Política

SUÍCA participa de homenagem a Mãe Gilda e condena intolerância

A ialorixá teve um infarto depois de difamada e ter seu terreiro invadido por integrantes da IURD
, da redação em Salvador | 28/11/2014 às 21:02
O busto ficará na Lagoa do Abaeté
Foto: Divulgação

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) participou da inauguração do busto da ialorixá Gildásica dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, considerada como um dos maiores símbolos da luta contra a intolerância religiosa na Bahia. Durante o ato, realizado na Lagoa do Abaeté nesta sexta-feira, 28, o petista voltou a condenar atos de intolerância religiosa praticados contra o povo negro e a cobrar mais políticas públicas para as mulheres.

O monumento, criado pela artista plástica Márcia Magno, no entender do edil, “com certeza será um marco para os terreiros de candomblé da comunidade. Também representa um momento da arte e cultura do povo negro, que devem ser cada vez mais valorizadas”.  A solenidade contou com a presença da filha da homenageada, a ialorixá Jaciara Ribeiro.

Suíça citou ainda os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, movimento iniciado no dia 25 de novembro e segue até 10 de dezembro: “Não gosto de lembrar, mas a homenagem feita para Mãe Gilda tem um peso enorme para a sociedade. Ela morreu após sofrer um infarto em decorrência da invasão do seu terreiro e de difamações propagadas por um jornal impresso evangélico, editado pela Igreja Universal do Reino de Deus”.

Segundo ele “atos de intolerância, que também são atos de violência tiraram a vida desta mulher. Por isso o estado precisa ampliar as políticas de inserção, de empoderamento das mulheres para que fatos como esses possam ser evitados. Também é preciso que essas mulheres ocupem espaços de poder, cargos em setores que ajudem a desenvolver de forma transversal a igualdade de gênero com equidade salarial”.