Política

RUI terá bancada de 44 deputados na Assembleia e oposição fica + fraca

Turma jovem deverá ser o núcleo duro da oposição na Assembleia que vai enfrentar a base da Maioria com o experiente Zé Neto (PT) à frente
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/10/2014 às 19:01
Rosemberg (PT) trabalha para ser o presidente da Assembleia
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os comentários circulantes na Assembleia Legislativa nesta tarde de quarta-feira, 29, davam conta que a base governista de Rui Costa, governador eleito pelo PT e que tomará posse dia 1º de janeiro de 2015, já conta com 44 dos 63 deputados. Em assim sendo, restariam na oposição apenas 19 parlamentares, um pouco mais do que neste segundo governo Jaques Wagner, mas, já aquém dos eleitos (em tese) pela oposição, num total de 22.

   2. Isso significa dizer que Rui Costa, para usar uma expressão popular muito usada no meio político, "nadará de braçadas" na Assembleia e salvo um ou outro movimento reivindicatório mais organizado por categorias de trabalhadores estatais - professores, médicos, policiais, etc - a oposição não terá forças para brecar nada que venha do Poder Executivo. Admite-se, ainda, entre os governistas, que dificilmente RUi enfrentará uma greve de professores como aconteceu no governo Wagner; e movimentos paredistas da PM.

   3. Esse é o sentimento que reina na Casa. Um outro dado expressivo sobre o comportamento das duas bancadas, da situação e da oposição, da conta que a oposição perdeu os 5 melhores parlamentares de sua bancada - Carlos Gaban (DEM), Paulo Azi (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Luciano Simões (PMDB) e João Carlos Bacelar (PTN) - o primeiro desistiu de se recandidatar alegando que a campanha estaria muito cara para suas poses, três foram eleitos deputados federais e Luciano deu a vaga ao filho. 

   4. O núcleo duro da oposição ao governo Wagner na Assembleia era constituida exatamente por esses 5 parlamentares - experientes, conhecedores do regimento, bons oradores, persistentes - e mais Carlos Geilson (PTN), em primeiro mandato, muito preocupado com Feira de Santana; Bruno Reis (PMDB) com muita gritaria no plenário; Leur Lomanto Jr, mais equilibrado; Targino Machado (DEM), atirador da metralhadora giratória; Pedro Tavares (PMDB) e Adolfo Viana (PSDB), o qual melhorou bastante no final da legislatura.

   5. Então, serão esses jovens parlamentares - Bruno Reis, Pedro Tavares, Adolfo Viana, Tom Araújo - e mais os experientes Targino e Geislon que vão fazer o trabalho que era realizado por Azi, Elmar, Gaban, Bacelar e Luciano. Nenhum deles tem a malícia e a verve de Luciano; nenhum deles tem a experiência e o traquejo de Azi; nenhum deles conhece os mecanismo da lei como Elmar; e nenhum deles é tão virulento em ataques como João Bacelar e Gaban. 

   6. Gaban, então, deu muito trabalho ao líder da Maioria, deputado Zé Neto, e quase todas os projetos de lei enviados por Wagner com a rubrica urgente, o que não dava tempo para uma análise mais detalhada, tinha em Gaban um forte opositor. Primeiro porque estudava os projetos mesmo na urgência e segundo porque com a sua experiência abordava as questões vitais dos projetos, os pontos fracos e que não foram poucos no governo Wagner, sua Casa Civil errando muito.

   7. Provavelmente, Bruno Reis (PMDB) será o líder das oposições. Creio que Adolfo Viana (PSDB) se tiver uma presença mais firme no plenário poderá surpreender; assim como, o deputado Leur Lomanto Jr, mais presente e mais estudioso das matérias. Targino Machado é insubmisso. Ninguém controla. Pode disparar pronunciamentos virulentes contra Rui, como fez com Wagner, mas, seria mais em seu nome pessoal do que da bancada. Tom Araújo, se quiser, pode melhorar sua atuação. E Pedro Tavares, idem. Sandro Régis também pode ser valoroso se deixar de apenas seguir o noticiário dos jornais.

   8. Quanto aos novos é dificl saber. O filho do governador Paulo Souto, Fábio Souto (DEM), o qual teve uma atuação apagada na Câmara dos Deputados tem sua chance de aparecer e bem. Só vai depender dele.

   9. Na situação, o bloco da Maioria hoje comandado por Zé Neto (PT), que poderá dar sequência a esse trabalho, todos os petistas que compunham a base sólida de Wagnber foram reeleitos. E, se já eram experientes - Joseildo, Zé Raimundo, Paulo Rangel, Galo, Luiza Maia, Fátima - estão agora mais experientes e calejados e terão a ajuda da bancada do PSD, com Alan Sanches o melhor deles; do PDT, com Marcelo Nilo o melhor deles; PP - comenta-se que Eduardo Salles pode surpreender; do PCdoB, Jean Fabrício o melhor deles; e do PSB - que provavelmente comporá a situação - com Manassés e Fabíola; e os demais componentes que mais votam do que falam ou defendem o governo.

   10. Vê-se, portanto, como Rui começa sua gestão de forma confortável na Assembleia Legislativa podendo até, se quiser, ajudar na eleição do novo presidente da Casa do partido que tem a maior bancada, por coincidência, também seu partido, o PT. Rosemberg Pinto está doido por isso.
                                                                                    *****  
   11. A Prefeitura do Salvador e a família Amado convidam a imprensa para apresentação nesta quinta-feira (30), a partir das 11h, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Centro Histórico, de como irá funcionar a Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai e que está sendo reformada para ser aberta ao público, como memorial. O imóvel estava fechado há 11 anos. Também estará presente na apresentação o curador do memorial, Gringo Cardia. 

   12. A solenidade de inauguração acontecerá no próximo dia 7 de novembro, com a presença confirmada de personalidades que admiravam Jorge Amado, incluindo atrizes que interpretaram personagens do escritor na TV e no cinema, a exemplo de Sônia Braga, que gravou um depoimento convidando baianos e turistas para visitarem a Casa do Rio Vermelho. 

   13. O Procurador-Geral da República Rodrigo Janot enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável ao afastamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Mário Alberto Simões Hirs e Telma Laura Silva Britto.

   14. Os desembargadores haviam entrado com mandado de segurança contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que os afastou de suas funções e instaurou o trâmite do processo disciplinar em novembro de 2013.

   15. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou, nesta quarta-feira (29), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para implementar a reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de Governo.

   16. A PEC estabelece a coincidência das eleições, proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo, dispõe sobre o acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As mudanças somente valerão, porém, se aprovadas em referendo popular.

   17. Segundo a proposta, ficam inelegíveis no período imediatamente subsequente ao seu mandato o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito. Assim, para voltar a exercer o mesmo cargo, será preciso aguardar um intervalo de pelo menos cinco anos.

   18. Amanhã (30), às 7h, no Jardim de Alah, 400 policiais militares femininas participam de uma caminhada com o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, encerrando as ações da Polícia Militar no Outubro Rosa, evento internacional que sensibiliza mulheres para a prevenção do câncer de mama.

   19. Entre as atividades desenvolvidas pela PM neste mês de outubro destacaram-se palestras, iluminação cênica do Quartel do Comando Geral, realização de exames com o caminhão móvel, apresentações da esquete “Prevenir é agir” do Grupo de Teatro da PM em unidades da Corporações, instituições públicas e privadas, entre outras.

   20. Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) embargaram um estabelecimento comercial de sete pavimentos que armazenava produtos químicos de maneira irregular no bairro do Comércio, ontem (28). O proprietário do estabelecimento foi autuado e notificado. 

   21. Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais da autarquia estão a ausência de projeto de segurança e extintor de incêndio, estrutura predial comprometida e estado precário dos elevadores. Além disso, o estabelecimento não possuía alvará de publicidade expedido pela Sucom. 

   22. O proprietário do local é também dono de um depósito de produtos químicos localizado no bairro de Dom Avelar, que foi alvo de diversas ações da autarquia, sofrendo, inclusive, embargos e interdições, além de multas e notificações. Na segunda-feira (27), o responsável também foi multado por descumprir a notificação que pedia a remoção dos produtos inflamáveis. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e das 16ª e 47ª companhias Independente de Polícia Militar (CIPM). 

   22. Tudo bem que não se goste de Sarney, mas, armar que o "velho" votou em Aécio é uma maldade.

   23. A matéria mais manjada de todos os anos diz respeito as reformas nos cemitérios municipais de Salvador. Até com os mortos os políticos são assim.

   24. Querem dividir o Brasil em dois e querem dividir o estado da Bahia em dois criando o estado do São Francisco. E este novo estado iria para onde? Para o Brasil do Norte ou Brasil do Sul?

   25. Rui Costa só anuncia seu secretariado em dezembro, mas, diz-se que quatro nomes já estariam certo: Manoel Vitório, João Leão, Nelson Pelegrino e Carlos Martins.

   26.  A partir das 14h desta quarta-feira (29) estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento dos cargos de nível superior, nível médio e nível médio técnico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

   27. O endereço para proceder à inscrição, que segue até às 23h59min do dia 4 de dezembro, é o www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjba.

  28. Elaborado pela Presidência do Tribunal de Justiça em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça, o edital oferece 200 vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário: 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva. Também ficou definido que 70% das vagas serão destinadas aos cartórios judiciais.

   29. Já estão abertas as inscrições para o Congresso Nordestino de Municípios. Com o tema “Oportunidades e Possibilidades para o Nordeste”, o evento será realizado em Salvador, entre dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções. 

   30. A iniciativa é da União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e o Governo do Estado, através da Bahiatursa. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos da administração municipal podem se inscrever através do endereço http://www.identificasi.com.br/congresso/.

   31. Para a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, a realização do congresso pretende trazer reflexões sobre a pauta municipalista e os principais desafios enfrentados pelas prefeituras de toda região Nordeste, num processo interativo através de trocas de experiências, articulações governamentais e análise dos assuntos mais emergenciais.

   32.  Que tal conhecer um pouco mais sobre a evolução tecnológica? Em meio à magia e a beleza do Natal, a decoração natalina do Shopping Center Lapa irá apresentar alguns elementos tecnológicos característicos das décadas de 80, 90 e século XXI. O cenário que reunirá itens como computadores, notebooks, tablets, telefones, discos de vinil, CDS, globos espelhados e pickups, será inaugurado no dia 1º de novembro. O Papai Noel chegará ao shopping para iniciar a festa a partir das 11h.

   33. Além de mostrar a evolução fonográfica, telefônica e da informática, a decoração que terá como tema Sempre é tempo de Papai Noel, também reunirá tradicionais objetos da época como trenós, pinguins, bonecos de neve, árvores de Natal e papais noéis. O cenário vai contar ainda com um presépio feito artesanalmente.