Política

Deputado discute medidas segurança para áreas da Petrobras em Aracás

Assaltos voltaram a acontecer com frequência nas bases da Petrobras
Ascom JR , Salvador | 27/11/2014 às 11:14
Deputado Joseildo Ramos durante encontro com o secretário de Segurança Pública
Foto: DIV
A segurança de unidades da Petrobras no interior do estado, em localidades próximas às cidades de Alagoinhas e Candeias, foi tema de uma conversa entre os deputados Joseildo Ramos (PT) e Rosemberg Pinto (PT), o vereador Radiovaldo Costa (PT), representantes do Sindicato de Segurança Patrimonial e o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa. A questão já havia sido discutida com a secretaria, uma vez que, por questões administrativas, a própria empresa reduziu mais de 140 vigilantes do seu efetivo, e passou a adotar a política do desarmamento de seus funcionários.

 O tema voltou a ser discutido hoje após episódios recentes de violência dentro de algumas dessas unidades, como ocorreu em Araçás, onde 10 bandidos invadiram a estação de gás e permaneceram no local por mais de 4 horas. Para além da invasão, o crime ainda colocou em risco a vida de toda a comunidade local, já que durante o período em que os criminosos estiveram no local, os técnicos da empresa não puderam monitorar os trabalhos da estação, que é considerada uma das maiores bombeadoras de gás do estado.

Segundo o secretário, existe a proposta e a disponibilidade da própria Secretaria de realizar uma Parceria Público-Privada com a empresa para que sejam instaladas câmeras de monitoramento, o que possibilita a atuação da equipe policial que pode ser deslocada em tempo hábil. O acordo ainda está sendo ajustado para que as medidas entrem em funcionamento. Até que isso seja realizado, no entanto, Barbosa assumiu o compromisso com os parlamentares presentes de deslocar equipes em horários alternados para fazer a vigilância local.

CIP

Recentemente contemplados pela Lei que determinou a criação das Companhias Independentes de Polícia, representantes das cidades de Irará e Amargosa também estiveram na Secretaria para conhecer os encaminhamentos que devem ser feitos pelos municípios para receberem o novo efetivo de policiais, que segundo Barbosa, dependerá de concurso público ainda a ser definido. Prefeito de Irará, Derivaldo Pinto ainda aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade de renovação do efetivo da cidade já que grande parte está se aposentando, e entregou o documento que doa o terreno da prefeitura para a construção do CIAP – Centro Integrado de Apoio Patrimonial da Policia Militar.