Política

TIA ERON acompanha protesto de barraqueiros da orla na Semop

A edil intermediou o encontro nessa terça-feira
, da redação em Salvador | 16/04/2014 às 19:48
Eron (direita) e os barraqueiros
Foto: Divulgação

A vereadora Tia Eron (PRB) intermediou a reunião entre representantes de aproximadamente 40 barraqueiros da orla de Salvador com a Secretária Municipal da Ordem Pública, Rosema Maluf, na tarde dessa terça-feira, 15. Os comerciantes atuam há mais de dez anos em Piatã, Jaguaribi, Placaford, Itapuã (ruas K, L, J e O), Stella Maris e Flamengo e queixam-se de dificuldades financeiras por não terem recebido licença da prefeitura para trabalhar nas localidades.

Maristela Meneses, presidente da Associação de Defesa dos Interesses dos Consumidores do Estado da Bahia (Adic), representou o grupo e disse concordar com a determinação do juiz federal Carlos Dàvila por parte da prefeitura, mas pede uma solução alternativa para as essas pessoas não fiquem sem trabalhar. Segundo ela, o Município não contemplou seus representados na distribuição dos Kits de praia, fornecendo licença apenas para vendedores de bronzeador e de picolé.

Em sua opinião a Semop precisa reavaliar os critérios para as autorizações: “Não acredito que uma cidade que se prepara para a copa pode deixar seu povo com fome por causa de uma ordem federal que não pode ser revogada. Não vamos retroceder porque tenho certeza que se a prefeitura fizer um novo estudo vai convencer o juiz que nós temos direito a licença para trabalhar”.

Em resposta, Rosema incentivou o grupo a denunciar ao Ministério Público Federal os ilícitos no processo de entrega das concessões, acrescentou que sua secretaria dispõe de equipes de inteligência que atuam nas praias para detectar irregularidades. As colocações deixaram os barraqueiros com ânimos exaltados. Para eles essa equipe de inteligência devia ter atuado antes da entrega dos kits, para identificar quem realmente tem direito à licença.