Política

VEREADORES comemoram programa de creche lançado pela Prefeitura

Leo Prates é autor do projeto de indicação para a criação do programa
, da redação em Salvador | 25/07/2014 às 19:20
Leo Prates e Tinoco: palmas para a Prefeitura
Foto: Limiro Besnosik

Os vereadores Claudio Tinoco e Leo Prates (ambos do DEM) comemoraram o lançamento do programa Primeiro Passo pela Prefeitura de Salvador, cuja meta é atender cerca de 53 mil crianças de até três anos em idade de creche e pré-escola. Prates é autor de projeto de indicação nesse sentido, aprovado em maio de 2013 pela Câmara Municipal.

Para ele “é muito gratificante ver que as mães vão poder deixar os filhos em um local seguro e trabalhar sem preocupações. Esse benefício vai permitir a inclusão das crianças até três anos em um ambiente apropriado”.

Na opinião de Tinoco “mais uma vez, o prefeito ACM Neto demonstra o compromisso para melhorar a vida das pessoas mais pobres e que mais precisam da atenção pública. Essa já é a marca forte dessa gestão que investe no social”.

A solenidade foi realizada no Parque da Cidade, no Itaigara nesta sexta-feira, 25. O Município mantem 73 creches e apoia mais 155 comunitárias, cadastradas no Conselho Municipal da Educação (CME).

Auxílio mensal

Pelo programa as famílias com crianças de 0 a 5 anos – cadastradas no Bolsa Família, que comprovarem a inexistência de vagas em creches e pré-escolas próximas ao bairro onde moram – terão um apoio financeiro mensal da Prefeitura no valor de R$ 50 por filho e será limitado a três crianças.

É preciso comprovar a participação da criança em atividades das áreas de educação, saúde e assistência social, além de pelo menos uma consulta médica por semestre para acompanhamento do desenvolvimento da criança. Os pais que tirarem os filhos de escolas públicas não terão acesso ao recurso.

O cadastro será disponibilizado no site da Smed e o pagamento será feito por meio de agência bancária. As famílias cadastradas receberão cartões para sacar o benefício de R$ 50 mensais por cada criança.

Conforme dados da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smed), existem hoje 231.433 mil crianças de 0 a 5 anos em Salvador, 28,2% delas matriculadas. Ao todo, 84 escolas comunitárias estão conveniadas com o município, em 2012 eram apenas 28.