Política

VÂNIA GALVÃO pede empregos para moradores de rua no Estado

Projeto já foi aprovado pela Câmara de Salvador
, da redação em Salvador | 21/11/2014 às 17:52
Vânia: trabalho para moradores de rua
Foto: Limiro Besnosik

A Câmara de Salvador aprovou projeto de indicação da vereadora Vânia Galvão instituindo a obrigatoriedade do Governo do Estado reservar 5% das vagas para a população em situação de rua nas contratações de obras ou serviços da Administração Estadual.

De acordo com a petista “as pessoas que ficam nas ruas estão nessa situação por falta de emprego, ou por estarem chegando à cidade à procura de emprego, de tratamento de saúde e de parentes. E isso é uma questão social, que deve ser tratada com ações que visem a ressocialização desses indivíduos, e promover a empregabilidade é um passo fundamental para que esta situação mude”.

Para ela a aprovação da proposta “vem em boa hora, quando o índice de pessoas em situação de rua vem crescendo em nosso estado, especialmente em Salvador”.

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, cerca de 1,8 milhão de indivíduos vivem nesta situação no país. Na capital baiana é possível encontrar estruturas improvisadas feitas com papelões, caixas e tecidos em diversos pontos da cidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), estima-se que em toda a cidade, atualmente, existam 3.500 pessoas vivendo em situação de rua.