Política

VEREADORES começam a discutir plano de carreira da educação municipal

Servidores pressionam, fazendo manifestações durante as sessões
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 30/10/2014 às 19:01
Profissionais da educação se manifestam
Foto: Reginaldo Ipê

Os vereadores de Salvador estão empenhados na aprovação do plano de carreira dos profissionais municipais da área da educação. O presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB), recebeu, na última quarta-feira, 29, diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB–Sindicato) para tratar do assunto.

O plano, discutido com a Prefeitura e aceito pelos trabalhadores, deverá ser encaminhado nos próximos dias para apreciação do Legislativo. O tucano não acredita em dificuldades na tramitação do projeto. Também participaram do encontro a ouvidora Aladilce Souza (PCdoB), Everaldo Augusto (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL) e Silvio Humberto (PSB)

Na pressão

Na terça-feira, 28, 23 servidores fizeram manifestação em plenário com faixas, cartazes e camisetas, aos gritos de “queremos nosso plano”. Eles pedem o cumprimento da garantia da votação do plano de carreira e remuneração dos servidores da educação feita pela prefeitura. “A mensagem é que o plano seja votado ainda este ano e que os vereadores cobrem o Executivo”, afirma o pedagogo e ex-candidato ao Senado pelo PSOL, Hamilton Assis.

Para Hilton Coelho (PSOL) a proposta traz transformações importantes para a educação no município incentivando a formação de novos professores e um melhor planejamento das aulas, mas reclama da demora: “Quantos meses o Plano vai levar para atravessar a rua? Até quando ACM Neto vai desrespeitar a reivindicação das educadoras e educadores?”.

Membro da Comissão de Educação da CMS, o socialista denuncia o não cumprimento do acordo por parte da prefeitura: “Por isso a categoria está com aquela faixa indicando ‘Cadê o plano de carreira da educação’. Sabemos que só existe educação de qualidade com profissionais valorizados. O Plano vem nesse sentido e visa colocar a educação do município em um patamar mais elevado”.

Sílvio Humberto (PSB), por sua vez, reafirmou a importância dos professores da rede municipal. Para o presidente da Comissão de Educação é fundamental a implantação imediata do plano, como parte do conjunto de iniciativas para valorizar a categoria.

A seu ver “temos o dever de valorizar e reconhecer quem trabalha diariamente formando intelectual e socialmente nossos alunos. A implementação do plano de cargos e salários vem para cumprir esse papel, assegurando condições de trabalho para que todos os servidores da educação possam exercer de forma digna suas atividades no ambiente escolar”.