Política

PALAVRAS AO VENTO: Eleitor ainda não enxerga foco candidatos a governo

Comoção na cidade de São Francisco do Conde no sepultamento da prefeita Rilza Valentim, morta precocemente aos 51 anos de idade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/07/2014 às 00:20
Comoção em São Francisco do Conde com sepultamento da prefeita Rilza Valentim
Foto: Margarida Neide/A Tarde
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Está próximo de completar 1 mês da campanha eleitoral para o governo da Bahia e nenhum dos três candidatos mais competitivos, Paulo Souto (DEM), Lidice da Mata (PSB) e Rui Costa (PT) conseguiu impor um tema mais perceptível junto ao eleitorado. Nas campanhas desses candidatos se fala de tudo e ao mesmo tempo, de nada.

   2. Ou seja, o eleitorado ainda não indentificou o foco de cada candidato, ainda que a senadora Lidice da Mata, com a tal da "revolução na educação" seja qem mais se aproxime disso. Talvez, se fosse mais modesta no adjetivo à educação tivesse mais sucesso, uma vez que essa palavra "revolução" é muito desgastada e ninguém acredita nela. Na prática, ninguém consegue se aproximar disso quando eleito (a).

   3. Paulo Souto tem se apresentado como o candidato da oposição a Wagner. Esse parece ser seu foco principal ainda que esteja falando de tudo um pouco, da segurança a soluções para o semiárido, da saúde à educação, de uma forma muito abrangente e o eleitorado não conseguue identificar qual é mesmo sua atenção primordial. 

   4. Souto aderiu à linha das promessas e está prometendo de tudo no interior. Isso faz parte da cultura política brasileira e, neste campo, está correto porque político que não promete, não serve. Creio que deve focar mais sua campanha em um ou dois pontos básicos para que essa mensagem chegue como um todo à população, mais perceptível.

   5. Rui Costa, de sua parte, adotou o foco de ser o candidato da continuidade ao governo Wagner com inovações, com um plus a mais. Isso é bastante complicado, pois, se Wagner não fez em 8 anos de governo, o eleitorado desconfia se Rui será capaz mesmo, como está prometendo, em dar um plus à educação, à saúde e a segurança.

   6. Rui não tem outro caminho e será beneficiado, aí sim, talvez seja no horário eleitoral seu foco principal, dar continuidade ao projeto "vitorioso" de Lila/Dilma, com mais obras na capital e no interior, mais universidades federais e assim por diante.

   7. A falta de temas partidários com esses proselitimos dos candidatos responde na ausência de valoração partidária, uma vez que, embora cada partido (DEM/PSB/PT) tenha suas linhas programáticas  e interesses diferentes, os candidatos seguem suas próprias linhas, intuição e o que sai das pesquisas qualitativas e quantitativa. 

   8. Todos sabem, por exemplo, que o calcanhar de Aquiles do atual governo é a segurança e cada candidato vai colocar esse tema na telinha, por conveniência de cada qual. Rui, por exemplo, já adtou o principio de não participar de debates em centros e salas para não enfrentar esse tema. É uma estratégia. Noutra ponta, defende os investimentos feitos por Wagner nesse setor.

   9. Espera-se que, a partir de meados de agosto, com os horários na TV e o rádio, as mensagens dos candidatos cheguem de forma mais objetiva e perceptível ao eleitor.
                                                               **********
  10. Como maior produtor de cacau do Brasil, com aproximadamente 60% da produção nacional, o Estado da Bahia quer se tornar referência na produção do melhor chocolate, afirma o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, que participa neste sábado (26), do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, e das comemorações do dia Internacional do Cacau, no domingo (27), em Ilhéus, representando o governador do Estado, Jaques Wagner.
 
   11. A Bahia já atrai olhar e paladar do Brasil, neste segmento, com uma grande variedade de cacau, novos investimentos para aumento da produção, em especial do cacau fino ou gourmet, além do orgânico, e o surgimento de pequenas e médias indústrias com produção de chocolate, desde a amêndoa até o produto final. 

   12. Em 2014, a expectativa é que a safra apresente crescimento de 3,45% com relação ao ano passado, com previsão de colheita de 163,47 mil toneladas.
  
   13. A candidata ao senado Eliana Calmon (PSB) e a candidata ao governo estadual Lídice da Mata (PSB) da coligação “Coragem para Mudar a Bahia” estarão neste final de semana participando de uma carreata na cidade de Porto Seguro. 

   14. Na programação estão previstas uma recepção dos demais candidatos da chapa majoritária, inauguração de um comitê local, além de um bate papo com correligionários.
 
   15. Porto seguro foi a primeira cidade do Brasil, onde ostentou o marco do descobrimento e desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Hoje ocupa a 13ª posição entre as cidades mais populosas da Bahia com cerca de 130 mil habitantes. 

   16. A carreata realizada pelo candidato a deputado estadual Dilmo Santiago acontece na tarde deste sábado [26.07] com concentração no Arraial D’Ajuda e passará pelas principais ruas da cidade.

   17. Na próxima segunda-feira (28), o prefeito ACM Neto e o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, entregam os prêmios referentes aos 5º e 6º sorteios do programa Nota Salvador. 

   18. A cerimônia, que também contará com a presença do Secretário de Educação, Jorge Khoury, será às 9h30 na Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro de Santa Cruz. Na oportunidade, serão anunciados os números e outras novidades do Nota Salvador.

   19. “O programa tem alcançado, cada vez mais, os quatro cantos da cidade. Neste último sorteio de prêmios tivemos, entre os principais ganhadores, um contribuinte que concorreu com apenas seis bilhetes. É um programa ganha a ganha porque, além dos sorteios, as pessoas recebem 30% do dinheiro pago em ISS de volta e a população tem melhorias nos serviços públicos. 

   20. A premiação é uma forma de compensar aqueles cidadãos que acreditam e participam do programa” afirma Mauro Ricardo. Após sete meses de implantação, o Nota Salvador já distribuiu mais de R$ 1,2 milhão em prêmios.

   21. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou, nesta sexta-feira (25), no município de Rio do Pires, centro-sul baiano, onde participa de agenda de campanha, o recente caso envolvendo o banco Santander e a campanha petista para a Presidência da República. 

   22. O banco emitiu em julho, no verso do extrato das contas de clientes que ganham mais de R$ 10 mil, um texto dizendo que a vitória da presidenta Dilma era ruim para o Brasil.
 
   23. Para o petista, os banqueiros “querem voltar à época da total desregulamentação do sistema financeiro, que na época do FHC quebrou o Brasil três vezes e nos fez ir, com pires nas mãos, pedir dinheiro ao FMI [Fundo Monetário Internacional]. Hoje não precisamos disso, pelo contrário, o grupo dos Brics, do qual o Brasil faz parte, criou um banco com capacidade de investimentos em escala global”, dispara Assunção durante atividade com o deputado estadual Paulo Rangel (PT).

   24. O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) realizará nesta quarta-feira, 30, às 14h, uma Sessão Solene em homenagem póstuma ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. O evento, aberto ao público, ocorrerá no auditório Nilda Spencer, na sede do órgão. Entre convidados especiais, a sessão também contará com a presença da filha do escritor, Emília Ribeiro.

   25. Na mesa de abertura, a participação será do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, o presidente interino do CEC, Araken Vaz Galvão, o presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB) Aramis Ribeiro Costa, o teatrólogo Gil Vicente, a coordenadora de literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) Milena Britto e os escritores Joaci Góes e Carlos Ribeiro. Todos confirmaram presença. 

   26. Cada convidado falará por 15 minutos e, em seguida, o público poderá se manifestar.ÃO.

   27. A jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo da Estácio FIB, Antoniella Devanier, em conjunto com a terapeuta e astróloga Denise Dinigre irá lançar o livro Espirais em Poesia, amanhã (27). O evento  acontece às 17h, no Ciranda Café Cultura & Artes, no Rio Vermelho.

   28. O Boca de Brasa, abre mais uma oportunidade para artistas e moradores de diversos bairros da capital baiana de participar de oficinas gratuitas em diferentes áreas culturais, como teatro, música, literatura e dança. A terceira edição do projeto em 2014 acontece no bairro de Pernambués entre os dias 30 de julho e 03 de agosto.
 
   29. São oferecidas aulas para as oficinas de Audiovisual, Criação Literária, Produção Musical – Home Studio, Danças Urbanas, Teatro de Rua, Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de julho através do site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br ou presencialmente na Escola Municipal Hildete Bahia de Souza, localizada Rua Botuporã, s/nº, em Pernambués, das 9 às 21 horas.
 
   30. As aulas acontecerão entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, das 18 às 22 horas (de quarta a sexta-feira) e 14 às 18 horas no sábado. A apresentação de resultados acontece no domingo, dia 03 de agosto, a partir das 17 horas, divididos em atuações individuais e em grupos artísticos no caminhão-palco, equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica, que ficará estacionado no Centro Social Urbano do bairro.

   31. Comoção em São Francisco do Conde na despedida, nesta sexta-feira, 25, da prefeita Rilza Valentim, que morreu na quinta, 24, depois de dois dias de internamento no Hospital Aliança, por causa de uma anemia falciforme.

   32. Cerca de 5 mil pessoas participaram do cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. O corpo foi enterrado no início da noite, no Cemitério Canto da Paz. Os três filhos da prefeita, Rafaela, Rodrigo e Raiana, estavam presentes, além de autoridades políticas