Política

ROGAI POR NÓS! Povo sustenta festas populares da capital em decadência

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi prorrogada mais uma vez em Salvador até o dia 30 de dezembro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/12/2014 às 19:40
Festa de Santa Luzia, num dos locais mais bonitos da cidade, sem turistas e sem apoio
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Sem representações dos segmentos da Cultura e Turismo do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador, sem a presença de autoridades e politicos, salvo Antonio Lima - o feirante - a festa para Santa Luzia, uma das mais tradicionais do calendário das Festas Populares de Salvador, sobrevive com a presença apenas dos baianos e graças aos esforços empreendidos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora do Pilar e de Santa Luzia.

   2. Nessa festa, o turismo acabou do ponto-de-vista de atraiar pessoas de outras cidades e do exterior, e se limita a ser uma manifestação da cultura popular preservada pela população mais pobre da cidade e que vê, em Luzia, a santa que protege a visão, que faz milagre e cura doenças dos olhos. 

   3. Infelizmente, como já dissemos em relação a Santa Bárbara, festa que aconteceu dia 4 último, no Pelourinho, as festas de largo ou festas populares de Salvador experimentam decadência nunca vista e os órgãos de Cultural, que tantos seminários e encontros promovem, poderiam olhar e apoiar esses eventos. Seria muito mais proveitoso para o estado. Louve-se a PM, sempre presente.
                                                                               *********** 
   4. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, rebate a declaração do governador Jaques Wagner de que a oposição teria adotado uma “lógica destrutiva" ao pedir a saída da presidente da Petrobras Graça Foster. Imbassahy diz que destrutiva é a forma como Wagner e seus companheiros do PT tem tratado a estatal, permitindo a instalação de uma quadrilha no comando da companhia, e fechando os olhos para a dilapidação do patrimônio nacional.

   5. “Isso é que é agir de forma destrutiva. O que nós da oposição estamos tentando fazer é salvar a Petrobras das garras desse grupo criminoso, que rouba o país desde que o PT assumiu o poder, evitando que eles, sim, enterrem a maior empresa brasileira na lama da corrupção”, diz Imbassahy, lembrando que a roubalheira deve estar encrustada em outras empresas públicas, que também serão investigadas.  

   6. “Saber que a presidente da nossa maior empresa estatal nada fez depois de ter sido alertada sobre os desvios que ocorriam sob seu nariz é uma vergonha, é criminoso”, disse Imbassahy que tem pedido, reiteradas vezes, o afastamento de Foster do comando da Petrobras.

   7. O líder do PSDB reafirma que Graça Foster não tem mais “credibilidade” para permanecer no cargo por ter perdido “completamente as condições éticas e morais, incluindo a confiabilidade interna e a credibilidade externa”.

   8. Ele defende a substituição de Foster por alguém competente não apenas para cumprir ordens, mas para aprofundar as investigações e fazer uma imprescindível e imediata ruptura com esse passado nefasto.
                                                                                *****
   9. O presidente nacional do PEN (Partido Ecológico Nacional), Adilson Barroso, acompanhado do presidente estadual, Uezer Marques, faz uma visita ao estado da Bahia. Na agenda foram programadas visitas a Feira de Santana, além de Salvador, para se encontrar com dirigentes estaduais e municipais do PEN. “Vim à Bahia para sentir o clima local, se o time está no caminho certo. Meu objetivo é sempre crescer nosso partido em todo país”, explicou o presidente dos ecológicos. 

   10. Em Feira de Santana, os dirigentes partidários se reuniram com o prefeito José Ronaldo (DEM), onde discutiram de que maneira o PEN pode ajudar na gestão da segunda maior cidade da Bahia. “O PEN está na luta em defesa da sustentabilidade, seja na natureza, nas cidades ou na indústria. Onde existir a
participação do ser humano, precisamos pensar de uma forma sustentável”, comentou Adilson. 

   11. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi prorrogada mais uma vez em Salvador até o dia 30 de dezembro. As duas gotinhas da vacina estão disponíveis para as mais de 38 mil crianças entre seis meses e menores de cinco anos que ainda não procuraram os postos de saúde para receber a dose contra a doença que pode causar sequelas físicas irreversíveis.

   12. Essa é a última oportunidade de pais e responsáveis protegerem os pequenos contra essa grave doença. Para ampliar a cobertura e atingir a meta de imunizar pelo menos 95% dos 156.066 mil pequeninos residentes no município, pontos volantes serão instalados em nos principais shoppings da capital.

   13. (FEIRA): A noite de sexta-feira (12) foi abrilhantada por diversas personalidades que foram homenageadas no “Quem é Quem 2014”, evento comandado pelo jornalista Antonio Laranjeira, e que presta homenagem a figuras que se destacam em suas funções no eixo Feira-Salvador. O “Quem é Quem” já ocorre há quatro décadas e é uma tradição na cidade de Feira de Santana.

   14. A  ganhadora do concurso de gastronomia, promovido pelo Núcleo de Formação e Cultura durante a 7ª edição do Nordeste Gourmet Bahia, foi a aluna Bruna Moreira de Souza. A estudante da Universidade Federal da Bahia – UFBA alcançou o maior score (4.6) entre os concorrentes com o prato Embutido Canto do Mar, criado por ela com ingredientes oferecidos pelo Box Canto do Mar, que funciona no Mercado do Rio Vermelho.

   15. A delegada e coordenadora regional de polícia da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin)
de Paulo Afonso, Mirela Santana, vai receber no próximo dia 17 a Comenda Maria Quitéria, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é vereadores Geraldo Júnior (SDD) e Everaldo Beca (PTN).

   16. Segundo Geraldo “a delegada acompanha os trabalhos desenvolvidos pelos delegados de polícia e suas equipes. Sua marca é a aproximação da comunidade onde trabalha, fazendo um trabalho sócio-educativo. Ela desempenha constantemente campanhas educativas, ministrando palestras e oficinas informativas, reunindo-se com instituições e a comunidade de modo geral”.

   17. Para Joceval Rodrigues (PPS), líder do governo na CMS, o primeiro biênio da atual legislatura foi encerrado com sensação de missão cumprida: “Termino esse biênio com a sensação de missão cumprida. Os números mostram que conseguimos cumprir com excelência a função que nos foi passada pelo prefeito. Agora é pensar no futuro, sempre com os pés no chão, com a certeza de que essa experiência
agregou valor a minha história política”.

   18. Para ele a aprovação de mais de 50 projetos, ou seja, de todos os projetos enviados pelo Executivo, mostram a união da base do governo, que tem dado total crédito ao prefeito para realizar as mudanças que a cidade precisa.

   19. No dia 10 passado o presidente da Comissão de Saúde, J. Carlos Filho (PT) se reuniu com a
superintendente de Assistência Integral a Saúde, Gisélia Santana, temporariamente no cargo de secretária estadual de Saúde, para cobrar a data de entrega do Posto de Urgência e Emergência de Plataforma.

   20. Segundo ela a unidade está pronta para ser entregue: “O estado tem a intenção de passar a
gestão do equipamento para o município e recomendar o seu funcionamento como Pronto Atendimento e Ambulatorial”.

   21. O edil vai intermediar reunião com o secretario municipal de saúde, José Antônio Rodrigues, para
agilizar a negociação: “A população clama pela abertura da unidade de saúde em Plataforma. A comunidade precisa ter sua necessidade atendida”.

   22. O mesmo petista requereu ao governo do estado da Bahia a gratuidade nos metrôs e trens
para os rodoviários em serviço no município de Salvador, já que a categoria tem esse direito nos ônibus da cidade para facilitar seu deslocamento até os locais de trabalho.

   23. O campeão mundial de boxe, Marcelo Ferreira, o “Mestre Trovoada”, visitou a Câmara no último dia 9, sendo recepcionado pelo presidente Paulo Câmara (PSDB), numa intermediação de Luiz Carlos Suíca (PT). O pugilista vai defender o cinturão pela WBL no próximo dia 15, a partir das 19 horas, no Ginásio dos Bancários, contra o boliviano Saul Farah.

   24. Hilton Coelho (Psol) considerou “absurdo e autoritário” o decreto que pune quem sujar as ruas
de Salvador, em vigor desde 28 de novembro. Segundo ele, na prática a prefeitura só quer cobrar e arrecadar, uma vez que não oferece um serviço adequado para as exigências.

   25. “Onde estão os banheiros públicos e lixeiras nas ruas para evitar multas? O prefeito ACM Neto diz que o objetivo não é arrecadar e sim educar. Mas educar como, se Salvador não oferece banheiros públicos em quantidade e qualidade suficientes? As lixeiras em condições de uso são mínimas e isso se levarmos em conta o centro da cidade e os chamados pontos turísticos, porque nos bairros, em especial os populares, não tenho medo de errar ao afirmar que são inexistentes”, criticou.

   26.  A CMS concedeu no dia 10 passado a Medalha Thomé de Souza ao chefe do Estado Maior do
2º Distrito Naval, capitão de Mar e Guerra, Paulo Cezar Pinheiro, por iniciativa de Almir Barreto (DEM). O evento solene foi realizado no Plenário Cosme de Farias e presidido por Marcell Moraes (PV). O democrata se disse honrado em conceder a honraria, estendendo a homenagem ao Dia do Marinheiro (13 de
dezembro).

   27. Ao receber a comenda das mãos da esposa, Katiane Nogueira, e do filho, Gustavo Pinheiro, o militar
carioca mostrou gratidão pela forma como foi recebido na cidade: “Estou emocionado com este reconhecimento pelo que faço na área social, e posso garantir que estou muito feliz com essa Medalha que estou recebendo no dia de hoje”.

   28. Conjuntura política e os movimentos sociais no Brasil, relações entre o PT e os movimentos sociais, reformas agrária e política e a democratização da comunicação no Brasil. Esses foram os principais temas da reunião desta sexta-feira (12) entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

  29. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e os líderes do MST, João Pedro Stédile e Márcio Matos, integraram a comitiva que pautou a necessidade da construção de uma ampla frente de esquerda,
incluindo partidos e movimentos sociais e o movimento sindical, para lutar pelas reformas e pelo marco regulatório dos meios de comunicação

   30. “Essas demandas da sociedade já atraem a população para as ruas, principalmente os jovens, e a
tendência é que isso aconteça nos debates da reforma política, por exemplo”.

   31. A cidade de Salvador vai dar inicio à fase piloto para certificação Bandeira Azul. A praia em analise é Ponta de Nossa Senhora, localizada na Ilha dos Frades. O selo, que tem reconhecimento internacional, é concedido a praias e marinas que atendam a uma série de critérios de qualidade e segurança. No Brasil, o responsável pela certificação é o Instituto Ratones, que promove ações de conservação de ecossistemas e desenvolvimento socioambiental.

   32. De acordo com a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, durante a vistoria que ocorreu esta semana foram avaliados critérios como acessibilidade, infraestrutura e comércio. Com a avaliação realizada, a praia entra na fase piloto, que é quando a Prefeitura passa a fazer as últimas adequações para receber a certificação.

   33. Para o gestor da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, esse selo é uma oportunidade única para Salvador, que pretende ser a primeira cidade do Norte e Nordeste a ter a Bandeira Azul. No Brasil, existem apenas quatro certificações, sendo duas concedidas à praias e duas para marinas. As praias que tem a bandeira no país são a Prainha, no Rio de Janeiro, e o Tombo, no litoral de São Paulo.