Política

NOVAS PESQUISAS vão apontar preferências do eleitorado para domingo, 5

Taí! Eleições deveriam ser realizadas todos os anos diante de tantas inaugurações que beneficiam a população
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/09/2014 às 19:36
Como se diz no futebol o jogo está aberto e os times estão no ataque nessa reta de chegada
Foto: ILS
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A campanha eleitoral na Bahia chega na reta final com expectativa dos novos números que serão divulgados pelos institutos de pesquisas nesta terça e quarta-feiras, 30 e 1º, do Babsep e Ibope. Não há indicativos de que o Sensus, inicialmente contratado pela A Tarde/Rádio Metrópole/TV Aratu venha divulgar alguma nova pesquisa. Já no plano nacional, hoje, saiu a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transpote (CNT)/MDA com Dilma subindo para 40.4%; Marina caindo para 25.2%; e Aécio atingindo 19.8%.

   2. A primeira vista ao que parece as eleições estaduais e a nacional estão em aberto e tanto Paulo Souto, no último Ibope com 43% contra 27% de Rui, pode vencer no primeiro turno; quando Dilma pode vencer no primeiro turno e até Aécio ir ao segundo turno com Dilma. Dá-se essa impressão. 

   3. Também hoje, na Assembleia Legislativa, circularam informes não oficiais de um empate cravado entre Souto x Rui, no Babesp, com Lidice em queda. Mas, somente quando os números oficiais forem divulgados oficialmente, especialmente os do Ibope e DataFolha é que teremos uma idéia mais aproximada do que poderá acontecer.

   4. Em entrevista recente na cidade de Vitória da Conquista, ao Blog do Anderson, o governador Wagner disse que Rui "já pegou". Ou seja, passou a ser conhecido e estaria numa posição bem melhor do que se imagina ou se está difundindo pelos institutos, tanto o Babesp; quanto o Ibope. 

   5. Também hoje, no comitê de Paulo Souto após entrevista que o candidato deu à imprensa falando da provável censura de um juiz eleitoral, os comentários de bastidores davam conta de que, nas análises internas da sua coligação, mesmo com a subida de Dilma no Brasil e na Bahia, a campanha local continua como antes, com números inabaláveis aos que o Ibope já divulgou.

   6. Só nos resta, então esperar os números para fazermos um comentário mais abalizado. Agora, no futebol, quando um jogos estão assim, nos finais dos segundos tempos, os dois times atacando, diz-se que os jogos estão abertos.
                                                                       ****
  7. Na semana em que vai inaugurar as duas novas orlas de São Tomé de Paripe e Tubarão, o prefeito ACM Neto entrega oficialmente nesta terça-feira (30) mais duas importantes obras para a região do Subúrbio Ferroviário: a reforma do Terminal Marítimo de Plataforma, às 16h, e a Unidade de Saúde da Família do Rio Sena, às 17h, que passou por requalificação.

  8. O terminal foi requalificado novamente após ter sofrido ataque de vândalos. A Prefeitura, através da Secretaria de Urbanismo e Transporte (Semut), recuperou a ponte de embarque, banheiros e realizou toda a reforma elétrica e pintura do equipamento, que garante o transporte diário de mais de 700 pessoas entre os bairros de Plataforma e Ribeira.

   9. Já o posto do Rio Sena será composta por três equipes de saúde da família. Seus profissionais irão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Com a reinauguração, será implantada uma nova equipe de saúde bucal, totalizando agora três. Com a recuperação atual da estrutura física, a unidade atenderá a cerca de 200 pessoas por dia.

   10. Análise feita por Joaci Góes, candidato a vice-governador de Paulo Souto, hoje, na coletiva à imprensa, ele comentou que a Justiça Brasileira - de acordo o CNJ - é uma vergonha e a Justiça Baiana um retrato piorado dessa vergonha - de acordo com o CNJ - o retrato mais frágil dessa vergonha. E que atos como os do juiz Cláudio Cesare censurando Souto causam profundo desgaste na magistratura, ao menos naqueles que estariam honrando o judiciário.

   11. Outra informação de bastidor que circulou na coletiva é de que, o marketing político de Souto não estaria bem alinhado com o jurídico do candidato. Ou seja, o marketing põe coisas no programa eleitoral que o jurídico só vem saber depois.

   12. Há uma diferença enomre entre uma vendedora da Livraria Saraiva (pode ser de qualquer loja) e uma vendedora da Livraria Cultura. Na Saraiva, o atendimento é seco, sem alternativas; enquanto na Cultura, quando o cliente não encontra um livro, a atendente se esforça para encomendá-lo.

   13. Através do Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (Simpas), o Estado da Bahia inicia nesta quarta-feira (1º) o planejamento anual de compras de materiais e aquisição de serviços para o exercício de 2015. 

   14. O prazo para que os órgãos e secretarias do Estado façam a atualização dos dados é de três meses e meio, período que vai até dia 16 de janeiro do próximo ano. A portaria que estabelece as regras do planejamento foi publicada no último fim de semana (28 e 29/09) pela Secretaria da Administração (Saeb) no Diário Oficial.

   15. O planejamento abrange as mais de 375 unidades administrativas estaduais, tanto da capital quanto do interior do estado. O objetivo da ferramenta de gestão é controlar as contratações de modo a evitar compras desnecessárias e desperdícios na gestão da máquina pública. A previsão anual de gastos com materiais e serviços é de aproximadamente R$4 bilhões. 

   16. Desde que a atual sistematização foi implantada, as aquisições públicas passaram a ser acompanhadas com maior proximidade, conferindo mais controle e detalhamento dos procedimentos, além de dotar os contratos de mais transparência. Os gestores responsáveis pelas áreas de compra e contratação em cada uma das unidades administrativas do Estado deverão informar diretamente no Simpas os itens a serem adquiridos para consumo no exercício de 2015.

   17. Eleição faz é coisa.

   18. Quer outra: na sexta, dia 3, ACM Neto inaugura obras em São Tomé de Paripe.

   19. Mais uma de eleições: O governador Jaques Wagner visitou nesta segunda-feira (29), a obra do Ginásio de Cajazeiras, que está sendo construído pelo Governo do Estado, na Estrada do Coqueiro Grande, loteamento Cajazeiras, em Salvador. 

   20. O equipamento esportivo está na fase final de acabamento e vai possibilitar que a capital baiana volte a sediar jogos oficiais de seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol.
 
   21. Com capacidade para receber um público de até 2,5 mil pessoas, o ginásio ocupa uma área total de 10 mil metros quadrados, sendo 4.700 m² de área construída. O ginásio é totalmente coberto, em estrutura metálica, na forma de arco, com telhas de alumínio termo-acústicas e recheio de polipropileno estendido.  A obra chegou a contar com até 160 operários, empregando, nesta fase final, 80 pessoas.

   22. Taí: eleições deveria ter todo ano.

   23. Escolhido como alvo da campanha do DEM no rádio e na televisão, o petista Marcelino Galo partiu para o contra-ataque ao ser acusado de encaminhar atendimentos na rede de saúde a partir de sua campanha. 

    24. “Paulo Souto é um candidato-vampiro, ele e seu desgoverno de propaganda viram pó quando são expostos à luz”, disse Galo. Como resposta às acusações desafia o adversário a publicar a gravação integral da filmagem ilegal feita em seu comitê: “ele não publica porque sabe da fraude que promoveu, mas eu não vou recuar”.

    25. Nas primeiras semanas de campanha eletrônica, coube a Galo colocar o dedo na ferida da situação da saúde no final do governo Paulo Souto. O acerto do “tiro” foi detectado no monitoramento de redes sociais e grupos de pesquisa qualitativa das duas campanhas, e, pelo menos num primeiro momento, pode ter rendido dividendos eleitorais para Marcelino. 

   26. Mas o troco veio nesses últimos dias de campanha, na forma de uma peça de propaganda temperada com gravações e grampos ilegais para ficar parecida com uma reportagem investigativa.

   27. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, recebeu, em nome da empresa, na quinta-feira (25), em São Paulo, o Troféu Transparência, uma das premiações mais valorizadas pelo mercado de investidores e pelos executivos de finanças, administração e contabilidade do Brasil. 

   28. O prêmio foi entregue por Leandro Ardito, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). É a quarta vitória consecutiva da Embasa, na categoria empresa de capital fechado.
 
   29. O Troféu Transparência é concedido pela Anefac, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e com a Serasa Experian, às empresas com as melhores práticas de transparência nas demonstrações contábeis da economia brasileira.

   30. É impressionante o autoritarismo em Camaçari. Entra governo e sai governo e continua nessa pisada.Toda vez que integrantes do PTN fazem uma manifestão são reprimidos.

   31. Após declarações homofóbicas Levy Fidelis, candidato a presidente da República, pede proteção policial.

   32. O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado promove na próxima quarta-feira (01), às 16h, na área de convivência do órgão, uma tarde de autógrafos com os autores dos livros “Parcerias Público-Privadas: À Luz dos seus Fundamentos Teóricos e da Legislação Brasileira” e “Comentários à Lei de Processo Administrativo do Estado da Bahia”.

   33. A primeira obra, de autoria da procuradora Edite Mesquita Hupsel, foi publicada pela Editora Juruá, contém 180 páginas e traz um resumo da história do aparecimento desse novo modelo de contratação em diversos países, com enfoque no Brasil.

   34. O governador Jaques Wagner visita nesta terça-feira (30), às 10h, a cidade de Curaçá, no Sertão do São Francisco, onde inaugura o Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A obra vai beneficiar cerca de 15 mil habitantes da zona rural e também da sede municipal de Curaçá, além de moradores do Sítio Pau da Colher, no município de Casa Nova, e do distrito de Pinhões, em Juazeiro.

   35. Com investimento de R$ 19 milhões, a obra irá captar água através de uma estação flutuante no Rio São Francisco e levar por uma adutora com extensão total de 83 km. O sistema integrado terá ainda quatro estações elevatórias, nove quilômetros de rede de distribuição e instalação de 492 ligações domiciliares.

   36. E viva as eleições. 

   37. O publicitário Fernando Barros, da Propeg, publicando artigo sobre marketing político no blog do Noblat.