Política

ELEITORES dão aviso a ACM Neto, Zé Ronaldo e Guilherme, p TASSO FRANCO

As vigas de sustentação dos viadutos do Corredor Transversal II sobre a Avenida Paralela, em Salvador, serão implantadas nestas terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/10/2014 às 18:23
Melhor trabalho de base quem faz para ACM Neto é o secretário da Saúde, Zé Antonio
Foto: Max Haack
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. TODO mundo sabe no meio político que, cada eleição, tem sua própria história. Veja que nesta que passou, Dilma era imbatível para vencer no 1º turno, em 2013, veio a Copa das Confederações e mudou tudo. Depois, a morte de Eduardo Campos (PSB) e mais mudanças com Marina na ponta. No final, disputa apertadissima entre Dilma x Aécio, quando se imaginava entre Dilma x Marina.

   2. De toda sorte, os eleitores, a cada eleição vão dando recados antecipados. Desta feita, na Bahia, recados foram passados aos prefeitos dos três maiores colégios eleitorais da Bahia, Guilherme Menezes (PT), de Vitória da Conqusta; José Ronaldo de Caravalho (DEM), de Feira de Santana; e ACM Neto (DEM), de Salvador. Nesses municípios, ocorreram inversões: Aécio ganhou em Conquista, terra do PT; e Dilma ganhou em Feira e Salvador, terras do DEM.

   3. Isso significa dizer que, ou esses administradores municipais direcionam suas gestões para os anseios populares ou serão gongados, em 2016. Guilherme não pode mais concorrer porque já está no segundo mandato consecutivo, mas, Zé Ronaldo e ACM Neto podem. E veja o que aconteceu nessas duas cidades: Em Feira, Dilma teve 66.72% dos votos x 33.27% de Aécio; e, em Salvador, Dilma obteve 67.28% dos votos contra 32.72% de Aécio. Uma lavada.

   4. Ora, como se sabe, Zé Ronaldo foi eleito prefeito de FSa no primeiro turno nas últimas eleições 2012 (66.04% dos votos) com uma folga enorme para Zé Neto (PT), o qual obteve apenas 18.65%; Johnatas (PSOL), 9.21% e Tracízio Pimenta 6.4%. Era de se esperar que, nas eleições de governador e para presidente, Paulo Souto e Aécio Neves, vencessem em Feira. Mas, quem ganharam foi Rui e Dilma. No segundo turno, Dilma obteve 66.72% contra 33.27% de Aécio.

   5. As obras realizadas pelo governo federal em Feira e que são executadas desde a época de Tarcizio Pimenta prefeito, especialmente o Minha Casa Minha Vida, e depois saneamento, HEC, Central de Policia, Avenida Noide Cerqueira, Pacto pela Vida (duas unidades de Policia Pacificadora), etc, estão surtindo efeito agora. Ademais, a gestão de Zé Ronaldo é considerada apenas mediana, sem obras de vulto, sem uma diretirz como aconteceu nos seus mandatos anteriores (a série de viadutos, etc) que o levaram a eleger Tarcizio Pimenta.

   6. Desta feita o PT avançou em Feira sob o controle de Zé Neto, o qual comanda a maioria dos cargos estaduais, bate firme em Zé Ronaldo e soube fazer uma bela campanha para Dilma, ainda que o PT não tivesse eleito um deputado federal por Feira, nem tampouco Zé Ronaldo, o qual lançou o nome de Zé Chico e acabou foi atrapalhando a vida de Colbert Martins Filho. Ficou sem Chico; nem Francisco.

   7. Em Salvador, o alerta é para ACM Neto. Patrono da candidatura de Paulo Souto e principal articulador da candidatura Aécio, ambos levaram uma "surra" de votos na capital. A situação de Neto é, de fato, diferenciada de Feira. Ele foi eleito num segundo turno contra Nelson Pelegrino (PT), numa eleição disputadíssima, em segundo turno, com 53.50% dos votos (717.865) x 46.46% de Pelegrino (623.734 votos). Foi uma eleição tensa, chorada, voto a voto, o Ibope dando Pelegrino sempre à frente.

   8. Ademais, nesta eleição, houve um fato curioso, pois, no primeiro turno Neto teve 40.17% dos votos; e Pelegrino 38.33%. O terceiro colocado foi Mário Kértesz (PMDB) com 9.43%. Aconteceu, então, que MK declinou o apoio a Pelegrino e o PMDB (o partido, com Geddel) apoiou Neto. 

   9. ACM Neto faz uma administração bem melhor do que a de Zé Ronaldo. Tem uma boa avaliação da classe média e era de se esperar que Aécio tivesse uma melhor votação em Salvador. No segundo turno, no entanto, Dilma obteve 67.28% dos votos contra 32.73% de Aécio. Foi, depois de Fortaleza, a votação mais expressiva. Aécio venceu em 15 capitais e Dilma em 12. E, Salvador, entre as grandes, deu-lhe a maior votação.

   10. O que teria acontecido? As obras do governo federal em Salvador fizeram a diferença - viadutos da Paralela, Via Expressa, Av Curralinho, Pacto pela Vida, Minha Casa Minha Vida, etc - e a população deu o crédito a /WagnerDilma.

   11. Em Conquista, a situação é um pouco diferente. Lá, há fadiga de materiais com o PT e Aécio venceu por 50.5% x 49.4%. O prefeito Guilherme não dá espaço a dupla Valdenor/Zé Raimundo, ambos do PT, lançou um nome para estadual (perdeu) e faz uma gestão mediana com forte oposição do PMDB de Herzém Gusmão.

   12. Portanto, as urnas sinalizaram nesses 3 maiores colégios eleitorais da Bahia que, em 2016, ou esses gestores descem às baixadas, sintomizam suas gestões com a população mais carente ou vão levar ferro. 

   13. O caso de Salvador é emblemático: Neto está fazendo uma gestão muito voltada para a classe média. O melhor trabalho de sua administração quem produz é o secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues, com a recupeçãop dos postos de saúde, instalação de UPAS e melhoria dos serviços à população. José Antonio não é politico, mas, poderia ser treinado para sê-lo, como Wagner fez com Solla. Faria toda uma diferença lá adiante.

   14. Neto, para se manter competitivo em 2016, uma vez que será o alvo preferencial na linha de tiro do PT, precisa mudar o giro de sua gestão, o que, aliás, nas últimas semanas, vem fazendo e visitando os bairros periféricos.

   15. Quanto ao PT, na capital, o nome mais forte ainda é o de Nelson Pelegrino. O partido envelheceu na capital, não renovou os quadros, não tem um vereador capaz de enfrentar uma eleição pra prefeito; deputado estadual muito menos; e federal, o que vislumbro, como novidade é Robison Almeida, o primeiro suplente que deverá ser titular. O PT precisa do PCdoB e de Lidice.

   16. Bem, a senadora Lidice (PSB), a qual ajudou Dilma ter essa expressiva votação na capital no segundo turno, pode ser tudo, menos candidata a prefeita apoiada pelo PT em primeiro turno. Salvo se ela mudar de partido e ingressar no PT. Aí, menos mal. Ainda assim. vai bater de testa com Pelegrino. Pra vice, aí o PT aceita. Mas, duvida-se que Lidice tope.
                                                                                        ******
   17. O governador Jaques Wagner abre, nesta terça-feira (28), às 9h, no Salão de Artes da Arena Fonte Nova, o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Mais de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino e de todas as regiões da Bahia participam do evento.

   18. O Encontro envolverá o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), com a apresentação das 15 canções selecionadas; 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE); 33 obras do projeto Tempos de Arte Literária (TAL); 33 álbuns do Educação Patrimonial e Artística (EPA); 15 curtas do Produção de Vídeos Estudantis (Prove); 

   19. 11 apresentações na 1ª Mostra de Dança Estudantil; 240 projetos na 4ª Feira de Ciência e Matemática da Bahia ; a 1ª Mostra da Educação Profissional da Bahia; exposição do Todos pela Alfabetização (Topa), além do festival de judô, xadrez, capoeira e finais do futsal, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). 

   20. Nesta terça-feira, dia 28 de outubro, a partir das 19h30min, será realizada a 11ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA). O evento, que acontece simultaneamente em cerca de 240 cidades de todas as regiões do Brasil, oferece a exibição gratuita de curtas de animação nacionais e internacionais. O DIA 2014 tem o patrocínio do Petrobras Cultural.

   21. Na Bahia, haverá exibições nas cidades de Alagoinhas, Caatiba, Condeúba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Lençóis, Mata de São João, Mutuípe, Ouriçangas, Porto Seguro, Retirolândia, Salvador, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valente e Vitória da Conquista. Em Salvador, no Teatro do Sesi, as 19h, haverá apresentação Cultural do Grupo de Dança Danç’Art. A partir das 19h30 tem a Mostra especial – Dia D, e às 21h acontece o espetáculo Evolução NX – Dupla de Rap.

   22. Este, que é o maior evento simultâneo do gênero no país, tem como principal objetivo difundir o cinema de animação e atrair novos públicos. Este ano, serão exibidos 10 curtas nacionais, 9 curtas infantis e 10 curtas estrangeiros em diferentes técnicas de animação. Com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, será exibido o filme Frivolitá (1930), de Luis Seel, na abertura da programação.

   23.Membros do Conselho Municipal de Salvador tomam posse nesta terça-feira (28), às 15h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. São membros representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, além de movimentos sociais e populares, entidades empresariais, sindicais, profissionais, acadêmicas e de pesquisa e organizações não-governamentais. Esses representantes vão atuar, sobretudo, no acompanhamento e construção de políticas públicas sobre o planejamento da cidade.

   24. A nomeação dos membros foi publicada no dia 16 de setembro com a publicação do Decreto 25.317/2014, que trouxe a lista dos eleitos na 5ª Conferência Municipal de Salvador realizada em maio deste ano. 

   25. Participam do Conselho 41, presidido pelo secretário de Urbanismo e Transporte, Fábrio Mota, órgãos e entidades definidos conforme o artigo 299, parágrafo 5 da Lei 7.400/2008, e que possuem como atribuição o acompanhamento do desenvolvimento urbano da cidade no que tange às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento.

   26. De acordo com o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, o órgão terá um papel importante na revisão do planejamento urbano da capital, a exemplo dos novos Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos), além de iniciativas como o Plano Salvador 500, que pretende projetar a capital de 2049, quando completará 500 anos.

   27. Nesta quarta-feira, 29, uma reunião na Câmara de Vereadores discutirá alterações na Lei de nº 2.260, de 19 de dezembro de 2013, que autoriza e regulamenta os serviços de moto-taxi e moto-frete em Itabuna.

   28. De acordo com o vereador Nadson Monteiro (PPS), relator do projeto, a lei precisa ser readequada às necessidades e realidade da categoria no município. “Esta foi uma lei bastante complexa, com muitos artigos, e a gente sabia da possibilidade do seu regresso para alguns ajustes. Nosso objetivo é redefini-la para que melhor represente não só a categoria, como também toda a comunidade grapiúna”, afirmou o parlamentar.

   29. Agendada para as 14h, o projeto de n° 041/2014, de autoria do Executivo, volta às discussões na Sala de Comissões Técnicas, com a participação do Corpo Legislativo, e de representantes do Poder público municipal, bem como representantes da categoria.

   30. A esquerda festiva ganhou força com a vitória de Dilma. O Rio Vermelho é o seu point.São os revolucionários de botequim todo mundo atrás de uma boquinha.

   31. O Estado Islâmico cortou a cabeça de mais 4 reféns. Voltamos a Idade Média.

   32. As vigas de sustentação dos viadutos do Corredor Transversal II sobre a Avenida Paralela, em Salvador, serão implantadas nestas terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30). Para o içamento e lançamento das peças nas estruturas dos viadutos, nos três dias de implantação será desviado o fluxo de veículos na Avenida Paralela, sentido aeroporto, entre as 23h de um dia até às 5h do dia seguinte. 

   33. Com o desvio do fluxo, o usuário deverá acessar a Avenida Orlando Gomes pela via marginal da Paralela, onde o novo acesso já está em funcionamento, e depois retornar em local indicado, tendo acesso novamente à Avenida Paralela pela ligação entre as duas vias.

  34. O Corredor Transversal II faz parte do Programa Mobilidade Salvador e vai atravessar a capital, conectando a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário. São aproximadamente 13 quilômetros de pistas, 
compreendendo a Avenida Orlando Gomes (3,5 quilômetros) e a futura Avenida 29 de Março (9,2 quilômetros), mais os oito quilômetros da Estrada da Base Naval (BA-528).  A obra é realizada pela
Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).