Política

Já notaram que o PT deixou de falar mal do PSDB! É o jogo do 2º turno.

O metrô de Salvador foi colocado para rodar sem o menor planejamento, na época da Copa, e agora, descobriram que falta o sistema de integração com ônibus para ser viável. É brincadeira...
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/09/2014 às 19:43
Aécio é vital para o segundo turno e Lula já faz jogo de cena. Daqui a pouco FHC será o "maioral"
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O senador Aécio Neves (PSDB) ainda não jogou a tolha, nem vai jogar, mesmo diante dos 15% dos votos que tem do eleitorado brasileiro, muito distante das duas primeiras colocadas Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). 

   2. A tese defendida por Aécio é de que, nesse momento, a emoção estaria passando junto ao eleitorado (se supõe diante da morte de Eduardo Campos e do fenômeno Marina) e agora estaria chegando o momento da razão. Daí que, ainda confia na possibilidade de ir ao segundo turno.

   3. É pouco provável que isso aconteça. Desde que foi lançado candidato a presidência, Aécio sempre foi reticente em relação a uma vitória, considerando que seria um pleito muito dificil, porém, dizia que tinha experiência em derrotar o PT em Minas Gerais. 

   4. Até a existência de Eduardo Campos, no cenário, ele sempre pontuou à frente deste e a dois dígitos de Dilma. Com a morte de Campos, essa equação se inverteu e Marina substituiu o pernambucano e deu uma arrancada meteórica. 

   5. Até aí tudo bem, que fica por conta da emoção. A questão é que a emoção parece ser duradoura, embora isso não signifique que venha vencer o pleito. Mas, não há sinais de que cairá e Aécio subirá neste final da campanha. Pelo contrário: Marina se mantém firme na casa dos 30%, Dilma reagiu e encostou nela num provável segundo turno, e Aécio continua lá atrás, além de ter um problema interno a enfrentar em seu próprio estado na disuta entre Fernando Pimentel (PT) x Pimenta da Veiga (PSDB), Pimentel bem à frente de Veiga.

   6. Ou seja, Aécio tem que cuidar da missa e do padre. Se bobear perde os dois. Está numa situação bastante complicada. A essa altura, nem pode se afastar da candidatura a presidente porque aniquilaria o PSDB; nem pode cuidar especificamente de Minas, ainda que esteja dando prioridade a esse estado em suas andanças. A situação é muito delicada porque Dilma já passou Marina em Minas e Aécio ficou pra trás.

   7. Diante das pesquisas atuais, no entanto, Aécio é vital para a existência de um segundo turno. Em sendo assim, para onde iriam os "tucanos" na disputa Marina x Dilma? 

   8. Em tese, pra Marina. Mas, só em tese porque muitos tucanos são refratários a Marina, ela torceu o nariz para Alckmin e a aliança com o PSB (o vice de Alckmin, Márcio França é do PSB) e Lula, espertamente, já começou a afagar meios do "tucanato".

   9. Também, em tese, seria impossível os "tucanos" apoiarem Dilma diante do que os petistas falavam (e ainda falam) do tucano coroado FHC. O mais certo é o PSDB compor com Marina. O que Lula deseja é que isso não seja feito de maneira forma e sim na base do eleitorado livre e cada qual vote como quiser. É, pode ser. Em politica, nada é impossível.
                                                               **************
   10. Os petistas baianos, se é que podemos considerar Otto Alencar (PSD) um petista, estão associando a candidatura de Geddel Vieira Lima e de Aécio Neves enquanto Lula vai à TV, diariamente num comercial, pedir o apoio ao "companheiro" Otto. Trata-se, óbvio, de uma estratégia para desestabilizar o emocional de Geddel, o qual está a 9 pontos de frente de Otto.

   11. Já comentamos aqui neste site (veja em Politica) que a eleição do senador está diretamente relacionada com a eleição do governador. Os petistas entendem que, nesse momento, seria importante um crescimento de Otto para ajudar Rui. E, óbvio, vice-versa.
 
   12. A candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB), viaja neste fim de semana para os municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim. Entrevistas em rádios, palestras e caminhadas fazem parte da programação da candidata nas referidas cidades.

   13. No domingo [14] pela manhã, Eliana retorna a Salvador para realizar uma carreata no bairro de Cajazeiras. Atualmente com quase de 300 mil habitantes, Cajazeiras é uma cidade dentro da capital baiana. Um bairro marcado pela existência de vários conjuntos habitacionais e lideranças da comunidade negra. O local de grande atividade comercial possui uma vida própria de rica cultura e de muitas carências.

   14. Neste domingo, 14, a partir das 9h, a Princesa FM 969, irá promover um debate com os candidatos ao Governo da Bahia. Estão confirmados os candidatos: Paulo Souto (DEM), Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSD), Renata Mallet (PSTU), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL).

   15. O debate será iniciado às 9h da manhã, sob a mediação do jornalista Joilton Freitas e coordenação dos jornalistas Dilson Barbosa e Jorge Bianchi.

   16. Além de acompanhar o debate pela Princesa FM, 969, o ouvinte também pode acessar o site: www.princesafm.com.br e acompanhar ao vivo.

   17. Em Itaberaba, Prefeito João Filho inaugurou a Praça Zé do Ouro, no bairro Barro Vermelho.

   18. Ivete Sangalo animará o reveillon de Salvador cantando na Praça Cayrú.

   19. Será que, só agora, descobriram que sem integração com o sistema de transporte por ônibus, o metrô de Salvador é inviável? Quer dizer: colocaram o "calça-curta" pra andar sem o mínimo planejamento.

   20. Em ano eleitoral, faltando 21 dias para as eleições, a Petrobras abre concurso com 8 mil vagas.

   21. Toda vez que Dilma sobe no Ibope a Bovespa cai.

   22. Querétaro é o time de Ronaldinho Gaúcho no México. É aquela história: morava em Ipanema e foi parar em Irajá. 

   23. Os desenhos de Carybé no Correio, aqui pra nós, não empolgaram.

   24. A fila pra tomar a roda gigante em frente ao Farol da Barra neste sábado, à tarde, estava quilométrica.

   25. O coco na Barra está se mantendo estável: R$3,00 a unidade gelado.

   26. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) consta da lista dos melhores parlamentares do Brasil, de acordo com o Atlas Político, uma plataforma de transparência criada por dois pesquisadores brasileiros da Universidade de Harvard (EUA). Pinheiro foi o parlamentar baiano que ficou melhor posicionado na avaliação, com a 8ª colocação do ranking de senadores. 

   27. O Atlas  não leva em conta critérios ideológicos, mas posições políticas. São avaliadas a intensidade e a coerência da atuação do parlamentar -  de acordo com critérios objetivos, como o "ativismo legislativo", o "debate parlamentar" e a "campanha responsável".

   28. O projeto recebeu o apoio da Fundação Lemann, por meio do Prêmio Lemann Fellow Empreendedor Social, oferecido aos bolsistas do Programa de Talentos Lemann Fellowship. A metodologia foi idealizada por Andrei Roman – Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Harvard. e Thiago Costa – Ph.D. em Matemática Aplicada pela Universidade de Harvard.

   29. A aplicação do IPTU Verde é o tema do debate a ser promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), na próxima terça-feira (16), às 9h, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), na Rua Minas Gerais, 436, Pituba. O encontro é destinado a entidades do setor imobiliário, ONGs de proteção ambiental, conselhos e estudantes de engenharia, além de pessoas interessadas no tema.

   30. A intenção é esclarecer todas as dúvidas sobre o IPTU Verde, cuja lei de criação foi sancionada este ano e prevê desconto de 5% a 10% no imposto para imóveis construídos seguindo o padrão de construção ambiental. 

   31. De acordo com o secretário da Secis, André Fraga, na ocasião será apresentada a minuta do decreto, que logo ficará disponível também na Internet para que haja contribuição da sociedade para regulamentação da normativa. O debate contará também com a participação de representantes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

   32. (ITABUNA): Na tarde desta sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde e a clínica ortopédica Cotef, assinaram contrato que garante o retorno do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a secretaria aguarda ainda o comparecimento de mais dois prestadores de serviço na área de ortopedia, para a assinar os respectivos contratos visando à regularização do atendimento à população.

   33. “As clínicas Espaço Vida e Sorti negociaram com a secretaria de Saúde. Entamos chegando a um consenso e agora só faltam assinar o contrato que garantirá o retorno do atendimento nos próximos dias”, esclarece o secretário Eric Ettinger. Segundo ele, há prestadores que ainda se encontram com pendências nas certidões e documentação, por isso, ficaram de fora da lista de regularização.

   34. Eric Ettinger destaca o interesse do médico Edson Dantas, um dos proprietários da Cotef para que o atendimento à população fosse restabelecido. Segundo o secretário, Edson está ajudando nas negociações com outras clínicas e hospitais privados o que deve propiciar o retorno das atividades no começo da semana que vem.