Política

PT cria comissão faz de conta para referendar nome de Rui Costa 2014

Convidados pelo governo da província de Chongqing, uma das mais importantes da República Popular da China e Cidade Irmã da Bahia, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/09/2013 às 18:03
Urubus no Anel Viário de Brumado são um perigo constante. Ó paí sêo prefeito!
Foto: Brumado Noticias
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O PT quer passa a idéia de um partido democrático e criou uma comissão, instalada com o objetivo de coordenar o processo de sucessão ao Governo do Estado para chegar a um nome de consenso e promoveu uma reunião com café da manhã na sede do partido no Rio Vermelho. 

   2. Integram a comissão o presidente, Jonas Paulo, o secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto, representando a bancada estadual, o deputado federal Luiz Alberto, representando a bancada federal, e o secretário de Organização, Everaldo Anunciação.

   3. "A ideia de criar esta comissão é para permitir que todos os pré-candidatos tenham espaço dentro do Partido, respeitando sempre a opinião e a preferência de todos. Hoje, compreendemos que todos apresentam condições iguais de disputa para suceder o Governador Jaques Wagner em 2014", declarou o líder do PT, deputado Rosemberg Pinto. 

   4. Ora, todo mundo no meio política sabe que o candidato a governador do PT será Rui Costa, ungido pelos santos óleos do governador Wagner, a quel já representa em várias solenidades, entrega tratores e equipamentos pelo interior, assina ordens de serviços e assim por dia. 

   5. A Comissão, portanto, é inóqua, um faz de conta. Todo mundo no meio político também sabe de antemão que o novo presidente do PT será Everaldo Anunciação, também candidato de Wagner e Rui.
                                                             **********
   6. O Ciclo Salvador de Cinema cresceu em 2013.  A quarta edição do projeto acontecerá em duas semanas de cursos gratuitos para interessados em conhecer, discutir e, sobretudo, aprimorar a realização do audiovisual na cidade.

   7. Preocupada em selecionar nomes reconhecidos na área e cursos de relevância, a curadoria do Ciclo oferecerá cursos de Financiamento do Audiovisual (Raquel Leiko), Cinema Documentário (Aly Muritiba  e Henrique Dantas), Direção de Fotografia (Matheus Rocha  e Ivo Lopes Araújo), Cinema de Baixo Orçamento (Helvécio Marins Jr., Marília Hughes e Luana Melgaço) e Roteiro para Série de TV (Thiago Dottori e Newton Cannito) e Curadoria para Festivais de Cinema (Cleer Eduardo). O Ciclo será realizado de 5 a 17 de novembro, na Caixa Cultural Salvador. 

   8. Moradores de Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador, e região serão beneficiados com uma série de ações do governo estadual, como a implantação da Avenida 29 de Março, duplicação da Avenida Gal Costa e construção de um restaurante popular. Os projetos foram apresentados neste sábado (21), durante o seminário Cajazeiras em Movimento, no Colégio Estadual Eduardo Bahiana (Fazenda Grande II), em Salvador.

   9. O encontro, promovido pela Frente Popular Institucional de Cajazeiras (Fepic), tem o objetivo de organizar e mobilizar a comunidade em busca de melhores políticas públicas. “Este seminário é a realização de um sonho. Estamos nos reunindo desde março deste ano para buscarmos conquistas para região. É necessário que cada um de nós pense Cajazeiras como um bem comum”, disse o secretário da Fepic, Edmundo Ferreira.

   10. De acordo com o titular da pasta de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, esta é mais uma iniciativa do governo para estreitar a relação com a sociedade. “Estamos partindo do principio de que a sociedade precisa se organizar e isto está sendo feito através da Fepic. Nós, do governo, estamos aqui para dialogar com as diversas entidades representadas”.

   11. Pneus, entulhos e restos de animais estão sendo despejados às margens da BR-030, no anel viário, em Brumado. A reportagem do site Brumado Notícias flagrou na tarde deste sábado (21) dezenas de urubus na pista. As aves estão sendo atraídas pelos restos de animais espalhados pelo local. 

   12. Ao que tudo indica, a carniça foi descartada após uma desossa. A situação oferece risco aos condutores, pois os mesmos são pegos de surpresas pelas aves de rapina, que voam na direção dos veículos.

   13. Famílias da Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, localizada no município de Entre Rios, terão em mãos a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que identifica o agricultor familiar e garante o acesso às políticas públicas dos governos federal e estadual. 

   14. O anúncio foi feito  pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que se reuniu no escritório central em Salvador, com representantes da comunidade, que é composta por aproximadamente 120 famílias que vivem, basicamente, da produção de farinha e agricultura de subsistência.

   15. Segundo o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Agricultura (DDA), Samuel Feldman, a EBDA desenvolve trabalhos com diversas comunidades quilombolas em toda a Bahia, com o objetivo de assegurar que a população tradicional possa fornecer a sua produção, preservar sua cultura e raízes, e ter uma melhor qualidade de vida.

   16.  Por isso, além de emitir a DAP a empresa também prestará Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) qualificada e orientação para elaboração de projetos de crédito.

   17. Blogo da Feira: Um grupo de 40 vaqueiros,acompanhados do  antropólogo Washington Queiroz, seguem de ônibus paraVAQUEIRO Brasília neste domingo, às 15h, para acompanhar, na próxima terça, dia 24, a votação no Senado sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro no Brasil.

   18. Segundo o professor Washington Queiroz, autor da pesquisa Histórias de Vaqueiros – Vivências e Mitologia e de quatro livros sobre a história dos vaqueiros baianos, a regulamentação da profissão terá validade nacional, abrangendo desde o Nordeste, até aqueles que atuam na Ilha de Marajó, no Pantanal, nos Pampas Gaúchos e em qualquer outra região do país onde exista trabalho com gado.

   19. Blog da Feira: O Dia Municipal da Beleza Negra e do Sacerdote e da Sacerdotiza das Religiões de Matriz Africana vão ser comemorados em sessão solene pela Câmara Municipal na próxima sexta-feira (27) com a presença de diversas autoridades relativas a questão do negro em nível nacional e estadual.

   20. A professora doutora Lindinalva de Paula da Secretária Nacional de Promoção a Igualdade Racial (Sepir) em Brasilia e também Presidente da recém criada Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia fará a palestra da noite. Também estarão presentes o Dr. Silvio Passos Humberto, diretor presidente da Fundação Steve Biko e Marcio Sherrer representando o Povo de Santo.

   21. Durante a solenidade, haverá entrega de certificados aos participantes e homenagem a  três personalidades  de destaque  do Povo de Santo  e do Movimento Negro de Feira de Santana.

   22. Convidados pelo governo da província de Chongqing, uma das mais importantes da República Popular da China e Cidade Irmã da Bahia, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria da Agricultura (Seagri), Jairo Vaz, seguiram no sábado (21) em viagem para a China e Portugal, chefiando uma comitiva formada por 11 líderes de associações de produtores (que custeiam suas despesas), estando entre eles os prefeitos de Luis Eduardo Magalhães e de Barreiras. 

   23. Em Chongqing, o secretário vai concretizar acertos iniciados desde 2011, em viagens anteriores, com indústrias têxteis chinesas para a implantação de uma indústria têxtil no Oeste baiano. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão, com fios de alta qualidade, mas ainda não possui uma grande indústria processadora.

  24. De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Camaçari gastou R$ 26 milhões com a coleta de lixo. A capacidade de investimento do município vai de encontro aos problemas enfrentados pela Limpec ( Limpeza Pública de Camaçari), onde os terceirizados estão com salários atrasados, o fornecimento de combustível foi suspenso, os caçambeiros não recebem pagamento e falta material de expediente. 

   25. Para fechar o pacote de serviços que não funcionam, moradores de bairros como Phoc, Gleba E, Gleba C e Parque Verde têm denunciado o acúmulo de lixo e entulho nas ruas. Para o presidente estadual do PTN, Maurício de Tude, a Limpec precisa de um “saneamento” na sua gestão. “ 

   26. A população quer saber onde esses recursos foram aplicados, já que o dinheiro foi gasto e o órgão enfrenta sérias dificuldades. Até o plano de saúde dos servidores está ameaçado de suspensão. Talvez seja por causa do modelo familiar de gestão. No governo anterior, uma prima do prefeito Ademar(PT) comandava a Limpec, agora quem administra é um sobrinho do ex-prefeito Caetano(PT)”, provocou.