Política

ELEIÇÕES 2014: Souto promete agência desenvolvimento e foi a Conquista

Vide
JP e Blog do Anderson ,  Salvador e VCA | 31/07/2014 às 19:29
Paulo Souto, Geddel, Joaci e Herzém Gusmão durante caminhada em Conquista
Foto: Blog do Anderson
O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, propôs a criação de uma agência de desenvolvimento e atração de investimentos com um modelo de governança compartilhado entre o estado e a iniciativa privada, durante o encontro “Setores Produtivos e Candidatos ao Governo do Estado”, promovido pela federações estaduais de indústria (Fieb), de agricultura (Faeb) e do comércio (Fecomércio), no final da manhã desta quinta-feira (31). À tarde foi a Conquista para caminhada e inauguração de comitê com Herzem Gusmão.
 
“Tenho essa firme intenção, no caso de eleito, de encontrar, em acordo com vocês, um modelo efetivo de governança para constituir essa agência que poderá contribuir significativamente na elevação da competitividade do setor produtivo baiano”, afirmou Souto, destacando que, no Ranking Nacional de Competitividade, elaborado pela publicação internacional The Economist, a Bahia caiu da nona para a 13ª posição.
 
A situação difícil das finanças do estado, que atualmente tem suas despesas correntes sendo cobertas por empréstimos, quando os recursos deveriam ser de receitas correntes, não inibe a disposição do candidato de encontrar meios para aumentar a capacidade de investimento estadual. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras, entendo que haja condições de ampliação da capacidade de investimento com corte de gastos”, disse.
 
Ao falar sobre a proposta de estadualização da Codeba apresentada pelos setores produtivos, Paulo Souto lembrou que a ideia integrava o seu programa de governo das eleições de 2010. “Sou a favor, mas precisamos encontrar os meios adequados para trazer a Codeba aos domínios do estado”, comentou ainda a sua intenção de estimular Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a área de saúde e serviços públicos.
 
Paulo Souto criticou o colapso crônico da BR-324 que liga as duas maiores cidades da Bahia, Salvador e Feira de Santana, sendo um dos gargalos que prejudicam a competitividade baiana. “O contrato de concessão da rodovia precisa ser revisto para que seja antecipada a terceira pista”, disse, reclamando ainda da falta de duplicação da BR-101 em território baiano. “Em nossos planos, há construção de novas estradas de integração, como a Sento Sé/Xique-Xique”.
 
O Semiárido será uma das prioridades de Paulo Souto, no caso de eleito. Ele defendeu a necessidade de o governo federal promover um plano nacional para o desenvolvimento da região. Criticou o não aproveitamento de mananciais pelo atual governo estadual, como o da barragem Bandeira de Melo. “Pretendemos melhorar o sistema de gestão dos recursos hídricos e desenvolver ações de estímulo à produção local”.