Política

ELEIÇÕES 2014: Adriano Lima e Zé Chico inauguram comitê em Serrinha

Veja nosso comentário
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/09/2014 às 16:30
Serrinha e as diferentes correntes politicas nesta eleição
Foto: Avani Cordeiro
   No último final de semana os candidatos a deputado estadual, Adriano Lima, e a deputado federal Zé Chico, ambos do DEM e da coligação de Paulo Souto, inauguraram comitê de campanha na Praça Morena Bela, em Serrinha, em evento político.

   O médico Adriano é filho do ex-prefeito de Serrinha, Zé Valdo, também médico, e já foi vice-prefeito do município no primeiro mandato de Osni Cardoso (PT). Hoje são adversário políticos, Adriano, nesta eleição, faz dobradinha com Zé Chico, candidato por Feira de Santana e apoiado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, DEM, Feira.

   Já Osni Cardoso (PT) atual prefeito de Serrinha apoia para deputado estadual o vice-prefeito Gika deixando o seu então aliado na primeira eleição, Joseildo Ramos (PT), deputado estadual por Alagoinhas e candidato à reeleição. Gika é noviço na política e faz dobradinha com Moema Gramacho, PT, grupo majoritário petista de Osni.

   Em Serrinha, Gika também  tem apoio do ex-prefeito Ferreirinha, o qual apoia para deputado federal, João Carlos Bacelar, filho do ex-deputado Jonga Bacelar, tradicional aliado de Ferreirinha, já falecido. Apoia Rui Costa.

   A outra força política de Serrinha, Plínio Carneiro da Silva, do PSD, partido de Otto Alencar, também apoia Gika, mas, seu candidato a deputado federal é Fernando Torres. Antes, Plínio apoiava Gildásio Penedo Filho, hoje conselheiro do TCM. Apoia Rui Costa.

   Ainda em Serrinha, Luiz Caetano e Luiza Maia, PT, têm apoio de um grupo de petistas; Jutahy Magalhães Jr, candidato à reeleição pelo PSDB, tem apoio de um grupo "tucano"; Lulú do Gás, desistiu da candidatura a deputado estadual; Josias Gomes e Fátima Nunes (PT), têm apoio de setores da agricultura familiar; Yulo Oiticica, PT (candidato a dep federal) tem apoio de segmentos de base da Igreja Católica; e os evangélicos da IURD - Universal do Reino de Deus - estão com Márcio Marinho e José de Arimatéia, candidatos à reeleição, deputados federal e estadual; segmentos da familia policial votam em Deraldo Damasceno (PSL e soldado Prisco (PSDB).

   Como os votos para deputados estaduais em Serrinha estão fragmentados é possível que o município não consiga eleger nenhum filho da terra, salvo se conseguir na sobra da proporcionalidade. 

   Diz-se, ainda, que os aliados do prefeito Plínio Carneiro e Ferreirinha, aliados, mas, nem tanto, estariam mais interessados na eleição dos federais, Fernando Torres e João Bacelar, do que no estadual Gika, tanto que os cartazes de Fernando Torres na cidade estão ele sozinho; e os de João Barcelar com Ferreirinha e a vereadora Edilene.

   Desse jogo incial de 2014, sairão os candidatos a prefeito, em 2016, ao que tudo indica Osni apoiando Gika; Ferreirinha, Edilene; Zé Valdo, o filho Adriano. O desenrolar desse processo dependerá do resultado da eleição de governador.