Política

POLITICOS prestam solidariedade a NILO no sepultamento do seu irmão

Prefeito ACM Neto lança homenagem ao centenário de Dorival Caimmy com show de Daniela Mercury
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/04/2014 às 23:45
Presidente da Assembleia acompanha sepultamento do seu irmão, em Antas
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Consternou o mundo político o falecimento, aos 55 anos, de Luis Eumar do Nascimento Nilo, irmão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, que recebeu a solidariedade do governador Jaques Wagner e da primeira-dama, Fátima Mendonça, no velório, realizado na residência de seu pai, Edvaldo Nilo, falecido no ano passado, em Antas, cidade natal de ambos. 

   2. O sepultamento aconteceu logo após a missa de corpo presente. A cidade em peso se mobilizou para a cerimônia e o comércio cerrou as portas.

   3. Presentes também à cerimônia religiosa o vice-governador Otto Alencar, os deputados federais Rui Costa, pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores, o secretário Nestor Duarte Neto, e José Rocha, coordenador da bancada da Bahia na Câmara Federal. 

  4. Viajaram para Antas para confortar o presidente da Assembleia e seus familiares, em especial a esposa e os filhos de Luís Nilo, os deputados Yulo Oiticica, Rosemberg Pinto, Fátima Nunes e Paulo Rangel, do PT, bem como os deputados Adolfo Menezes (PSD), Paulo Câmera (PDT), Mário Negromonte Júnior (PP), Jurandy Oliveira (PRP) e Aderbal Caldas (PP).

   5. A solidariedade do parlamento e dos deputados já havia se patenteado na véspera, quando foi cancelada a sessão ordinária, e três moções de pesar (ver matéria baixo) foram protocoladas junto à Secretaria Geral da Mesa, sendo inúmeros os cartões e telefonemas encaminhados ao gabinete da presidência do Legislativo por amigos, parentes e autoridades civis, militares e eclesiásticas amigos dos irmãos Marcelo e Luís Nilo, que chegou a trabalhar no Legislativo e sempre esteve envolvido nas campanhas e na vida política do presidente da Assembleia.
                                                                 ************
   6. Como perguntar não ofende, quando o PSDB vai se interessar pelo caso do vereador Prisco (PSDB) preso em Brasília?

   7. O prefeito ACM Neto, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani e a cantora Daniela Mercury apresentam nesta quinta-feira (24), às 15h30min, em coletiva no Palácio Thomé de Souza, o grande evento que vai homenagear o centenário de Dorival Caymmy. 

   8. O show "Daniela canta Caymmi" acontecerá no dia 30 de abril, quando o compositor baiano completaria 100 anos se estivesse vivo, e será realizado no Farol da Barra, com participações especiais de Danilo Caymmi e Virgínia Rodrigues.

   9. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados lançou na manhã desta quarta-feira (23/4) a publicação “Milton Santos, Vida e Obra”, resultado de seminário realizado em 2010 por proposição da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), então deputada e membro daquele colegiado. 

   10. “Agradeço ao atual presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ), pelo convite para participar do lançamento da obra que resgata o pensamento de um dos maiores intelectuais de nosso tempo. 
 
   11. Milton Santos inspirou a criação dos territórios de identidade, foi o humanista que criticou ferozmente o modelo de globalização vigente e declarou o consumismo como o maior dos fundamentalismos”, declarou a senadora.

   12. Lídice destacou a importância de conhecer e difundir mais o pensamento desse baiano de Brotas de Macaúbas, que nos deixou uma obra singular e incomparável, que hoje é referência em todo o mundo. “Não seria exagero dizer que ele fundou uma nova geografia, reescrevendo os fundamentos dessa disciplina e ensinando uma nova forma de olhar e compreender o mundo”.

   13. Oferta de serviços e lançamento de estudo marcam 5ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico da Setre.

   14. O clima era de contentamento e de expectativa para 163 estudantes da rede estadual de ensino, nesta quarta-feira (23/4), no auditório do Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré. Os alunos receberam o certificado do curso Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública, em evento que contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. 

   15. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que formou a segunda turma pelo projeto realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

   16. “Todo jovem precisa aprender uma língua estrangeira, e o inglês abre muitos caminhos para os estudantes.

   17. O foco da Secretaria da Educação é, justamente, o estudante e o seu processo de aprendizagem, ampliando o horizonte cultural de cada um. Estamos trabalhando por uma educação que assegure a cada aluno o direito de aprender e de construir o ser percurso de aprendizagem como cidadãos autônomos”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

   18. Os estudantes estavam satisfeitos pela conclusão de mais esta etapa nos estudos. “Me sinto privilegiado. Não é sempre que temos essa oportunidade, e não é fácil chegar ao final deste curso

   19. Na minha opinião, aprender inglês é tão importante quanto concluir o ensino médio, e vai me ajudar muito na minha vida profissional, disse Patrick Lima, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris). 

   20. Aionã Oliveira Costa, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Estadual Ypiranga (Dois de Julho), também comemorava. “O curso abre portas e enriquece o currículo. É uma experiência para a vida toda”, disse.

   21. Questões práticas e atuais da atuação do Poder Público serão debatidas no XIV Congresso Brasileiro de Direito do Estado que se realizará em Salvador, no Bahia Othon Palace Hotel, entre os próximos dias 07 a 09 de maio. 

   22. Já confirmadas às presenças de renomados palestrantes que debaterão temas referentes ao exercício da autoridade e ás garantias básicas do cidadão no Brasil. Neste ano, o evento homenageará a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, aclamada por diferentes gerações de advogados e especialistas. 

   23. Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas no site www.direitodoestado.com.br/DE, ou pelos telefones (71) 2101-5246/08007075246.

   24. Dentre os temas que serão debatidos no evento destacam-se, “Audiências Públicas e participação no processo administrativo e legislativo: Questões práticas”, “Lei anticorrupção e Lei de Improbidade Administrativa:

   25. O que muda com a provação da Lei 12.846/2013?”,” Tribunais Superiores e Tributação”, Direito Tributário e Desenvolvimento: Políticas Públicas de Fomento e Serviços Públicos”, “Responsabilidade do Estado e Controle Público”, “Tributação e Direitos Fundamentais”, e “Eficácia das Garantias Fundamentais dos Administrados no Direito Público Brasileiro”.
 
   26. Dentre os palestrantes já confirmados estão: Carlos Ayres Britto (SE), Celso Antônio Bandeira de Mello (SP), Cleucio Santos Nunes (DF), Clovis Torres (RJ), Dalmo de Abreu Dallari (SP), Fernando Vernalha Guimarães (PR), Floriano de Azevedo Marques Neto (SP), Irene Patrícia Nohara (SP), Ministro Luis Roberto Barroso (RJ).

   27. E mais: Marco Aurélio Greco (SP), Maria Sylvia Zanella Di Pietro (SP), Maurício Zockun (SP), Patrícia Falcão (BA), Paulo Modesto (BA), Paulo Roberto Lyrio Pimenta (BA), Pedro Caymmi (BA), Ministra Regina Helena Costa (DF), Rita Tourinho (BA), Sacha Calmon Navarro Coelho (MG), Thiago Marrara (SP) e Weida Zancaner (SP).

   28. Já chegaram e estão estacionados no pátio do Gabinete da Prefeitura de Itaberaba três novos veículos adquiridos para a modernização e agilização de dois importantes órgãos municipais. 

   29. Os veículos são 3 Ford Ranger XLS, cor branca. Duas delas serão destinadas ao serviços de patrulhamento da Guarda Municipal, enquanto a outra irá para a Secretaria Municipal de Educação. Os veículos ainda serão plotados e emplacados antes de serem postos em atividade.

  30. Tramita na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei nº 6/2014, de autoria do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que institui obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas em todos os prédios (públicos e privados) da cidade. 

   31. De acordo com a proposta, as vistorias devem ter intervalo máximo de cinco anos para verificar condições de conservação, estabilidade e segurança e garantir, quando necessário, a execução das medidas reparadoras. Responsabilidade das vistorias fica com o proprietário do imóvel. 

  32. Odiosvaldo justifica sua proposta argumentando que prédios inteiros podem desabar por conta de apenas um andar com estrutura comprometida. “Não se trata de um problema pontual, exclusivo a determinado estado ou região, mas, sim, o que está ocorrendo é um caos de âmbito nacional”.

   33.Camaçari foi escolhida a cidade da Região Metropolitana para receber a terceira capacitação temática do projeto Previdência Assistência Articulando para interagir as Políticas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). A atividade acontece quinta-feira (24/04), das 8h30 às 17h, no auditório 4 da Cidade do Saber.

   34. A capacitação é voltada para integrantes da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e coordenadores do Cras (Centro de Referência de Assistência Social)  e Creas  (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de todas as prefeituras da Região Metropolitana.

  35. Durante o encontro serão abordados temas como seguridade especial, beneficio previdenciário, aposentadoria especial por idade, invalidez e tempo de contribuição, além de assuntos relacionados ao auxilio acidente, doença e reclusão.