Política

RUI equilibra o jogo no interior com carreatas e comícios, diz petista

Moradores de Itapuã prometem fazer protesto na Avenida Dorival Caymmi nesta terça diante da decisão da prefeitura em cobrar o foro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/07/2014 às 20:27
Governador Wagner e o rei de Oyo, na Nigéria, durante encontro
Foto: SECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O candidato a governador pelo PT, Rui Costa, finalmente acordou. Ele que vinha fazendo eventos mais moderados em sua campanha, porém, no último final de semana deu uma movimentação maior nas caminhadas políticas pelo interior realizando comícios e carreatas em várias cidades, desta feita amparado no governador Wagner.
Segundo parlamentar petista ao BJÁ, a campanha de Rui engrenou.

   2. Até então, Paulo Souto, candidato do DEM, estava com uma campanha mais dinâmica. Mas, agora, ainda segundo a fonte petista, a situação se equilibrou. Com uma infra menor, a senadora Lidice da Mata, PSB, faz o que pode e foi ao Extremo Sul.

   3. Esse pré-aquecimento até a chegada do horário eleitoral no rádio e na TV na segunda quinzena de agosto, quando os candidatos têm que ficar mais tempo na capital para fazer as gravações, é de fundamental importância para os candidatos. 

   4. Por enquanto, as campanhas ainda não empolgam a população que só começa a ficar mais atenta aos nomes a partir do mês de setembro. Portanto, essa fase é mais para motivar as lideranças, difundir os nomes, complementar as alianças e testar a receptividade do público.
                                                                       ***** 
   5. A abertura do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria aconteceu, na tarde desta segunda-feira (28), no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. 

   6. Participaram do evento o rei do Império Oyo da Nigéria, Lamidi Olayiwola Adeyemi III, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros, e o governador Jaques Wagner. 

“   7. "É um motivo de orgulho receber Olayiwola e toda a sua comitiva da Nigéria, que é o país mais populoso da África e berço de parte das religiões africanas”, afirmou o governador. Ele enfatizou, na cerimônia de abertura do encontro, o "orgulho de viver este momento, um passo significativo que será lembrado como um marco da nossa luta pela diversidade e tolerância religiosa". 

   8. O rei do território nigeriano, que tem o título de Alaafin Oyo, veio conhecer as ações de preservação de patrimônios culturais na Bahia. Ele visitará, até a próxima quinta-feira (31), cinco terreiros de Salvador que deram origem ao candomblé nagô no estado e são tombados como patrimônio nacional do Brasil. 

   9. Com a visita, o Alaafin espera sensibilizar o governo nigeriano para a conservação de palácios, templos, mercados e um conjunto de edificações urbanas importantes em Oyo. 

   10. “Hoje é uma data especial para nós” disse nesta segunda-feira (28) o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, lembrando o Dia do Agricultor. Ele destaca que “o agricultor é um trabalhador que merece ser homenageado pela importante missão que desenvolve, sendo o grande responsável pelo alimento que chega às nossas mesas”. 

   11. No Brasil, mais de cinco milhões de famílias dedicam-se à agricultura, sendo que a Bahia conta com cerca de 750 mil estabelecimentos rurais, dos quais 665 mil de agricultores familiares. Cerca de 30% da população do estado é rural.

   12. “Nesta data, a Secretaria da Agricultura externa seu reconhecimento, rende homenagens e parabeniza as mulheres e homens do campo, seja o trabalhador rural, o pequeno agricultor, o médio ou o grande empresário do agronegócio e da agroindústria, que com disposição e coragem enfrentam as adversidades climáticas, doenças e pragas e tornam a terra fecunda, assumindo riscos e produzindo matérias-primas e alimentos que abastecem as cidades, contribuindo para a grandeza do País”, afirmou Jairo Carneiro.

   13. 8. Chegou ao fim a  paralisação dos trabalhadores da Embasa. O deputado Afonso Florence contribuiu decisivamente para construção do acordo, que garantiu o reajuste salarial de 7% aos trabalhadores do órgão, um dos melhores acordos coletivos entre as empresas de saneamento.
 
   14. “Parabenizo os trabalhadores e trabalhadoras da Embasa pela vitória do reajuste de 7%, dentre tantas conquistas, presente no acordo conquistado junto à empresa. Saúdo o Sindae pela combatividade e liderança política da direção do Sindicato que tão bem representa a categoria, e o movimento sindical cutista”, disse Afonso.
 
   15. O reajuste salarial de 7%  foi dada de uma só vez, além da revisão de plano de cargos, salários e carreiras.  O Sindae, sindicato que representa os trabalhadores, também lutou pelo auxílio educação, que passou para R$ 200,00, sofrendo reajuste de 29%. Já o auxílio creche permaneceu no valor atual de R$ 650,00.

   16. Pô! A Embasa estava parada e ninguém sentiu. Tá parecendo a Transalvador.

   17. Governador Wagner fala a um grupo de blogueiros de Salvador na sexta.

   18. Oposição diz que prefeito de Ilhéus pisou na bola ao apoiar dois estranhos no ninho a Ilhéus.

   19. Tá todo mundo com a pulga atrás da orelha em São Francisco do Conde coma posse do novo prefeito.

   20. A missa de sétimo dia pelo falecimento de Rilza Valentim será na quarta, 30.

   21. Caso na Agropecuária Condomíno Cachoeira do Estrondo, em Formosa, é muito grave.

   22. Contra a cobrança de foro por parte da Prefeitura de Salvador, os moradores do bairro de Nova Brasília de Itapuã farão uma manifestação, amanhã (29), às 8h, na Av. Dorival Caymmi, em Itapuã.  Segundo o Coordenador Geral do Conselho Comunitário do bairro, Jorge Relojoeiro, a comunidade fechará a rua e seguirá em passeata até o Largo da Sereia.

   23. “A cobrança é absurda. Reagir é urgente. Não podemos cruzar os braços. O prefeito não tem o direito de cobrar valores absurdos de pais e mães de famílias. Pessoas simples que lutam pelo sustento das suas famílias e muito trabalharam e trabalham para ter suas casas”, disse o líder.

   24. Iniciou nesta segunda-feira (28), às 18h, na Rua 24 de Fevereiro, na Avenida Sete de Setembro, o trabalho de capacitação para empreendedorismo dos ambulantes do Centro da cidade. 

   25. A ação integra o projeto Avenida Sete Território Empreendedor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). A grande inovação é que as palestras serão realizadas na rua, próximas ao local de trabalho dos ambulantes.

   26. De acordo com a titular da Semop, Rosemma Maluf, a capacitação tem foco na educação e conscientização dos ambulantes sobre a importância do ordenamento e dos seus direitos e deveres como empreendededores individuais. “O Sebrae fará o treinamento sobre o empreendedorismo, enquanto os técnicos da secretaria vão orientar sobre o processo de ordenamento”, diz a secretária.

   27. Hoje, cerca de mil ambulantes atuam na Avenida Sete e seu entorno. Todos passarão pelas atividades de capacitação. Segundo Rosemma, a proposta é que, com o tempo, através da conscientização dos ambulantes e lojistas, seja reduzido o número de fiscais na Avenida Sete. Pelo cronograma de capacitação, a próxima reunião acontecerá nesta terça-feira, às 14h, no Beco Maria Paz.

   28. Um equipamento público mais iluminado como forma de incentivar os moradores à pratica de esporte e lazer. Foi com este objetivo que a Prefeitura instalou quatro torres, com quatro refletores cada, no campo de esporte do Phoc III.

   29. Com a nova iluminação os moradores do bairro terão maior visibilidade à noite para praticar esporte. A medida vai colaborar também para inibir a criminalidade na região. 

   30. O Abrigo D. Pedro II, administrado pela Prefeitura do Salvador através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), completa nesta terça- feira (29), 127 anos de fundação. Para celebrar a data, os 74 idosos vão participar dos festejos que começam às 9h, com a celebração de missa. Às 10h, é a vez da apresentação do coral “Passarinhos de Jesus”, formados pelos próprios idosos do abrigo e, ao meio-dia, acontece um almoço festivo.

   31. Desde janeiro de 2013, a Semps promove uma série de ações com o objetivo de fortalecer a convivência entre os idosos residentes e a população de Salvador, além de dar mais conforto e atenção a todos. Nesse período, passaram a ser oferecidas diversas atividades ocupacionais como as aulas de Música, Dança e Educação Física, que acontecem durante a semana.

   32. Em outubro do ano passado, foi implantada uma horta nas dependências do D. Pedro II, proporcionando aos idosos a possibilidade de cultivar alimentos orgânicos. A Semps realiza também, periodicamente, obras de manutenção e readequação do prédio, a exemplo da abertura de acesso à praia para que os idosos possam tomar sol pela manhã.

  33. Durante ato realizado na Associação Recreativa 19 de Março o prefeito de Ilhéus e secretário geral do Partido Progressista (PP) na Bahia, Jabes Ribeiro, reuniu correligionários e lançou seu apoio às candidaturas do deputado estadual Mário Negromonte Júnior a deputado federal e do ex-secretário estadual de Agricultura da Bahia, Eduardo Sales, a deputado estadual, ambos do PP.

  34  O evento lotou o salão da 19 de março e contou também com as presenças dos vereadores Alzimario Belmonte, Tarcisio Paixão, Luiza Carlos Escuta e Walmir Freitas, do ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, do ex-prefeito de Una, Dejair Birschener, secretários municipais, entre outras lideranças políticas. Coordenada pelo presidente do PP local, John Ribeiro, a reunião contou ainda com a participação de diversas lideranças do interior do município.

   35. A reeleição do deputado estadual Marcelino Galo (PT) é fundamental para garantir força na Assembleia Legislativa da Bahia ao futuro governador Rui Costa e as políticas públicas inclusivas para os setores populares, como pescadores, catadores de materiais recicláveis, trabalhadores sem terra e agricultores. 

   36. A afirmação é do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (PT), que gravou vídeo de apoio à candidatura do petista. Carvalho acrescenta que a presença de Marcelino Galo no parlamento baiano também fortalece a presidenta Dilma Rousseff “no sentido de mantermos fidelidade as nossas políticas para os setores populares, no caso os pescadores, toda a questão agrária e agrícola”.