Política

QUEM PERDE e quem ganha na Bahia com a queda de Aécio, p TASSO FRANCO

Mais 213 estudantes do Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública vão ser certificados, no dia 10/9, às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/08/2014 às 18:51
Aécio fez campanha em Ribeirão Preto e mantém o otimismo
Foto: Ascom AN
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pesquisa DataFolha mostra uma polarizaçãoa na campanha presidencial entre Marina Silva (PSB) x Dilma Rousseff PT (34x34) e deixa o tucano Aécio Neves, com 15%, de fora. Não há mais como recuperar essa diferença e, pelo que tem anotado as pesquisas, a continuar nesse ritmo, Marina pode levar a eleição no primeiro turno. 

   2. Evidente que, a candidata do PSB não dará doravante saltos tão expressivos como os que já deu até agora, porque, é real, a presidente Dilma e o PT têm um estoque de votos e de feitos que a deverão mantê-la nesse patamar dos 30% até o final da eleição. Dilma tem fôlego e mantém a guarda em alta.

   3. O que se depreende, também, é que a apresidente Dilma vem perdendo eleitorado para Marina nas pessoas que ganham entre 2 e 5 salários mínimos e não se apresenta com fôlego para recuperar o que já teve, astronômicos 55%, depois 45%, em seguida 38% e agora 34%. 

   4. A curva de Dilma é descendente e sua rejeição é a maior entre os candidatos, com 36%. Ou seja, o PT está num buraco sem saída, salvo se houver algum outro fato inesperado que pode modificar essa situação. A politica tem mistérios que a própria razão desconhece e ainda faltam 35 dias para o pleito.

   5. O caso de Aécio é praticamente perdido. Ele se mantém otimista e diz que, na "hora da razão", vai ao segundo turno. Mas, desidratou de vez. Sua situação só não é pior por causa do Sudeste, Minas e SP. 

   6. Vai ter que segurar esse pepino até o final do primeiro turno com risco de ir pra 8% a 10%, quando muito, e ainda ter a possibilidade de perder seu principal reduto eleitoral, Minas Gerais, para o candidato petista Fernando Pimental, o qual está com 10 pontos percentuais à frente de Pimenta da Veiga. A essa altura, o menos traumático para Aécio é cuidar do seu milharal mineiro para não perder o mel e a cabaça. 

   7. Na Bahia, o PSDB que já era quase nanico, dois deputados federais e dois estaduais, tende a manter essa pequena bancada, no cenário da Câmara dos Deputados uma disputa grande entre Imbassahy, Jutahy e Gualberto. 

   8. Se antes, o PSDB era Jutahy e João Almeida, depois Jutahy e Imbassahy, agora entrou uma terceira via, o ex-prefeito de Mata de São João apoiado pelos empresários do setor varejista de supermercados, dobradinha com Mirela (Atakarejo) na RMS, o que poderá mudar essa representação na Câmara. Na Assembleia, Augusto Castro e Adolfo Viana são os preferenciais.

   9. A pergunta que se faz em relação a majoritária é a seguinte: a queda de Aécio prejudica Paulo Souto? 

   10. Sim. Mas, em termos. Uma vez que Souto nunca dependeu de Aécio desde o inicio de sua campanha. Ao contrário: Aécio é quem dependia de Souto. De toda sorte, Souto fica sem o discurso de ter um presidente aliado. E, chamusca sua campanha porque ele e ACM Neto foram os patronos do lançamento do Projeto Nordeste Forte, de Aécio, feito em Salvador com toda pompa. Esqueçam esse projeto. Acabou.

   11. Há ainda mais duas perguntas. A segunda é a seguinte: a queda de Dilma prejudica Rui Costa?

   12. Sim. Neste caso, mais do que em termos porque Rui tem feito sua campanha baseada nos feitos do governo federal na Bahia - o Minha Casa Minha Vida, as 5 Universidades, etc - e perde sua madrinha na medida em que, também, a perspectiva de vitória de Dilma diminuiu. 

   13. Ou seja, Rui fica sem uma presidente aliada. De toda sorte, Dilma ainda está mais forte na Bahia (45%) do que Rui (21%) e, portanto, ajuda. Só que, Dilma vai ter que correr atrás onde está a maioria dos votos, Sul/Sudeste onde Marina já lhe ultrapassou.

   14. A terceira e última pergunta é a seguinte: Lidice será beneficiada com a asecensão de Marina?

   15. Sem dúvida, desde que deixe de chorar pitangas na falta de recursos e tempo na TV, agregue sua campanha de Marina (os conceitos) básicos e esqueça os comparativos da Bahia com Pernambuco. Se fizer uma campanha inteligente, se apresentar menos nervosa nos debates, poderá surpreender. Tem tudo para issso.
                                                                  ****
   16. Circulou uma boataria enorme dando conta de que Aécio Neves vai renunciar a candidatura a presidente e se candidatar a governador de Minas. Hoje, no entanto, Aécio esteve fazendo campanha em SP e disse que "na hora da razão vai ao segundo turno".

   17. Já a candidata Marina Silva (PSB) retirou de sua propaganda o casamento gay e fez campanha no Rio;

   18. A presidente Dilma fez campanha em SP com Michel Temer e não quis comentar as pesquisas. Defendeu a Petrobras e os bancos.

   19. As comemorações dos 100 anos de Rômulo Almeida mereciam algo mais expressivo na Bahia.

   20. Fábio Vaz, marido de Marina Silva, está na mira dos marketeiros do PT. Esses casos só entram em campanha quando batem o desespero. Lembram do caso de Lurian, a filha de Lula, explorada por Colllor? É isso.

   21. Os três mais competitivos candidatos a governador da Bahia concentraram suas campanhas neste sábado no eixo Itapetinga-Guanambi-Conquista.

   22. Mais de 30 comunidades quilombolas da bacia do rio São Francisco estiveram reunidas, entre os dias 27 e 29 de agosto, em Bom Jesus da Lapa-BA. 

   23. O evento, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do São Francisco-CBHSF, contou com a participação de cerca de 150 representantes de quilombos baianos e dos estados de Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco. O debate culminou em um documento com reivindicações e propostas de melhorias em diversas áreas como educação, cultura e uso da água do Velho Chico.

   24. Uma das reivindicações dos quilombolas foi a fiscalização e a efetiva implementação da lei 10.639/03 (que estabelece o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas) e melhores condições de desenvolvimento educacional dentro das comunidades. 

   25. Ainda sobre educação foi exigido que os municípios priorizem os professores de origem quilombola nas escolas situadas nos quilombos e que os laboratórios de informática sejam melhor utilizados, possibilitando aos estudantes acesso às novas tecnologias.

   26. A estação de compartilhamento de bicicletas localizada Barra é um sucesso. Inaugurada na última sexta-feira (22), em conjunto com a nova orla, o equipamento já contabiliza mais de 700 viagens. 

   27. Esta é a 40ª estação de compartilhamento disponibilizada na cidade. No domingo, a Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, disponibiliza a ciclofaixa Barra-Ondina, das 7h às 16h. 

   28. De acordo com o secretário de Projetos Especiais da Prefeitura e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike capital, Isaac Edgniton, a entrega desta estação foi muito importante para moradores e frequentadores. Ela era uma das mais utilizadas na capital e precisou ser desativada por conta das obras de requalificação da nova orla da Barra.

   29. Acredite: o Vasco levou 5x0 do Avai na Série B.

   30. Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Ciência, Educação e Inovação Tecnológica: Diálogos para Sustentabilidade. O evento é promovido pelo Centro Universitário Estácio da Bahia com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Universidade Estácio de Sá.
 
    31. As inscrições devem ser feitas no site http://forumcienciaeduinovacao.com.br. Os estudantes que se inscreverem até o dia 15 de setembro pagarão uma taxa de R$ 25. Para professores e outros profissionais o valor cobrado será de R$ 50. 

   32. Alunos e professores da Estácio FIB estão isentos da cobrança da taxa de inscrição. Os alunos da instituição organizadora do evento deverão cadastrar a sua participação no evento através do Sistema de Informações Acadêmicas (SIA).
 
   33. Quem deseja apresentar trabalhos no Fórum deve se inscrever até o dia 15 de setembro. Para quem participar como ouvinte a inscrição pode ser feita até o dia 28 de outubro. Em caso de dúvidas o participante pode entrar em contato com a Secretaria do Fórum pelos e-mails contato@forumcienciaeduinovacao.com.br, lurdesoreis@gmail.com e crisna3@gmail.com.

   34. A Unijorge está com uma grande oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho. São 20 vagas abertas na área administrativa para pessoas com deficiência. É desejável que o candidato possua o 2º grau completo. 

   35. A carga horária é de 20 horas semanais, com benefícios de transporte e uma bolsa exclusiva de 90%, após seis meses de contrato, caso o colaborador tenha interesse em algum curso da Unijorge.

   36. Os currículos devem ser encaminhados para o e-mail:  curriculo@unijorge.edu.br e os candidatos devem colocar no assunto: "vagas para pessoas com deficiência".

   37. Aferição de pressão arterial, dosagem de glicose e orientação nutricional são alguns dos serviços que serão disponibilizados à população, neste sábado (30.08), durante Blitz de Saúde no Shopping Bela Vista. Os atendimentos serão realizados, a partir das 15h, em um estande em frente à loja Mundo Verde (Piso L1).
 
   38. Pelo menos 100 pessoas, de todas as idades, serão beneficiadas com os serviços, que vão desde a avaliação antropométrica (aferição de peso, altura e cálculo do peso ideal), à orientação farmacológica. Pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão também poderão encontrar, durante a Blitz, especialistas que orientem sobre os riscos e formas de controle destas doenças.  

   39. Mais 213 estudantes do Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública vão ser certificados, no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, Caixa D´Água, em Salvador. O evento vai contar com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

   40. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), tem o objetivo de possibilitar aos alunos da rede estadual maiores oportunidades no ingresso no mundo do trabalho. As aulas são ministradas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado, em Salvador, no Colégio Estadual da Bahia (Central).

   41. Esta é a terceira certificação do Welcome to Brazil. “Os estudantes adquiriram uma experiência que vai diferenciá-los no futuro. A língua inglesa será um elemento facilitador para que possam articular seus desejos, sonhos e os objetivos dos seus projetos de vida”, afirma o coordenador do curso, o professor Newton Seixas.

   42. De acordo com o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim, o CJCC busca integrar a sala de aula ao mundo, e o curso está alinhado a essa proposta. “O inglês permite escancarar uma porta para o mundo inteiro. A partir deste aprendizado, os estudantes podem multiplicar as possibilidades de acesso ao conhecimento, e também, as oportunidades de empregabilidade”, disse.