Política

DEBATE DA REDE GLOBO pode ser decisivo para um dos dois candidatos, TF

Primeiro brasileiro a vencer a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, o nadador baiano Allan do Carmo, 25 anos, foi recebido pelo governador Jaques Wagner
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/10/2014 às 18:33
Cara a cara, Aécio x Dilma, na sexta. Vai ser melhor do que Império e Zé Alfredo.
Foto: TV Globo
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A 3 dias das eleições presidenciais e na reta de chegada mais imprevisível que se tem na política brasileira dos últimos anos, os candidatos Dilma Rousseff (PT) x Aécio Neves (PSDB) concentram seus últimos esforços na região Sudeste do Estado, no eixo Rio-SP-MG. Na sexta-feira, 24, tem o debate da Rede Globo, importantíssimo, e que poderá até ser decisório diante de 6% de eleitores que ainda estão indecisos.

   2. Óbvio que não será o debate que vai decidir o pleito, mas, o conjunto das proposições dos dois candidatos ao longo das suas campanhas e dos projetos que estão sendo apresentados à população. Dilma argumenta em sua defesa da reeleição que deseja dar prosseguimento ao projeto do PT e que "enormes benefícios trouxe ao Brasil", na sua concepção. Aécio quer mudar o que considera um Brasil que está parado para uma situação mais dinâmica, com crescimento de sua economia e sem o aparelhamento do estado e a "endêmica corrupção".

   3. Até domingo nenhum dos dois candidatos pode errar ou cometer deslizes que saltem aos olhos do eleitorado. Isso parece pouco provável, mas, nunca se sabe. Daí a importância do debate da Rede Globo que será assistido por milhões de telespectadores. Talvez só aquele debate de Collor x Lula, 1989, tenha sido tão importante (e vital) como o de sexta-feira. Agora, Aécio precisa lavar o rosto e relaxar antes de aparecer na telinha, como apareceu na Record no último domingo, cansandaço.

   4. Hoje, pra variar, o ex-presidente Lula fez duras criticas à imprensa e aos jornalistas. Acha que os profissionais de imprensa têm que falar e pensar como ele deseja. Não vai aprender nunca.

   5. Na Bahia, o governador Wagner participou de inaugurações de obras na capital e interior e o prefeito ACM Neto subiu e desceu baixadas nos bairros da capital. Ele que não faça isso e fique anunciando revéillon com 8 dias de festas que o próximo a dançar será ele. O governador eleito Rui Costa ia fazer campanha em Itapetinga, mas, zebrou. Mau tempo não permitiu o pouso do avião e ele retornou á capital.
                                                          *******

   6. A campanha do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) na Bahia reforçará a fiscalização no próximo domingo (26) em 45 áreas de Salvador e no interior do Estado com o movimento “Seja fiscal do seu voto”. 

   7. A medida foi tomada após uma série de reclamações de eleitores que tiveram problemas ao votar no 1º  turno, como o travamento da urna eletrônica antes da confirmação do voto, a foto de Aécio que não aparecia depois do eleitor digitar o 45 para presidente, além de eleitores que não puderam votar por alguém já ter votado por ele, interferência ou omissão de mesários em prejuízo do eleitor de Aécio, e boca de urna sendo feita por militantes do PT.

   8. Em Salvador, sob a coordenação do vereador Claudio Tinoco (DEM), 45 coordenadores de área foram capacitados para recrutar, selecionar e treinar supervisores e fiscais, que atuarão nas 4.709 seções eleitorais, nos 456 locais de votação, na sua grande maioria escolas localizadas nas 20 zonas eleitorais da capital baiana.

   9.  “O nosso objetivo é garantir a lisura, a transparência e o direito do eleitor no exercício do voto. Não podemos admitir que a vontade dos eleitores não esteja representada no resultado oficial da eleição”, afirma o democrata, que diz ter recebido muitas manifestações de eleitores que querem atuar voluntariamente na fiscalização.

   10.  “Recomendamos o máximo de atenção dos eleitores, que devem paralisar a votação, solicitando providências dos mesários e dos fiscais, se o seu desejo de voto não estiver sendo correspondido pelos procedimentos na sessão”, completa Tinoco.

   11. Um encontro com fiscais e coordenação do movimento, deputados, voluntários e militantes dos partidos aliados de Aécio na Bahia será realizado, nesta quinta-feira (23), às 18h30. O evento acontecerá no comitê da Avenida Vasco da Gama (antiga fábrica da Coca-Cola).

   12. Os fiscais terão como principais atribuições acompanhar a emissão da zerésima (boletim inicial que comprova que na urna eletrônica não consta votos registrados antes do início da votação); a identificação dos eleitores, que devem portar o título de eleitor e um documento oficial com foto; as ocorrências no procedimento de votação do eleitor, que deverão constar na ata da seção ou servir de motivo para possíveis impugnações; coibir a boca de urna e a propaganda eleitoral; acompanhar o encerramento, emissão dos boletins de urna e a condução dos arquivos para o TRE.

   13.  Fazer uma faculdade de medicina é um sonho que vai ficar mais próximo para quem vive em seis municípios da Bahia, os quais por meio do programa Mais Médicos foram selecionados para receber cursos de medicina e terão a Atenção Básica da Saúde fortalecida. 

   14. Após Eunápolis, Itabuna, Alagoinhas e Juazeiro, nesta quarta-feira (22), as prefeituras de Jacobina e Guanambi assinaram os termos de compromisso para as próximas etapas da iniciativa. 

   15. O secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde (MS), Heider Pinto, esteve nas duas cidades para assinar o documento. O total de 150 municípios brasileiros apresentou a documentação pleiteando os cursos, e 39 foram selecionados. 

   16. Nos dois eventos realizados pela manhã em Guanambi, no centro sul baiano, e, durante a tarde, em Jacobina (centro norte), o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Abreu, representou o titular da pasta, Washington Couto. 

   17. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) recebe, nesta quinta-feira (23), em Brasília, o Prêmio Nacional de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça. O prêmio será entregue ao secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, em solenidade marcada para as 14h, no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito da UnB.

   18. A premiação ocorre em função do Programa Qualifica Ressocialização desenvolvido pela Setre em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), executado em 2012 com a promoção de qualificação profissional de mais de 800 custodiados de presídios baianos.

   19. O Qualifica Bahia Ressocialização foi realizado em 19 unidades prisionais nos municípios de Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Salvador, Lauro de Freitas, Serrinha, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

   20. Aumento médio da tarifa de energia foi de 17.63% e vem mais por aí.

   21. A Prefeitura de Salvador vai antecipar este mês para o dia 28, próxima terça-feira, o pagamento da folha de servidores. A antecipação foi anunciada hoje pelo prefeito ACM Neto. “Conseguimos antecipar este mês o pagamento de todos os servidores. 

   22. Assim, no dia 28, Dia do Servidor, todos os funcionários municipais de Salvador estarão recebendo seus salários. Uma justa homenagem para quem tanto trabalhar para elevar o padrão de qualidade dos serviços públicos municipais”, afirmou o prefeito.
 
   23. O funcionalismo público municipal tem acumulado conquistas históricas que são motivo para comemorar mais um 28 de outubro. Duas das principais demandas, que perduraram por mais de 12 anos sem solução, os plano de cargos, de saúde e odontológico foram implantados neste ano. 

   24. Com a estruturação dos planos, os mais de 25 mil servidores ativos, parte fundamental nesse novo momento do município, estão com assistência à saúde, motivação e remuneração mais adequadas para trabalhar em prol de Salvador.

   25. O prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho, acompanhado da vice-prefeita Maria José Novais, da Secretária de Ação Social Maíra Mascarenhas, e da Secretária de Governo Marigilza Mascarenhas, participará nesta sexta-feira (24) da entrega das chaves de 844 unidades habitacionais do Residencial Vida Nova Itaberaba, construído nas adjacências dos bairros Irmã Dulce e Açude Novo.

   26. Bobagem o que falou Rui Costa sobre um provável duto publcitário entre a PMS e a Rede Bahia/Correio. Se for medir a propaganda do governo do Estado nos últimos anos, na TV Bahia, verá que foi o maior valor gasto no mercado.

   27. Pena branda para o atleta Pistorius, na África do Sul, o qual matou a namorada Reeva Steenkamp, a tiros de pistola.

   28. A Câmara de Vereadores aprovou durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 22, um aumento salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Itabuna. Aprovado em segunda discussão por unanimidade, o Projeto de Lei N.º 038/2014 de autoria do Executivo, concede um aumento salarial entre 6% e 7% retroativos ao mês de abril deste ano.

    29. De acordo com o relator Vereador Jairo Araújo (PCdoB), o reconhecimento do papel exercido pelos ACS/ACE foi fundamental para a aprovação do projeto pelo Corpo Legislativo. “Este foi um debate no sentido de buscar um acordo de valorização desta categoria, observando também o intuito de recompor os ganhos da inflação”, explicou o parlamentar.

   30. Alguns Engenheiros e engenheiras agrônomas lançaram um manifesto de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) na internet (confira aquihttp://migre.me/mpYYz). No documento, os profissionais destacam os esforços realizados nos últimos anos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham no campo. 

   31. A ampliação do crédito agrícola, o fortalecimento das instituições de pesquisa e os benefícios trazidos pelos programas Luz para Todos, Água para Todos, Plano Brasil Sem Miséria - Rural e Minha Casa Minha Vida Rural foram algumas das iniciativas citadas para diminuir as desigualdades sociais e promover mais incentivos aos trabalhadores no campo.

    32. A comunidade do Nordeste de Amaralina recebe, na próxima quinta-feira (23), os serviços do Bolsa Família Móvel, serviço da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) criado para descentralizar a oferta do serviço à população. O atendimento será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro, no Beco da Cultura, s/n, das 9h às 16h.

   33. Os interessados podem tirar dúvidas sobre os benefícios oferecidos pela Prefeitura e realizar atualização ou inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para acesso ao serviço, o responsável legal deve apresentar RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (caso assinada levar contracheque) e comprovante de residência.

   34. Primeiro brasileiro a vencer a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, o nadador baiano Allan do Carmo, 25 anos, foi recebido pelo governador Jaques Wagner na manhã desta quarta-feira (22), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

    35. Durante o encontro, Allan mostrou os troféus conquistados na China, no último fim de semana, e ganhou os cumprimentos do governador. “Para nós, esta vitória é super importante porque é o nome do país e da Bahia que está sendo levado para fora”, afirmou Wagner. 

    36. O nadador ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico (FazAtleta) e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). “Sem este apoio, eu não estaria aqui. Esse é um momento para agradecer e dizer que valeu a pena todo o investimento. Daqui, foi criado um campeão mundial. E que venham mais vitórias pela frente”. 

    31. A deputada estadual Luiza Maia (PT) está articulando, para a próxima semana, uma reunião com a bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo é discutir as eleições da mesa diretora da Casa. De acordo com Luiza, está na hora de ter uma mulher no cargo máximo do parlamento estadual.

   32. "As mulheres estão em todos os espaços de poder, mas nossa representação ainda é muito pequena. A eleição de Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, foi um grande marco na luta feminina pela igualdade, agora queremos trazer essa mudança para o parlamento baiano. Em mais de um século de existência, a Alba sempre foi presidida por homens. 

   33. Vamos nos reunir, decidir em consenso o melhor nome e partir para a disputa. Esperamos também sensibilizar os nossos colegas deputados para apoiarem a eleição de uma mulher", declarou Luiza Maia.