Política

VEJA o que disseram os candidatos a governador nos programas TV (TF)

Programas realinharam alguns conceitos básicos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/09/2014 às 21:37
Marcos Mendes (PSOL) abordou o tema direitos humanos
Foto: Resenha Geral
  Os programas eleitorais para governador da Bahia na TV, nesta segunda-feira, revelaram algumas mudanças. Rui Costa (PT) abriu a noite com um programa mais emotivo do tipo falando olho-no-olho do eleitor e deixando de lado a apresentadora Rita Batista no vídeo, corretamente uma vez que ela chamva mais a atenção do telespectador do que ele, com um candidato mais comedido nas promessas.

   O programa do PT exalta os feitos do governo Wagner, o Água para Todos, Luz para Todos, Topa, Minha Casa Minha Vida, etc, e a medida em que apresenta números de realizações, na sequência, Rui vai comentando e falando do que poderia fazer mais, com o prazer, como disse, "de ver as pessoas mudar de vida". 

   Diria que foi um programa do tipo pés no chão, mais maneiro, mais reflexivo, sem exaltações exageradas e sem as promessas mirabolantes que o candidato vem fazendo ao longo da campanha. É provável que seu pessoal do marketing tenha detectado isso e colocou as coisas mais no tempo real. No final, chamada para o comício com Lula na quarta-feira.

  Depois de Rui vieram o jogo eleitoral de Marcos Mendes, do PSOL, uma boa ideia do programa do candidato, desta feita abordando o tema dos direitos humanos. O candidato deixando a mensagem de que os direitos humanos não pode ser vendidos. 

   Da Luz, do PRTB fazendo o contra-ponto entre o time da propaganda (PT) e o time do atraso (DEM) e destacando que seu partido será capaz de fazer um governo melhor para a Bahia.

   A senadora Lidice da Mata apresentou a proposta da Mãe Coruja de um melhor atendimento as mamães em estado de parto. Com pouco tempo na TV perdeu o que possuia fazendo a visita na casa de uma grávida no estilo bem marketeiro. Poderia aproveitar melhor seu tempo usando Marina Silva como fez no final do programa.

   No nosso entendimento, a presença de Lidice na TV deve ser conceitual e não de apresentar propostas em áreas de saúde, educação etc. 

   O candidato do DEM, Paulo Souto, fez um dos seus mais objetivos programas. Primeiro porque fez o contra-ponto certo com o personagem Bira e o prometômetro de Rui à procura da promessa de construção da Ponte Itaparica-Salvador, que data de 2008, com requente em 2010, e agora com re-requente de Rui. Até num coqueiro Bira subiu para ver se encontrava a ponte.

   Na sequência, a fala de Souto - a mesma que vem sendo usada nos comerciais - dizendo que é o candidato das promessas possíveis e realizáveis. Depois, mostra algumas realizações do seu governo e fecha em dobradinha com ACM Neto, o prefeito dizendo que a Bahia está abandonada e pode melhorar com Souto; e Souto dizendo que Salvador estava abandonada e já melhoru com Neto. 

   No final, expolora o primeiro lugar nas pesquisas e fecha com o jingle chama Paulo Souto e 25 neles.

   Por fim, o programa de Renata Mallet, do PSTU, com pouco tempo, abordando o tema da educação, o ruim com Souto e pior com Wagner e a greve dos professores. 

   Essa greve dos professores vai seguir Wagner pelo resto de sua carreira politica.