Política

OS TRÊS motivos que levaram Aécio à derrota nas urna, p/ TASSO FRANCO

O Nordeste sempre foi a região mais atrasada do país e sempre dependeu do governo federal para ter alguma coisa importante como o Pólo de Camaçari
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/10/2014 às 18:31
ACM apresentando a Bahia e o Nordeste a FHC nas campanhas dois anos 1990
Foto: Arquivo
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há muitas teorias e análises apontando as causas que levaram Aécio Neves (PSDB) a ter perdido a eleição presidencial. O tema é complexo. E, obviamente, comporta várias opiniões. De nossa parte, entendemos que o candidato 'tucano' perdeu na politica considerando três aspectos relevantes: 1) A escolha errada de um candidato a governador de MG, sua terra natal e onde parecia imbatível, perdendo o pleito por lá no primeiro turno; b) A incapacidade do PSDB de fazer alianças politicas no Rio onde os 4 candidatos a governador apoiaram Dilma; 3) A incapacidade politica do PSDB em expandir a legenda no Nordeste, região que deu a maior votação a Dilma, no primeiro e no segundo turnos.

   2. Até agora, quem é de fora do mundo político de Minas Gerais, estado emblemático em qualquer eleição presidencial, não entende como o PSDB e Aécio escolheram Pimenta da Veiga para disputar a eleição no estado contra Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH e ex-ministro de Dilma, bem mais preparado e mais presente aos olhos do eleitorado do que Pimenta. Da Veiga estava afastado da politica, e tem ideias velhas, na acepção da palavra. Diz-se, depois da derrota consumada em MG, que até a irmã de Aécio era melhor do que Pimenta para enfrentar Pimentel.

   3. Ora, desde as primeiras pesquisas que se apontava uma vitória de Pimentel no 1º turno.  Será que ninguém viu isso no decorrer da campanha, sempre nesse diapasão? Minas foi a vitória mais certa, mais carimbada do país, depois de SP entre Alckmin x Padilha. Mas, o PSDB (Leia-se Aécio) insistiu até o final com Pimenta e levou ferro.

   4. Isso conduziu o marketing de Dilma, no segundo turno, a explorar esse fato com muita competência e a frase milhares de vezes badalada na TV, dando conta de que, "quem conhece Aécio (MG), não vota em Aécio". Isso foi fatal. Anulou o discurso de Aécio de ter feito um governo bem avaliado em MG (92% incluindo o regular) e passou aos olhos do país que, de fato, Aécio não era essa coca-cola que dizia.

   5. Ademais, Lula e Dilma, sabendo da importância de MG desembarcaram no estado com toda força no segundo turno e Aécio não teve forças para reagir. Aquele discurso de Lula, no sábado anterior a eleição e após o debate do SBT, dizendo que Aécio era truculento com as mulheres foi fatal para o tucano. De repente, numa semana, houve uma inclinação do eleitorado feminino (a mulher ponto frágil) para Dilma. No final, Aécio ainda reagiu em BH, mas, perdeu no geral, no cômputo do estado.

   6. A outra questão foi o Rio de Janeiro. A gente sabe que, quem ganha na politica é a politica. O marketing ajuda, reforça, contribui. A politica é a essência. E, no Rio. Dilma se aliançou com os 4 candidatos a governadores: Pezão, Garotinho, Crivela e Lindenberg. Garotinho saiu na frente, Crivela em segundo, Pezão em terceiro e Lindenberg em quarto. No final da campanha de primeiro turno, Pezão era o primeiro, Garotinho segundo, Crivela terceiro e Lindenberg quarto. 

   7. Abertas as urnas deu Pezão x Crivela no segundo turno. Crivela e Lindenberg se aliaram a Crivela. Pezão ficou com Romário, senador eleito pelo PSB. Ainda assim, no segundo turno entre Dilma x Aécio, os quatro ficaram com Dilma. Aécio ficou a ver navios e contou apenas com parte da classe média da zona Sul.  Romário deu-lhe apoio de última hora. O apoio de Marina a Aécio fez pequeno efeito.

   8. Pronto: nesse cariocas x paulistas, velho clássico do futebol brasileiro, deu Dilma com folga de 807.095 votos à frente do 'tucano'. 

   9. A terceira perna dessa questão se situa no Nordeste, região que deu uma avassaladora vitória a Dilma 70.89% contra 29.2% a Aécio. Historicamente, o Nordeste fica com o governo desde a época de Rodrigues Alves, passando por Getúlio, governos militares, Arena, PFL e agora PT. 

   10. O PSDB sempre foi um partido fraco no NE, de penetração limitada. É só olhar o estado mais importante da região, a Bahia, onde este partido ficou anos com a dupla Jutahy Magalhães Jr e João Almeida como deputados federais. Nunca avançou. Nunca disputou o governo do estado. Aconteceu, oportunisticamente com Lidice, na Prefeitura de Salvador (1993) a qual mudou de rumo. 

    11. Mais uma vez, oportunisticamente, com João Henrique e agora com ACM Neto. Últimamente melhourou um pouco com a filiação de Antonio Imbassahy, mas manteve a mesma representação parlamentar (2010): dois deputados federais, dois deputados federais. Agora (2014), ampliada para 3 federais e os mesmos dois federais.

   12. Lembro que foi ACM que apresentou a FHC uma buxada e colocou na sua cabeça o primeiro chapéu de couro que ele conhecera, na década de 1990. FHC eleito, 8 anos de mandato, pouco fez pelo Nordeste. Aí o PT elegeu Lula, um metalúrgico retirante que cultivou bases politicas sindicais em SP, mas, de raizes no NE, filho do interior de PE. Na campanha de 2002, Duda botou o povo pra chorar com o filme de Lula nordestino. 

   13. E aí, o PT, se voltou com programas sociais-eleitorais para o NE, no amparo aos mais pobres e cultuou a divisão, agora enaltecida por Lula, dos ricos (Sul) contra os pobres (NE). Aécio era o representante dos ricos e Dilma dos pobres, esse foi o reforço dado pelo marketing petista. Colou.

   13. Os grandes projetos do NE tem pouco ou nada a ver com o PT. Na Bahia, o maior projeto, do Pólo Petroquimico nasceu no governo militar de Geisel com Luis Viana e ACM; os projetos industrial e naval de PE, Suape, com o governo militar e Marco Maciel. Hoje, os marketing de oposição ao PT têm vergonha de dizer isso. Na Bahia, Souto sequer falou da petroquimica, da Ford, da Nestlé e assim por diante. 

   14. O PT - por incompetência dos adversários - foi se apropriando deles. O Pólo, quem fez? O PT. Porque teria consolidado. A industrialização baiana, quem fez? O PT. E por aí vai. O Programa de Combate a Fome não foi ACM o autor do projeto? Sim. Mas, quem leva a fama é o PT com as bolsas de toda natureza.

   15. Pronto: PT na cabeça com 70.89% dos votos do Nordeste  e aí não teve ACM Neto, familia Campos, Eunício, chapéu de couro na cabeça de Aécio na Paraiba com Cássio Cunha Lima, nada, que detivesse o PT. 

   16. Portanto, em nossa concepção, foram esses 3 pontos que derrotaram Aécio. Raiz de tudo: a politica.
                                                                                  ****
   17. A Assembleia vai manter a premiação aos melhores deputados do ano versão 2014, em escolha feita pelos jornalistas da Casa, mesmo no ano em que a legislatura foi apagada. Vai ser dificil escolher. Da mesma forma, será ainda mais dificil para os deputados escolherem as melhores coberturas jornalísticas, simplesmente porque não aconteceram.

   18. A burocracia da Agência de Publicidade Objectiva. Devolveu uma nota fiscal de um cliente porque onde deveria estar escrito: "Ao cuidado da Objectiva", o cliente colocou "A/c da Objectiva". 

   19. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) defendeu, na tarde desta terça-feira (28), a liderança da presidente reeleita Dilma Rousseff na condução da reforma política. Para Pinheiro, Dilma tem legitimidade para ser a “timoneira”, liderando o processo. No entanto, o senador acredita que a presidenta precisa contar com o envolvimento do Congresso Nacional e de todos os setores da sociedade civil organizada.

   20. “A Presidente da República tem a legitimidade referendada, novamente,  pelas urnas, para ser a principal ‘timoneira’ desse processo. Ela ganhou condição de ser alguém que vai abraçar a propositura, mas isso é diferente de você ser a pessoa que vai apresentar a propositura. Ela pode liderar esse processo e, principalmente, chamar os outros setores para integrar o processo. Eu creio que a presidenta tenha legitimidade e capacidade para isso, mas teve envolver todos os setores para conseguir ressonância”, disse.

   21. No dia da eleição, a presidente Dilma só ultrapassou a votação de Aécio às 19h32min com a contabilização dos votos do Nordeste e do Norte.

   22. Verônica Oliveira Tambon é a candidata única (coordenadora geral) da Salva - Sociedade dos Amigos de Vilas do Atlântico - para biênio 2015-2017.

   23. Na próxima quinta-feira (30), a Prefeitura, através da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpub), fará a apresentação pública do Decreto 25.316 que trata da responsabilização dos grandes geradores com relação ao descarte de seus resíduos sólidos. O evento será realizado às 14h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon), na Pituba. O encontro também vai tratar da coleta seletiva para o setor.

   24. De acordo com o decreto, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015, os grandes geradores de resíduos terão que cuidar da coleta, transporte e destinação final do material. A nova legislação se aplica a proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, exceto residenciais, cujo volume de resíduos sólidos gerados é superior a 300 litros por dia.

   25. A partir do dia 5 de novembro as mulheres que passaram dos  40  terão bem mais que 40 razões pra se sentirem ainda mais poderosas. O Blog Mulher depois dos 40, da empresária e esportista Íris Azi, será lançado em grande estilo oferecendo mil e uma dicas para as mulheres que chegaram na idade da loba manterem a jovialidade, a saúde e a beleza. 

   26.  Aos 47 anos, ariana, baiana e mãe de dois filhos, Íris Azi é o exemplo vigoroso de que a boa forma aos 40 é uma realidade indiscutível. Empresária no segmento de beleza e bem-estar, praticante de Yoga, standup, corrida e musculação, Íris decidiu compartilhar com todas as mulheres os seus segredos e experiências.

   27. Embaixadores, autoridades brasileiras e representantes das comunidades tradicionais da Bahia, estarão reunidos em Salvador na próxima sexta-feira (31), das 8h30 às 13h, no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para uma audiência pública sobre Povos e Comunidades Tradicionais. 

   28. O objetivo do encontro é discutir ações políticas que contribuam para a elaboração de um novo modelo de desenvolvimento que inclua as distintas visões de mundo e as práticas sociais dos povos e comunidades tradicionais do Brasil. Serão debatidos assuntos como identidade, território, cultura, educação, saberes tradicionais e sustentabilidade, entre outros.

   29. As comunidades tradicionais são formadas por caboclos, extrativistas, indígenas, pescadores, quilombolas e ribeirinhos. Atualmente, cerca de 4,5 milhões de brasileiros fazem parte destes grupos, ocupando 25% do território nacional.

   30. O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Delegação da União Europeia no Brasil, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

   31. Rui Costa anuncia secretário Manoel Vitório, da Sefaz, como coordenador do governo de transição. Acertou.

   32. A ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A informa que a partir da 0h de AMANHÃ (29) os usuários terão mais uma opção de utilização do sistema de cobrança automática. Além do “Sem Parar – Via Fácil”, a “ConectCar Soluções de Mobilidade Eletrônica S.A.” também será responsável pelo sistema. Todas as sete praças de pedágio da concessionária já estão com os novos equipamentos instalados e devidamente testados. Vale ressaltar que o meio de pagamento eletrônico “Sem Parar – Via Fácil” continuará operacional, sem qualquer alteração nos equipamentos fixados nos veículos (chamados de Tags).

   33. Inteiramente localizada na Bahia, esta extensão da concessão cruza 26 municípios, incluindo a capital Salvador, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista, com abrangência de aproximadamente 680 quilômetros de rodovias, incluindo as BR-324 entre Salvador e Feira de Santana e BR-116 de Feira de Santana até a divisa com o estado de Minas Gerais.

   34. Para mais informações acesse: http://www.conectcar.com/

   35. O deputado Paulo Azi (DEM) comemorou a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba)  que eleva a Comarca de Alagoinhas, de 2ª entrância para 3ª entrância. 

   36. Defensor desde as primeiras discussões iniciadas em 2012, o deputado Paulo Azi (DEM)  fez pronunciamento  na ALBA elogiando o empenho dos líderes da Oposição e do governo no sentido de facilitar a tramitação e construir o consenso para a aprovação da matéria, durante votação realizada na sessão plenária desta terça-feira, 28. 

   37. Paulo Azi considerou o projeto de importância fundamental para os municípios contemplados e lembrou tratar-de de uma antiga reivindicação de população de Alagoinhas e das entidades jurídicas da cidade, a exemplo da OAB. O democrata ressaltou a importância de Alagoinhas - hoje como mais de 150 mil habitante - como pólo regional e sua significativa  ascensão econômica, política e social no cenário baiano.