Política

PLACA não dá um voto mas quase todo candidato coloca uma numa avenida

Salvador: o Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (31) traz o aviso de convocação dos médicos intervencionistas que participaram do Processo Seletivo Simplificado da Saúde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/07/2014 às 19:11
Placa só serve para difundir o nome e mostra que a pessoa é candidato (a)
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Salvador está repleta de placas dos candidatos a presidência da República, ao governo do estado, ao Senado, a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados com permissão da lei eleitoral em formatos limitados e em locais que não prejudiquem o trânsito, sempre no horário diurno. Os candidatos, todas as noites, têm que retirar as placas e colocá-las no dia seguinte. 

   2. A pergunta que muita gente faz diante de tamanha poluição é se placa eleitoral em jardins, encostas, áreas verdes e locais autorizados por residências dá voto? Se faz com que o eleitor, só porque viu a careta do (a) camarada na placa e um slogan vota nele por isso? A resposta é não. 

   3. Aliás, os candidatos mais experientes sabem disso e alguns deles não colocam uma placa sequer. Outros, no entanto, mesmo experimentados continuam colocando placas.

   4. Sabem por que? A placa, embora não garanta o voto serve para mostrar que o candidato existe, especialmente os novatos, populariza o nome, oxigena a candidatura e se for inteligente chama a atenção e pode até dar uns votinhos. Por enquanto, as colocadas na city estão iguais a caminhão de japones. 

   5. Já teve caso em Salvador da campanha de um candidato que usou uma baleia estilizada e se deu bem. Há quem use cães agregados às candidaturas e também se dão melhor do que aqueles que aparecem somente com o rosto e o número.

   6. Nesse jogo os candidatos a governador é quem se dão melhor porque o número é apresentado com dois decimais e fica mais fácil divulgar, difundir. Ao Senado são 3 números, mas, esta candidatura tem que está diretamente atrelada ao nome e número do governador. 

   7. Houve uma época em que se elegia um governador de uma chapa e o vice de outra. No Senado isso ainda é possível. Historicamente, no entanto, a eleição de senadores na Bahia é puxada pela eleição do governador. Tem sido sempre assim.

   8. Apareceu nesta jornada política uma campanha na internet através das redes sociais pedindo ao eleitor que chute as placas dos candidatos, o que é desproposital porque as placas são previstas em lei e os atributos da democracia devem ser respeitados goste-se ou não deles. 

   9. Errado é deixar a placa fora de horário, colocar em pontos prejudiciais ao trânsito e assim por diante. Tanto que a PMS e o TRE já recolheram mais de 1.000 placas postas de forma ilegal.

   10. Essa "praga" das placas contamina quase todos candidatos salvo aqueles que têm votos carimbados em segmentos religiosos e quem atua mais nos chamados currais eleitorais. O camarada diz o seguinte para si mesmo: se não coloco minha placa ninguém sabe se sou candidato. E aí, tome mais placas nas avenidas. Tem sentido. Agora voto mesmo não dá.

   11. O eleitor escolhe os seus nomes para votar de outra maneira. Ou por afinidade ideológica por um partido, por simpatia a um candidato, por um favor, por um emprego e assim por diante. Um programa eleitoral quando bem feito também rende votos. Vale mais do que milhares de placas numa avenida. Na  TV o candidato fala. A placa é muda e burra. Mas, ainda assim, resiste e está por toda parte. 
                                                      ************
  12. Uma nova área de lazer e convivência será construída na Avenida Oceânica, em Ondina, ao lado do Comando da Aeronáutica. A ordem de serviço para a construção da Praça Orungan será assinada pelo prefeito ACM Neto, em cerimônia a ser realizada no local nesta sexta-feira (1º), às 18h. 

   13. A praça – que homenageia o orixá do ar e dá nome ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação da Aeronáutica em Salvador – contará com ciclovia, piso tátil, alargamento da calçada, bancos, equipamentos infantis e requalificação do ponto de ônibus, dentre outras melhorias. 

   14. O projeto foi desenvolvido sob a coordenação da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e é parte integrante do Projeto de Requalificação da Orla.

   15. O investimento será de R$1,9 milhão, fruto de contrapartida da empresa Ondina Lodge Empreendimentos pela construção do complexo residencial Costa España no bairro. 

   16. A construção da praça, a ser executada pela Ondina Lodge, foi possibilitada também pela assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Comando da Aeronáutica, que administra a área.

   17. O brasileiro é realmente abestalhado. A volta triunfal de Felipão ao Grêmio mostrou isso.

   18. Nei Campelo, da Secopa, diz que a Copa pra sua secretaria ainda não terminou. É de se dizer que, pelo menos até a eleição.

   19. Em algumas ruas de Paripe os bandidos estão determinando hora de recolher dos moradores. Hoje mataram um soldado da PM.

   20. A bolsa de valores da Argentina fechou com queda de 8%. A Argentina tá quebradinha-quebradinha. O governo populista e bolivariano de Miss Cristina deu água.
 
   21. Aposentadoria de Joaquim Barbosa no STF é oficializada.

   22. A diretoria do Bahia dá sinais de que está assim meio perdida. 

   23. Quatro unidades da rede SAC em Salvador, além das três unidades móveis de atendimento da rede, terão o atendimento suspenso neste sábado e domingo (2 e 3). A parada é em função da indisponibilidade temporária do sistema Data Center Prodeb, utilizado nos postos SAC e em outros órgãos do Estado, manobra necessária para sua modernização. 

   24. Estarão fechados no dia 2 de agosto as unidades do Barra, Bela Vista, Shopping Paralela e Salvador Shopping. Já as carretas do SAC Móvel terão expediente suspenso no sábado e domingo. A modernização do sistema Data Center Prodeb irá prover maior segurança aos dados e informações do Governo da Bahia. O atendimento das sete unidades será retomado normalmente na segunda-feira (4).

   25. No Shopping Salvador há um cartel da comida a kilo. Todo mundo cobrando o mesmo preço. Pouca vergonha.

   26. Lauro de Freitas comemorou hoje mais um aniversário. O município está em baixa com uma gestão sem criatividade, sem inovação.

   27. O rei da etnia Oyo esteve hoje no terreiro de Mãe Menininha do Gantois. Mãe Carmen chorou de alegria.

   28. O recesso parlamentar na Assembleia Legislativa termina na terça-feira, 5.

   29. O Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (31) traz o aviso de convocação dos médicos intervencionistas que participaram do Processo Seletivo Simplificado da Saúde. Os profissionais serão contratados temporariamente e vão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

   30. Para agendar a avaliação médica, os convocados devem se apresentar com a documentação necessária no prazo de 15 dias corridos a partir da publicação na Secretaria de Gestão (Semge), localizada na Av. Vale dos Barris, 125 nos Barris das 8h às 11h e das 14h às 16h. A lista de chamados está disponível na página de concursos hospedada no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br.

   31. Com a chuva desta quinta, a cidade do Salvador andou igual a lesma no trânsito. Santo pai! Só comprando um helicóptero.

   32. Falar nisso, SSA é tão pobre que ninguém ainda tentou explorar esse mercado de viagens de helicóptero como acontece em SP. 

   33. O bueiro que a PMS asfaltou na ladeira do Apipema contina asfaltado. Tá faltando sinalizar.

   34. Mais uma sobre bueiro. O Restaurante Taverna do Centro Espanhol continua jogando panelas de gordura na rede phuvial do Morro do Gato. Sêo Godinho mora nessa rua.

   35. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e Gênero, de Santo Amaro, através da Coordenação de Igualdade Racial e Gênero, inaugurou neste (31), às 10h, o Núcleo de Atendimento às Mulheres ‘ZILDA PAIM’, o NAM. 

   36. O Núcleo vai funcionar na Rua Conselheiro Saraiva, Praça Batista Marques, nº 13, sala 201 a 203, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do lançamento do Núcleo, houve a posse das Conselheiras Municipais das Mulheres, na Câmara dos Vereadores, às 11h.

   37. Hoje foi dia de lua nova e do orgasmo. Ainda é tempo.