Política

NOVA BARRA abre ao público e mostra nova fase da cidade do Salvador

Será realizada neste domingo, 24, missa de 30 dias do falecimento da então prefeita Rilza Valentim, de SF do Conde, no convento de Santo Antonio, 17h30min
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/08/2014 às 17:53
Inauguração da Barra com muita gente e fogos de artifícios
Foto: Betto Jr/Correio
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A população de Salvador e turistas da Bahia, do Brasil e de outros países já curtem a nova Barra, techo da orla que foi requalificado entre o Porto e o antigo Barravento. A cidade começa a dar um up-grade e espera-se que o exemplo da Barra seja estendido a outros bairros da capital. O prefeito ACM Neto inaugurou a segunda etapa da obra e o local vai bombar no próximo verão. 

   2. Visando estreitar o diálogo com a população acerca das estratégias traçadas para a implantação efetiva da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, o Governo da Bahia realizará, na próxima terça-feira (26), como parte do processo de Consulta Pública, com o objetivo de promover debate para aprimorar nuta do Projeto de Lei (PL) que estabelece essa política. 

   3. O evento ocorrerá na Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM, em Salvador. Após as contribuições, o Projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia para apreciação.

   4. O encontro contará com palestra ministrada pelo pesquisador e referência na temática de convivência com o semiárido, da Secretaria Nacional de Economia Solidária - Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho. O evento contribuirá para o norteamento e formatação do PL. 

   5. Além disso, serão compostos grupos temáticos que analisarão o conteúdo da minuta, apontando eventuais ajustes ao projeto. Cerca de 250 pessoas, de todos os Territórios de Identidade da Bahia que se situam no Semiárido, são esperadas no evento.

   5. De acordo com Luiz Henrique Dutra, Coordenador de Gestão de Ações Prioritárias da Casa Civil do Estado, o Projeto de Lei traduz a prioridade que o Governo vem dando à convivência com semiárido baiano e ao bem estar da população que vive de perto as dificuldades causadas pela escassez de água.

   6.  "A experiência acumulada pelo Governo da Bahia, desde 2007, fortaleceu a consolidação da convivência com o semiárido, superando o paradigma do combate e as antigas políticas contaminadas pela indústria da seca. 

   7. - Não é possível combater uma condição climática, mas, sim, traçar estratégias de como lidar com as intempéries, através de ações estruturantes, que garantam às pessoas o acesso à água de qualidade e em quantidade, mesmo nos períodos de seca intensa. 

   8. - O acúmulo de ações bem sucedidas do Governo posiciona o semiárido baiano, hoje, numa nova perspectiva de desenvolvimento, de forma integral”, destacou.

   9. O juiz Francisco de Oliveira Bispo proibiu a veiculação do trecho da propaganda eleitoral no qual o candidato petista a governador, Rui Costa dos Santos, faz pedido genérico de voto para os candidatos da coligação “Mais Mudanças, Novas Conquistas”.  

   10. A determinação judicial atende representação da coligação “Unidos pela Bahia”, que alegou desrespeito à lei eleitoral.
 
   11. De acordo com a advogada Lilian Reis, da coligação “Unidos pela Bahia”, a legislação é clara quando prevê que o direito de o postulante da majoritária aparecer na propaganda das candidaturas proporcionais está condicionado a que ele peça o voto apenas para quem cedeu o tempo. “Ele fez o pedido de forma genérica”, observou Lilian.
 
   12. Para o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia, a intenção do petista era aparecer na vã tentativa de tornar-se conhecido. “Mais uma vez a Justiça se fez presente e impediu nova tentativa petista de burlar a lei eleitoral com o objetivo de se beneficiar. Jogaram o barro, mas não colou. Parabéns para a Justiça!”, disse Aleluia.

   13. Acontece neste sábado (23), no Engenho Velho de Brotas, a primeira edição do projeto Construindo Juntos a Cidadania. O evento é uma ação social promovida gestão municipal, através da Prefeitura-Bairro Brotas/Centro, em parceria com órgãos estaduais e empresas privadas. 

   14. O projeto tem por objetivo descentralizar a prestação dos serviços públicos, melhorando o atendimento nas comunidades.

   15. Na ação, que será realizada das 8h às 13h, no Largo do Bariri, serão ofertados serviços como emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), solicitação de seguro desemprego, encaminhamento para realização de exames de imagem como mamografia, transvaginal, densitometria óssea e litotripsia, atendimento jurídico voltado às áreas civil, penal trabalhista e familiar, vacinação, aferição de pressão arterial, orientação com assistente social, psicólogo e educador, informações sobre coleta de lixo e reciclagem, além corte de cabelo e serviços de manicure e pedicure. 

   16. Ao todo, 66 profissionais trabalharão em conjunto para atender a população. 

   17. A candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata (PSB), participa de debate sobre os rumos da saúde para os próximos quatro anos, que no dia 02.09, no Hotel Sheraton (antigo Hotel da Bahia). 

   18. Lídice é a primeira dos três candidatos convidados a participar do “Café com Política”, evento promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com a Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e a Federação Baiana de Saúde (Febase).
 
   19. Cerca de 200 associados, que integram o serviço de saúde privado da Bahia, estarão presentes durante os debates. “Vamos ter a oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos, relacionadas ao segmento dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde”, afirmou o vice-presidente do Sindhosba e organizador do evento, Eduardo Olivaes.
 
   20. Além de Lídice da Mata também participam do ciclo, Paulo Solto (DEM) e Rui Costa (PT). As datas ainda estão sendo agendadas com os candidatos.

   21. O Sistema Hapvida alcançou mais uma marca inédita na sua história. No final do primeiro semestre de 2014, a operadora chegou aos três milhões de clientes, incluindo as áreas médica e odontológica. 

   22. O número significa um crescimento de 200% em três anos e meio, visto que o Hapvida anunciou seu primeiro milhão de clientes no início de 2011, quando a operadora contava quase 18 anos de existência.

   23. Para o vice-presidente da empresa, Candido Pinheiro Júnior, “esse é o resultado direto dos nossos constantes investimentos em tecnologia, rede própria e capacitação dos profissionais, o que possibilita um serviço de qualidade por um preço justo”.

   24. Hoje, o Hapvida é a terceira maior operadora de saúde do Brasil, em número de beneficiários,e a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com a maior rede de atendimento próprio das regiões: 20 hospitais próprios, 70 Hapclínicas, 16 Prontos Atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios com diversos postos de coleta. 

  25. A Petrobras assinou, na sexta-feira (22/08), contratos para patrocínio a projetos sociais de cinco municípios da região do Baixo Sul da Bahia contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades em um evento que ocorreu em Itacaré (BA).

   26. Será destinado cerca de R$ 1,5 milhão, no período de dois anos, a cinco iniciativas de Itacaré, Jaguaripe, Maragogipe, Maraú e Valença. Cada projeto receberá até R$ 300 mil para atuar com foco em educação para qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de trabalho ou garantia dos direitos da criança e do adolescente.

   27. A cerimônia contou com a participação de gerentes e representantes de unidades da Petrobras da área de abrangência de cidades dos projetos contemplados, autoridades locais e representantes dos projetos sociais patrocinados. A seleção pública foi destinada exclusivamente a iniciativas realizadas no entorno das unidades da companhia. 

   28. A chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, formada por Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), participa do lançamento do Programa Nordeste Forte, iniciativa do candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), neste sábado, às nove da manhã, no Espaço Unique (Av. Tancredo Neves).
 
   29. Os prefeitos ACM Neto, de Salvador, e José Ronaldo, de Feira de Santana, estarão presentes ao evento do presidenciável tucano, que reunirá militantes, deputados e lideranças estaduais, além do governador da Paraíba, Teotônio Vilela Filho, e do ex do Ceará, Tasso Jereissati.
 
   30. A proposta de Aécio reúne os principais eixos de investimentos no Nordeste, no caso de sua eleição. Abrangem a questão tributaria, a questão logística, a questão da inovação, investimento em ciência, investimento em tecnologia e valorização das variadas vocações da região, além de política social, a exemplo do programa Família Brasileira.
 
   31. (CAMAÇARI): 30 idosos do programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) participaram de atividades lúdicas realizadas pelo grupo de aperfeiçoamento do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança, no bairro Phoc I. O tema foi Alimentação Saudável.

   32. A ação iniciou às 9h com exercícios físicos, instruções e mostra de alimentos com altas porcentagens de sódio, componente que pode agravar o quadro da doença se os pacientes não seguirem a dieta.  Houve ainda o teatro com fantoches para explicar aos idosos como fazer uma alimentação saudável.  

   33. (CAMAÇARI): Jovens Restituídos em Cristo e Longe das Drogas é o tema da 3ª edição da Marcha para Jesus do bairro Dos Quarenta e Seis, que acontece no dia 06 de setembro, às 15h. A concentração será no Largo do Coco Gelado, no bairro Dos Quarenta e Seis, de onde a caminhada segue em direção à praça no mesmo bairro, onde acontece o encerramento.

   34. O evento, que tem o intuito de congregar em um só local evangélicos e a população, alerta a todos sobre os danos causados pelo uso das drogas. A manifestação de fé vai contar com as presenças de moradores que congregam nos bairros circunvizinhos como o Dois de Julho, Phoc I, Glebas C e E, dentre outros.

   35. Dia 25 é a data mensal para o cumprimento de algumas obrigações relativas ao Imposto por Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Nesta data, os contribuintes sujeitos ao regime de antecipação tributária total ou parcial do ICMS devem estar atentos ao recolhimento do tributo. 

   36. Além disso, no dia 25 de cada mês deve ser feita a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) dos contribuintes inscritos no cadastro estadual do ICMS. Na Bahia, todos os contribuintes do ICMS são obrigados a enviar os arquivos da EFD, com exceção daqueles optantes pelo Simples Nacional.

   37. EFD é um arquivo digital formado por um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações que interessam aos fiscos das unidades federadas e da  Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Ele possui registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

   38. Esse modelo garante a padronização, a racionalização e o compartilhamento das informações fiscais digitais, integrando todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição do documento em papel pelo eletrônico.

   39. O Fórum Estadual de Secretarias Municipais do Trabalho – FST/BA, instituído em 23 de julho passado, formalizou a sua primeira apresentação pública em reunião realizada, nesta sexta-feira, 22, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
 
   40. Liderada por Carlos Neiva, representante do município de Juazeiro, no Norte do Estado, o FST/BA pretende definir e firmar posições em torno dos problemas fundamentais do mundo do trabalho, formulando diretrizes básicas para subsidiar o estabelecimento de uma política estadual para o setor.
 
   41. Convidado pelo colegiado, a oferecer orientações, por ser o atual presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse que “o FST/BA tem autonomia para gestar a sua administração”.
 
   42. Sugeriu à Diretoria Executiva que, “tão logo a documentação da entidade esteja legalmente formalizada, que os dirigentes procurem estabelecer apoio financeiro com as prefeituras e, depois, através de convênio, com o Governo do Estado”.  

   43. A Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, realiza neste sábado (23) um passeio ciclístico na nova Barra. A concentração está marcada para 8h, no Farol, com saída prevista para às 8h30.

   45. Qualquer ciclista pode participar levando dois quilos de alimento não-perecível, que serão doados a projetos sociais. Os primeiros 500 irão ganhar um colete comemorativo. A pedalada será feita num percurso de 9,5 km, saindo do Farol, retornando pela entrada da Universidade Federal da Bahia (Ufba), passando pela Avenida Centenário.

   46. “Reverenciamos o passado, colhemos os frutos do presente e acenamos para o futuro, com esperança e com a certeza de dias melhores para a Bahia”, disse o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, ao iniciar a solenidade de comemoração aos 119 anos da Seagri, ocorrido nesta quarta-feira. 

   47. O evento, realizado no auditório da Seagri, lotado por servidores e convidados, foi marcado pela apresentação de corais, que apresentaram clássicos da música brasileira louvando a terra e aqueles que dela tiram os alimentos.
 
   48. Os superintendentes de Irrigação, Marcelo Nunes de Abreu; da Agricultura Familiar (Suaf) Wilson Dias; de Política do Agronegócio (SPA), Geraldo Dias Abbehusen; de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA), Anttonio Almeida Júnior; o diretor geral da Adab; Paulo Emílio Torres; 

   49. Gilmar Bonfim, representando o diretor presidente da EBDA, Elionaldo Faro Teles; a diretora geral da Seagri, Jucimara Rodrigues, e o coordenador de Reforma Agrária do CDA, Rildo Borges, participaram do evento e também homenagearam os servidores, destacando a atuação de cada um desses órgãos que compõem o sistema Seagri.

   50. Conceição do Almeida de todas as cores contra a homofobia”. Esse é o tema da 3ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Conceição do Almeida, que acontece neste domingo (24/8), em Conceição do Almeida, que fica no Recôncavo Baiano, há 170 km de Salvador. 

   51. A Parada receberá atrações como Ludmylla Striker, Scarleth Sangalo, Priscilla Dion, Verloty Sharif, Mitta Lux, Geovana Mirella, Kaysha Kutnner, o Gogo Dance Sérgio Prestígio e Dj. Iury. A concentração será na Praça Multiuso, a partir das 14h. A realização é do Grupo LGBT de Conceição do Almeida, filiado ao Fórum Baiano LGBT, representado por Julio Marthan e Abusada.

  52. Será realizada neste domingo, dia 24 de agosto, a Missa de 1 mês de falecimento da prefeita Rilza Valentim. A celebração está programada para acontecer às 07h, no Convento Santo Antônio, localizado à Rua João Florêncio Gomes, sede de São Francisco do Conde.
 
   53. Rilza Valentim faleceu em 24 de julho, às 17h30, no Hospital Aliança, em Salvador, devido a uma embolia pulmonar, decorrente de anemia falciforme – doença genética que acometia a gestora. Ela foi enterrada no Cemitério Municipal Campo da Paz Celestial, ao lado de seu pai, Enock Valentim, e seu irmão, Enock Valentim Filho. Rilza deixou três filhos.
 
  54. Para facilitar a localização de pedestres e ciclistas, a nova orla da Barra já conta com uma sinalização especial para pedestres e ciclistas. A sinalização segue o chamado Projeto de Legibilidade, que utiliza o padrão de grandes metrópoles mundiais como Londres, Nova York e Pari, valorizando a ocupação do espaço público pelo cidadão. São placas disponibilizadas nas esquinas próximas à praia sinalizando as ruas e totens de localização geográfica identificando os monumentos. 
 
   55. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a capital baiana é a primeira cidade no Brasil a colocar uma sinalização voltada a esse público. A proposta é permitir que tanto pedestres quanto ciclistas se localizem com facilidade, observando mapas ampliados com as principais vias de acesso a pontos importantes da região, além de permitir uma estimativa de tempo médio de deslocamento para cada parada.
 
   56. O Forte Santa Maria, por exemplo, já conta um toten de informações do monumento. Além deste, outros pontos importantes do roteiro da orla receberão o equipamento, como o Farol da Barra, Forte São Diogo, Morro do Cristo e o Marco da Fundação da Cidade. 

   57. Eles serão implantados gradativamente nos próximos dias. A Barra será apenas o primeiro local que receberá essa sinalização. A previsão inicial é que 12 placas se estendam no local. Posteriormente, o projeto irá beneficiar outros trechos da orla, como Rio Vermelho, São Tomé de Paripe e Tubarão.