Política

LEO PRATES quer nacionalizar Biblioteca Pública da Bahia

Proposta foi feita ao Ministério da Cultura
, da redação em Salvador | 23/10/2014 às 19:31
Leo: proposta para nacionalizar biblioteca
Foto: Limiro Besnosik

O vereador Leo Prates (DEM) apresentou indicação ao Ministério da Cultura para nacionalizar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a mais antiga da América Latina e primeira do Brasil. Ela conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros, e diversos setores como o braille, infanto-juvenil, pesquisa/referência, empréstimo, sala especial, periódicos, obras raras e valiosas, documentação baiana, artes e audiovisual.

A instituição, administrada pela Fundação Pedro Calmon, ligada à Secretaria da Cultura, desenvolve atividades culturais e acadêmicas. Entre elas, orientação aos portadores de deficiência visual, orientação à pesquisa, lançamentos de livros, projeções de filmes dirigidos aos concursos de vestibular com análise da temática, seminários, palestras, visitas guiadas, visitas técnicas, atendimento online voltado para pesquisa, vídeos, oficinas, exposições, teatros, espetáculos musicais, narração de história, saraus, recitais e exposições virtuais.

Segundo o democrata a Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, “é única depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil” e considerada pela Unesco como a sétima maior do mundo e a maior da América Latina.