Política

A influência da eleição presidencial na Bahia e crescimento de Marina

Será realizado na próxima sexta-feira (05) o II Fórum Salvador Vai de Bike com o tema “As empresas, a bicicleta e a cidade”. O encontro, que acontece na Casa do Comércio,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/09/2014 às 19:22
Lidice vai conseguir capitalizar os votos que estão sendo direcionados para Marina?
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Está sendo aguardada com expectativa a pesquisa Sensus que o pool de empresas A Tarde/Rádio Metrópole/TV Aratu deverá divulgar, segundo offs que circulam no meio politico, nas próximas 48 horas. Essa pesquisa poderá sinalizar, no caso da Bahia, se as eleições presidenciais poderão ficar atreladas às estaduais. 

   2. Por ora, tanto a Bahia como os demais estados, salvo raras exceções como é o caso de Pernambuco, mais próximo e com efeitos mais diretos da morte de Eduardo Campos, esse alinhamento não se verifica.

   3. Até agora, pelo que já foi divulgado, e em alguns trackings de bastidores, Paulo Souto (DEM) continua liderando bem à frente de Rui; o petista é o segundo lugar; e Lidice da Mata a terceira. Os outros nomes alguns sequer pontuam com 1% das intenções de votos. 

   4. O caso da Bahia não é isolado de um candidato de uma mesma coligação à presidência, o candidato a governador em primeiro lugar e o candidato a presidente em segundo ou em terceiro.

   5. São Paulo está assim com Marina (PSB) na frente e Alckmin (PSDB), idem; Rio está assim com Marina na frente e Garotinho, aliado de Dilma, idem; o Paraná está aassim com Beto Richa (PSDB) em primeiro e Marina em primeiro (PSB); Minas se encontra da mesma forma com Fernando Pimentel (PT) em primeiro e Marina em primeiro; e a Bahia segue no mesmo diapasão.
  
   6. Isso signfica dizer que, no geral, a força da candidatura a presidente não influencia diretamente nos estados. O ex-presidente Lula vem a Salvador, nesta quarta-feira, 3, para um comício com Rui para tentar alavancar a candidatura do petista. A Bahia, é o estado mais importante em que o PT governa. 

   7. Lula, hoje, não tem a mesma força política do passado. Deixou de ser atração, de ser uma esperança. Mas, ainda assim, é mais forte do que Rui e pode dar uma boa ajuda. A dúvida é saber qual a dimensão dessa ajuda.

   8. Em tempos idos, campanhas de Imbassahy x Pelegrino, 2000; César Borges x Pelegrino, 2004, ambas para a Prefeitura de Salvador; e na campanha Wagner x Souto, em 2006, toda vez que Lula vinha a Bahia esses nomes ligados ao PT cresciam bastante, em alguns casos (medidos) até 7%, isso sem contar o reforço que era dado na TV com as falas de Lula. Hoje, duvida-se que isso aconteça. Mas, é esperar para ver. 

   9. A questão básica chama-se Marina, esse fenômeno eleitoral em ascendência, ao que se sabe de tranckings já estarria passando em percentual a Dilma na Bahia. Se isso acontecer, pior para Rui; e, em tese, ótimo para Lidice. 

   10. Resta saber se a senadora, com essa campanha literamente de tostão, sem dinheiro para fazer eventos e até pagar em dia seu pessoal de marketing, capitalizará isso ou terá condições de crescer.

   11. Portanto, o melhor mesmo é aguardar a Sensus e as novas pesquisas que virão por aí.  No nacional, o Ibope/Rede Globo divulgou mais uma rodada.            
                                                      *************
   
   12. A Secretaria da Administração (Saeb) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) assinaram na manhã desta terça-feira (2) termo de cessão de área pertencente ao patrimônio público estadual para a construção da nova sede do órgão. O terreno de seis mil metros quadrados está localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

   13. A transferência de posse foi formalizada com documentação assinada pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, e pela defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira.

   14. O terreno cedido está situado entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), no CAB, com acesso pela Avenida Luiz Viana Filho, sentido Aeroporto/Centro. 

   15. Após a cessão do patrimônio que terá sua transferência definitiva efetivada por lei, serão realizados estudos técnicos preliminares para o início de projeto executivo necessários à construção da nova sede. 
 
   16. Será realizado na próxima sexta-feira (05) o II Fórum Salvador Vai de Bike com o tema “As empresas, a bicicleta e a cidade”. O encontro, que acontece na Casa do Comércio, é uma iniciativa da Prefeitura em parceira com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (Fcdl-BA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Grupo de Líderes Empresarial (Lide).
 
   17. O diretor da ONG Transporte Ativo do Rio de Janeiro, José Lobo, que será um dos palestrantes do evento, ressaltou que o objetivo do encontro será mostrar para as empresas a importância do uso interno das bicicletas. 

   18. “Quando se fala em bike geralmente se pensa no usuário comum, que utiliza o equipamento para a prática de atividades físicas, mas pouco se pensa na utilização das bicicletas pelas companhias”, frisou.

   19. As inscrições para o curso “Elaboração de Políticas Públicas”, que será oferecido pela Secretaria da Administração (Saeb), de 15 a 19 de setembro, podem ser feitas a partir desta quarta-feira (3), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 

   20. O prazo termina no próximo dia 10, ou até que sejam preenchidas as 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o turno matutino e 20 para o vespertino. 

   21. Promovido em parceria com Universidade Corporativa do Servidor (UCS), o curso é direcionado a servidores públicos estaduais de nível superior, efetivos ou ocupantes de cargo comissionado. O curso tem carga horária total de 20 horas. As aulas serão presenciais e ministradas na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

   22. O instrutor é Alexandre Gomide, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e mestre em Economia  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Gomide é integrante da carreira de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

   23. Os participantes serão avaliados durante o curso através de trabalho aplicado e participação em sala de aula. Mais informações estarão disponíveis pelo telefone (71) 3115-3077.

   24. A Laborare, uma empresa do Grupo Leme, está realizando seleção para os cargos de Técnico de Enfermagem para Coleta, Bioquímico/Biomédico, Auxiliar de Portaria, Biólogo, Médico do Trabalho e Analista de Redação. 

   25. No total, são 10 vagas para atuar em diversas empresas de Salvador. Os salários são compatíveis com o mercado e os profissionais terão direito a outros benefícios. Os interessados podem enviar os seus currículos para o e-mail curriculo@laborare.com.br, mencionando no assunto o nome da vaga.

   26. Fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) vistoriaram 21 bairros de Salvador no último fim de semana para coibir a poluição sonora na cidade. 

   27. Durante a operação, foram apreendidos 82 equipamentos sonoros, cerca de 33 multas foram expedidas e uma residência foi notificada para não ultrapassar os limites de som impostos pela lei municipal 5.354/98.

   28. Dentre as ações do último fim de semana, foi realizada também a Operação Integrada (PAI) entre a Sucom, Transalvador e Polícia Militar no bairro da Ribeira, operações conjuntas com a 2° Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) e 18° Batalhão da Polícia Militar (BPM) e a Operação Silere, que ocorre nos bairros com maior dificuldade de acesso, em conjunto com as polícias civis e militares, Transalvador e Guarda Municipal,  também foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto.

   29. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou nesta terça-feira (2/9) projeto que destina recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para vítimas de exploração sexual e de tráfico de pessoas. 

   30. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o PLS 374/2012 – Complementar, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), os valores arrecadados com multas impostas em casos de peculato, corrupção ativa e corrupção passiva serão destinados à reparação de danos causados pela exploração sexual e tráfico de pessoas.

   31. Segundo a autora, o objetivo do projeto é facilitar a utilização dos recursos para casos de tratamento e recuperação de pessoas que foram vítimas de crimes de exploração sexual e tráfico humano. A senadora Ana Rita (PT-ES) recomendou a aprovação do projeto e o arquivamento de outro, o PLS 297/2013 -Complementar, que tramitava em conjunto. 

   32. O texto rejeitado previa mais uma possibilidade para a aplicação de verbas do Funpen: a assistência às vítimas de violência doméstica e familiar, mas a senadora Ana Rita lembrou que o Senado já aprovou proposta semelhante em março deste ano (PLS 298/2013).

   33. Em São Paulo, Ibope aponta Marina com 39%; Dilma com 23% e Aécio com 17%.

   34. O governo estadual, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), deu início ao processo licitatório para a execução de duas importantes obras de macrodrenagem em Salvador: a primeira etapa do rio do Canal Bonfim/Maçaranduba e as obras do Rio do Cobre e Dique do Cabrito, que, juntas, somam um investimento de, aproximadamente, R$100 milhões. 

   35. As licitações serão por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), conforme publicado na edição desta quarta-feira (3do Diário Oficial do Estado.

   36. As obras no rio do Canal Bonfim/Massaranduba preveem a construção de canal artificial, retificação de canal natural e parque linear; um investimento na ordem de R$ 71,6 milhões.  A área de intervenção possui 2,14 quilômetros de extensão, beneficiando os bairros do Bonfim, Boa Viagem, Massaranduba, Uruguai e Largo de Roma. A previsão de conclusão da obra é de até 18 meses após o seu início.

   37. Com investimento previsto de quase R$ 28 milhões, as obras do Rio do Cobre e Dique do Cabrito consistem em ações integradas na região da Bacia do Subúrbio, como o manejo de águas pluviais, intervenções de infraestrutura no leito do canal e melhoria da calha.

   38. PT quer que Dilma se exponha mais na midia. Tá vendo! Falavam tão mal da midia e agora está pedindo SOS.

   39. Estado Islâmico diz que degolou outro jornalista norte-americano. Estamos ferrados.

   40. Ibope diz que, no Rio, Marina tem 38% e Dilma 32%.

   41. Esta semana, 200 mil clientes da Vivo vão receber uma mensagem para lembrar da importância de apoiar uma causa que é de todos os baianos. A empresa doou o envio de SMS para o Hospital Martagão Gesteira, unidade fundada em 1946 e que realiza mais de 700 cirurgias e  4.000 atendimentos gratuitos para crianças com diversas enfermidades por mês.

   42. A mensagem de texto “Faça como o cantor Saulo Fernandes, apoie o Hospital Martagão Gesteira, acesse: www.sotafaltandovoce.com.br ou ligue 71 3032-3773. Vivo” faz parte da campanha de sensibilização da comunidade para a necessidade de doações para o centro de saúde filantrópico. Saulo Fernandes é o padrinho da campanha.