Política

MARCELO NILO tem apoios para ser presidente da Assembleia pela 5ª vez

O consórcio Nova Lapa, formado pela empresa baiana Axxo e pelas paulistas Socicam e Participa, foi o único a apresentar propostas técnica, comercial e de habilitação na licitação para a concessão da Estação da Lapa.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/10/2014 às 18:47
Marcelo Nilo já está em campanha e deve ser reeleito presidente da Assembleia
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Mesmo antes de concluídas as eleições do segundo turno para presidente da República, o deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia pela 4ª vez consecutiva deflagrou, hoje, suja candidatura a 5ª vez, em nota que emitiu de sua assessoria de imprensa.

   2. Segundo a nota, aos poucos a sucessão da Mesa da Assembleia começa a entrar na ordem do dia, apesar da luta eleitoral só acabar no dia 26. O presidente Marcelo Nilo tem recebido incentivos dos novos deputados, além dos colegas reeleitos. Apesar de não se declarar disposto a nova candidatura, soma apoios e alguns fazem questão de explicitá-lo como acontece com Targino Machado, severo crítico do governo, e do verde Marcell Moraes. 

   3. Targino assegura que se ele (Marcelo) for mesmo candidato, pode ir correr atrás dos outros 61 deputados porque o meu voto ele já tem. Não me interessa partido, porque o partido não me elegeu. Não ajudou. Voto em Marcelo Nilo e ponto.

   4. Ora, Targino, na legislatura passada chegou a ter atritos com Marcelo, mas, depois voltaram as boas relações quando Nilo colocou a Casa Legislativa no apoio que o parlamentar faria diante de um procedimento cirurgico no coração.

   5. Nos bastidores da ALBA o que se comenta é que, caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita o governador eleito Rui Costa ficará muito forte, politicamente, e aí o PT poderia querer fazer o presidente da Casa. Caso Aécio Neves (PSDB) seja presidente, Rui Costa não ficaria tão forte politicamente e dificilmente se insurgiria contra uma candidatura de Marcelo (ou outro) a mais um período totalizando, se for o caso de sua recondução, a 10 anos como presidente da Casa.

   6. Ainda no âmbito do meio político, nos bastidores, diz-se que Marcelo já teria acordado sua reeleição lá atrás, durante a campanha de Rui no primeiro turno, isso numa conversa conjunta entre ele, Wagner e Rui. Se isso for verdadeiro, aí, de fato, quer seja Dilma ou Aécio a (o) presidente, Nilo pode encomendar o terno para a sua nova posse em fevereiro de 2015.

   7. Entre os petistas o candidato de oposição a Marcelo seria, como já tentou em 2013, o deputado Rosemberg Pinho, líder do PT na Casa. Um  outro nome que desponta nos bastidores seria o de Alan Sanches, do PSD, ligado ao senador eleito Otto Alencar. Mas, nem Rosemberg; nem Alan têm  densidade eleitoral na Casa numa disputa com Marcelo, salvo se o governador os apoiarem.

   8. Hoje, diria, Marcelo tem até a maioria dos votos entre os deputados da oposição - caso já explícito de Targino Machado que faz queixas abertas ao DEM e, por tabela ao prefeito Zé Ronldo, de Feira de Santana.

   9. O mais sensato para Rosemberg, mais do que para Alan, é compor com Marcelo e fecharem um acordo para 2017, pois, para 2015, tem tudo para dar Marcelo na cabeça.
                                                                                          *****
   10. O consórcio Nova Lapa, formado pela empresa baiana Axxo e pelas paulistas Socicam e Participa, foi o único a apresentar propostas técnica, comercial e de habilitação no processo de licitação para a concessão da Estação de Transbordo Clériston Andrade, mais conhecida como Estação da Lapa. 

   11. A abertura das propostas foi realizada na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), na Federação.

   12. A partir de agora, os documentos serão analisados pela Comissão de Licitação da Semut, formada por quatro técnicos da secretaria e da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), para averiguar se a proposta atende às exigências determinadas pelo edital, lançado em setembro deste ano. A previsão é de que o resultado seja divulgado em um prazo de oito dias.

   13. Para o secretário da Semut, Fábio Mota, a Prefeitura do Salvador finalmente vai devolver à população uma estação de transbordo condizente com a cidade. “Esse é um momento de grande importância, pois foi iniciado o processo que dará dignidade, conforto ao usuário de transporte da cidade de Salvador”.

   14. A seleção de concessão, administração e exploração comercial da Estação da Lapa é por outorga onerosa. O consórcio ganhador terá que desenvolver um projeto inovador nos parâmetros estabelecido pelo edital, além custear a quantia mínima de R$13 milhões, valor que foi definido após estudo realizado para as reformas e recuperação das instalações da Estação. A estrutura, que foi implantada na década de 1980, nunca passou por total requalificação.

   15. Em visita a Jacobina, Piritiba, Ituberá e Ipiaú, no último fim de semana, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância de assegurar uma votação expressiva na Bahia para a presidenta Dilma Rousseff no próximo domingo (26). 

   16. Em encontro com pescadores na cidade de Ituberá, Galo afirmou que a vitória da petista é fundamental para que o estado avance nas mudanças, priorizando a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no campo e nas cidades.

   17. Os candidatos a presidência Aécio e Dilma se esqueceram dos aposentados. Não falam neles.

   18. Serial killer de Goiania faz exame de sanidade mental. E precisa!

   19. Debate morno não é bom pra Dilma. Ela é boa no ataque.

   20. Advinha qual vai ser o resultado de Corinthians x Vitória na Area Cuiaba!

   21. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) prorrogou as inscrições para a 2ª Edição do Concurso de Desenhos Infantis sobre a Educação no Trânsito para o próximo dia 30, das 8h às 14h, na Gerência de Educação do órgão, no Vale dos Barris. Podem participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada, com desenhos pintados à mão livre, retratando, de forma criativa, como os cidadãos devem se comportar no trânsito.

    22. O material deve ser entregue em envelope lacrado com o nome completo, idade e série da criança autora com título do desenho, nome do responsável pelo menor, endereço completo da residência e da instituição responsável pela inscrição, além de e-mail, telefone e nome da escola onde estuda.
21. 

   23. Nos dias 22 e 23 de outubro, o município de Jacobina, localizado a 330 km de Salvador, no Norte da Bahia, vai sediar uma Oficina de Educação Patrimonial na qual também estará em pauta a discussão acerca do projeto ICMS Cultural. 

   24. Este projeto tem como principal objetivo propor ao Governo do Estado a inclusão do critério Patrimônio Cultural na Lei de redistribuição do ICMS aos municípios baianos. As atividades serão ministradas por técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
 
   25. No dia 22, das 9h às 12h, haverá Oficina de Educação Patrimonial voltada para alunos do ensino fundamental / médio e, das 14h às 17h, terá formação de professores para desenvolvimento de atividades pedagógicas `intra´ e `extra´ sala de aula. Já no dia 23, das 9h às 12h, a Oficina de Educação Patrimonial será destinada a gestores, professores, associações e demais interessados nas questões patrimoniais.

   26.  Por fim, das 14h às 17h, acontecerá a discussão sobre o Projeto ICMS Cultural - critério patrimônio cultural (esta última, conduzida pela diretora geral do IPAC, Elisabete Gándara, a diretora de Preservação do Patrimônio Cultural, Etelvina Rebouças, e a gerente de Patrimônio Material, Nara Gomes).