Política

POLÍTICOS baianos de olho em Ondina pedem proteção ao Senhor do Bonfim

Todos (ou quase todos) os pré-candidatos a governador, em 2014, participaram do cortejo ao Bonfim
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/01/2013 às 17:59
Geddel Vieira Lima, Lúcio Vieira Lima e ACM Neto durante cortejo
Foto: VP
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Os politicos baianos adoram as festas populares, em especial, Bonfim, Carnaval e 2 de Julho para testarem suas popularidades. Hoje, no cortejo do Bonfim, todos eles (digo, pré-candidatos a governador, em 2014) estavam por lá, salvo o ex-prefeito João Henrique, o qual está a anunciar a gravidez de sua esposa Tatiana Paraíso e, portanto, em alfa. Mas, de fato, quem bombou foi ACM Neto, o qual não quer nem ouvir falar em Ondina.

2. Outros querem, mas, não falam. “Este é o momento dos baianos se unirem pela fé e pela paz. Que Deus possa abençoar a todos nós para que continuemos cumprindo nosso dever pelo bem do povo da Bahia”, afirmou Otto Alencar, governador em exercício. Tá certo. Quem sabe fazer a hora acontece. Quem não sabe, como cru.

3. Curioso é que o anjo de São Gabriel, no caso o presidente do PSD, deputado Alan Sanches, por coincidência o mesmo partido de Otto, disse no cortejo que é prematuro falar em sucessão, mas, de qualquer sorte, seu candidato é o da base Wagner, preferencialmente Otto.
 
4. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, PDT, declarado pré-candidato não saiu no bloco comandado pelo presidente Alexandre Brust e fez cortejo solo. Encontrou com a primeira dama, senhora Fátima Mendonça, e desejaram paz à Bahia.

5. Para Fátima Mendonça, o ano começa com a Lavagem do Bonfim. “É o batismo para a nossa cidade. Esta é a caminhada mais linda do mundo, porque simboliza a paz”.

6. O secretário Rui Costa, diz-se, preferencial de Wagner fez cortejo solo. O secretário Gabrielli, outro possível pré-candidato está na China e o senador Pinheiro, evangélico assumido, não ví no cortejo. Agora, Luiz Caetano estava com a deputada Luiza Maia, a mil por hora.

7. O ex-ministro e atual diretor da Caixa, Geddel Vieira Lima e seu irmão Lúcio Vieira Lima caminharam com Neto e com o blocão do PMDB. A senadora Lidice da Mata (PSB), a qual também ensaia uma pré-candidatura a governador, deu a partirda no bloco das autoridades e se distanciou do grupo PSB.

8. O primeiro grupo político a subir a Colina Sagrada e pedir a bênção do Senhor do Bonfim foi o PTB. Liderado pelo deputado federal Antonio Brito e pelo seu pai, o vereador Edvaldo Brito, a comitiva saiu à frente dos blocos do governo do Estado e da Prefeitura por um motivo especial: o 44º aniversário do presidente municipal da legenda (Antonio Brito).

9.“Saímos na frente de todos. Vou ser o primeiro a rezar pela paz e pela saúde. Não só minha, mas de toda Bahia”, comentou o animado deputado, seguido por cerca de 400 correligionários de todas as regiões do Estado.
 
10. Segundo Benito Gama, presidente do PTB, seu partido vai definir ainda no segundo semestre de 2013, qual posição tomará sobre a sucessão baiana. Benito diz que não vai ficar esperando como em anos anteriores e a posição será bastante clara.