parlamento. Depois de agradecer a distinção, Itamar Ribeiro, dividiu o prêmio com o colega de "bancada" e parceiro na Sociedade de Feira, Paulo José.

PIONEIRISMO

O blogueiro Tasso Franco, do site pioneiro Bahiajá, recebeu o troféu Armando Lobracci Netto, do assessor da bancada da maioria Aguiar, do deputado Carlos Geílson (PTN) e do jornalista Paulo Bina. Depois de agradecer penhoradamente, falou do pioneirismo do Bahiajá, pois quando começou há nove anos, existiam apenas cinco na Bahia – hoje são cerca de 1.500 blogs e sites. Profissional com 40 anos no mercado, considera a proliferação dos veículos e a notícia instantânea como uma verdadeira revolução democrática, para o bem do jornalismo, da notícia e a verdade dos fatos.

O segmento da premiação destinada aos deputados estaduais começou com a recepção por Alan Sanches, do Troféu Imprensa, que lhe foi entregue por suas assessoras Deyse e Gisele. Ele dividiu a honraria com o gabinete e a família, observando que qualquer dos 63 deputados poderia estar recebendo aquele prêmio – pois todos cumprem com suas obrigações e bem representam os baianos. Dirigindo-se ao presidente Marcelo Nilo disse que ele era um exemplo a ser seguido, pois sobreviveu há 16 anos na oposição até ser consagrado com premiações seguidas da imprensa especializada.

O deputado Gaban dividiu o troféu que recebeu com os auxiliares do gabinete, a família, e aguerrida bancada da oposição. Em seguida fez uma verdadeira profissão de fé em defesa da democracia e do parlamento, propugnando o estudo dos projetos em tramitação e o debate de nível – o bom combate. Ele recebeu o seu troféu das mãos da esposa, dona Elide, e do filho Luís Henrique (com a responsabilidade de representar os irmãos, Bruno e Leonardo que trabalham em São Paulo).  Gaban não se candidatou à reeleição, e disse que leva o prêmio conferido pela imprensa especializada como emoção. 

EMOÇÃO

Por seu turno o presidente Marcelo Nilo agradeceu o a escolha, recebendo esta nova premiação das mãos da esposa, dona Neide, e das filhas Renata, Natália, e da sobrinha Maria Luísa, com humildade e com a responsabilidade de prosseguir na difícil vida pública. Emocionou-se e foi às lágrimas diante da sobrinha, de seis anos, filha de seu irmão, Luís Nilo, falecido em abril. 

Agraciado também com o troféu Rui Barbosa, disse que pretende aproximar o Legislativo ainda mais da comunidade, sintonizando o Poder com os anseios dos baianos – ainda que cortando na carne como aconteceu com duas emendas constitucionais que acabaram com o 14º e o 15º salários, bem  como reduziu o recesso do final do ano em 30 dias. O deputado Marcelo Nilo dedicou palavras amáveis a todos os premiados e revelou das emoções que passou na vida pública – quando assumiu o primeiro mandato, a presidência da Assembleia, o governo estadual interinamente, e agora, ao ser escolhido por Levi Vasconcelos, um dos maiores jornalistas do Brasil, para passar às suas mãos o troféu Quintino de Carvalho.