Política

CPI da Petrobras é suspensa e tema foi o mais debatido na Assembleia

Veja opinião dos deputados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/04/2014 às 18:28
Rosemberg Pinto, líuder do PT na Assembleia
Foto: Bahia Todo Dia
  O Congresso Nacional (Senado) aditou a instalação da CPI da Petrobras e o tema, considerado pelo deputado Paulo Azi (DEM) como "Escândalo da Petrobras" foi mais debatido nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, do que o reajuste dos servidores.

  Azi destacou em plenário que o Brasil está estarrecido com esse novo "escândalo" no governo Dilma e enalteceu a coragem do líder do PT na Casa, deputado Rosemberg Pinto, de ainda defender a gestão de José Sérgio Gabrielli, hoje, secretário do Planejamento do governo Wagner.
 
  Para Rosemberg Pinto, o caso Petrobras não passa de uma armação da midia nacional, uma "mentira". Ainda segundo Rosemberg, "quem faz oposição ao governo da presidente Dilma é a grande midia que pauta a oposição", situando que a Petrobras vai muito bem. "A PF pode investighar, o TCU pode investigar. Nãpo há ilicitos na Petrobras", pondera Rosemberg enaltecendo o trabalho do ex-presidente José Sérgio Gabrielli.
  
   Já o deputado Pauylo Azi situa que o ponto-de-vista do lider petista está complementamente equivocado, uma vez que, o fato sobre as irregularidades na compra da refinarua de Passadena (Texas, EUA) foram denunciados pela própria presidente Dilma, "do seu punho", a qual, em nota oficial disse que a decisão de adquirir a refinaria que valia US$42 milhões e saiu por US$1.3, foi por "decisão inconsistente e falha".
  
   No entendimento do deputado Elmar Nascimento, DEM e lider das oposições, o PT "aparelhou" a Petrobras e onde este partido põe as mãos dá-se terra arrasada. Segundo Elmar, "é só verificar o caso Petrobras e o que está acontecendo com CBPM/BA e a EBDA, antes órgãos importantes na estrutura do estado, hoje, capengando.
  
   Rosemberg Pinto, no entanto, situa que a questão Petrobras está sendo encarada como um "debate oportunista", tanto que "essas pessoas que aqui estão repercutindo esse caso, são de partidos que tentaram acabar com a Petrobras. Rosemberg diz que vai sugerir a Assembleia Legislativa uma sessão especial, uma audiência pública, para tratar Passadena e outros casos da Petrobras de maneira responsável e num debate de alto nível.
 
   O deputado Azi destacou que estará pronto para o debate e que somente Rosemberg consegue defende Petrobras. "Nem o governador dele (Wagner) conseguiu e não ficou nem de um lado (Dilma); nem do outro (Lula) e se manteve em cima do muro", quando falou sobre esse tema.