Política

VALENÇA e Baixo Sul são cercados de rios e falta água para populações

O cartunista brasileiro Carlos Latuff, autor de ilustrações críticas a Israel pelo conflito com os palestinos, integra a lista das dez organizações ou pessoas mais antissemitas do mundo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/12/2012 às 10:58
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A falta de água na cidade de Valença, na região do Baixo Sul, traz a tona a necessidade de uma melhor gestão dos recursos hídricos, já que a Área dispõe de vários rios, como o Una, que tinha até hidroelétrica  para  mover a Cia de Tecidos, o Jequiriça e Graciosa, sem falar dos menores.

  2. A solução e o recomposição da mata ciliar dado o avanço do processo do asseoramento dos leitos, diminuindo o volume veiculado em tempos de estiagem, não sendo recomendável o descarte dos mananciais, para buscar alternativas longínquas, como estão adotando com Guanambi, Irecê e falam também de Senhor do Bonfim, todas captadas no rio São Francisco, a mais de 100/200 kms.

  3. Quando tomar posse o novo prefeito da capital precisa dar um jeito no crime que estão praticando com estacionamento de veículos sobre a grama no canteiro central da orla, no trecho de Piatã,  embora o estacionamento concedido pela PMS fique vazio dada a escorcha da tarifa praticada de R$ 4 por hora.

   4. Alias, deve haver um enquadramento nesta associação de guardadores, já que todo consegue um colete e vem cobrar pedágio em qualquer local.

   5. Para quem conhece como funciona as casas legislativas no Brasil, a questão da votação do titulo de ‘cidadão baiano’ para o ministro Joaquim Barbosa não depende da decisão do presidente da casa, porque o plenário e soberano em dispensar formalidades regimentais, já que foi quem aprovou o regimento interno.

   6. Diz-se que o plantão dos jornalistas na passagem do ano novo será nas cercanias da casa de um publicitário, em Marau, para cobrir que vai comparecer, pois foram convidados ate promotores baianos e outras personalidades.

   7. Será que neste verão vai acontecer o primeiro ‘caladão’ brasileiro

   8. Afinal, a Agencia Nacional de Telecomunicaões – ANT proibiu as operadoras de fazerem promoções e aumentarem o trafego de chamadas.

   9. Será que não vai aparecer ninguém para patrocinar a candidatura da baiana Eurides Fagundes, de 118 anos, como pessoa mais velha do mundo junto ao  Guinness World Records, que  reconheceu  o japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos, como a pessoa mais velha do mundo, após a morte da norte-americana Dina Manfredini, também de 115 anos

   10. Kimura passa a maior parte do dia em sua cama, embora ainda coma três vezes por dia com o restante de sua família, com a qual compartilha o mesmo menu, segundo asseguram seus parentes, tendo, desde março de 2011, sido  considerado a pessoa mais idosa do Japão.

  11. O Japão é um dos países com maior esperança de vida no mundo e que no ano passado registrou o recorde de mais de 30 milhões de habitantes ac ima dos 65 anos, ou seja, 24,1% de sua população, sendo que, dos maiores de 100 anos superaram, pela primeira vez na história do país, a marca de 50 mil cidadãos.

  12. Enquanto isso, dona Eurides vive perfumada, unhas feitas, roupa florida e lacinho no cabelo na Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (Asgap), no bairro da Cidade Nova, em Salvador, embora, por conta da idade, ande devagar, escuta com dificuldade e fale baixo,  gostando  mesmo de posar para fotos, de conversar, assistir futebol, o Jornal Nacional e o Domingão do Faustão.

   13. O segredo para viver tanto ela diz que não sabe, mas conta como foi um pouco da vida até agora, achando   que é porque  sempre me alimentava bem, fazia minha comida, aquele pirão de caranguejo, êba", embora não possa comer as refeições preferidas, como o pirão de caranguejo, para manter a saúde.

  14. O Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer, que deu origem à Asgap, foi criado em 1993, sendo que, dois anos depois, a associação começou a funcionar para dar assistência a pacientes com câncer que moram no interior da Bahia, estando localizada na Ladeira do Ipiranga, n° 128, no bairro de Cidade Nova,  é mantida com doações e pelo trabalho de voluntários, tendo  capacidade para acolher 80 pacientes, que só podem ficar no local com acompanhante.

  15. O cartunista brasileiro Carlos Latuff, autor de ilustrações críticas a Israel pelo conflito com os palestinos, integra a lista das dez organizações ou pessoas mais antissemitas do mundo, publicada  pelo centro de defesa dos direitos humanos Simón Wiesenthall,  aparecendo  logo na terceira posição, atrás apenas do líder Mohammed Badie, guia espiritual do partido islâmico egípcio Irmandade Muçulmana e que acusou os judeus de "disseminar a corrupção pelo mundo", e do presidente iraniano, Mahmud Ahmadineja d, que propôs em várias ocasiões "riscar o Estado Hebreu do mapa".

   16. A  colocação tem relação com um desenho  publicado no site Huffington Post,  que mostrava o premiê israelense, Benjamin Netanyahu torcendo uma criança árabe, de onde saíam votos com o nome do premiê para uma urna, sendo criticado pelo rabino Marvin Hiers, do Centro Simon Wiesenthal.

   17. Abaixo de Latuff, na quarta posição da lista negra, estão os torcedores do futebol europeu por seus cantos contra a equipe do Tottenham Hotspur, que tem sede no tradicional bairro judeu de Londres, os quais, em uma recente partida contra o West Ham United,  cantaram "Adolf Hilter vem aí e vai ter câmara de gás", imitando o ruído do gás fluindo.

   18. A lista traz ainda o partido ucraniano de direita Liberdade (Svoboda); o partido grego nacional socialista Amanhecer Dourado e o partido de extrema direita húngaro Jobbik, fechando  o "top ten" antissemita Jakob Augstein, editor da revista alemã Der Freitag e colaborador da Spiegel, e o americano muçulmano Louis Farrakhan.

   19. Uma vacina contra o vício em cocaína deve estar pronta para ser usada em hospitais em até três anos, segundo um dos principais pesquisadores do projeto para desenvolver o produto nos Estados Unidos, o professor de psiquiatria da Universidade Baylor de Medicina, Thomas Kosten, sendo que o  tratamento tem função terapêutica e não "previne" o vício, mas fortalece o sistema imunológico do dependente e ajuda a combater o uso da droga.

   20. O princípio da vacina é o de vincular uma quantidade bem pequena da droga a uma proteína inofensiva, fazendo com que a substância resultante da combinação, ao ser injetada no organismo do viciado, produza em  seu sistema imunológico  anticorpos contra a cocaína e a proteína, os quais  'seguram' a cocaína no sangue e evitam que ela chegue ao cérebro, prevenindo efeitos da droga, como euforia.

   21. Os testes, até agora, indicaram que 40% dos vacinados tiveram redução no uso da cocaína, devendo a vacina, após receber as aprovações necessárias do governo dos EUA,  estar disponível também em farmácias e  também vai servir contra o vício em crack, com  o tratamento exigindo cinco rodadas de injeções ao longo de 12 semanas, para que sejam produzidos anticorpos em nível adequado, ficando necessário uma nova aplicação a cada três meses, para fortalecer o sistema imunológico do dependente.

   22. Fortaleza é a cidade do Brasil como o maior número de candidatos aprovados nas escolas militares do país neste ano, com um total de  43 estudantes aprovados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tendo ficado  à frente de São Paulo, com 12 aprovados,  Rio de Janeiro, com 10 aprovados,  quatro  de Belo Horizonte, Brasília e Recife com 3 aprovados e dois de Salvador, sendo que  as escolas de São José dos Campos, onde fica o ITA, aprovaram 41 alunos.

   23. O ITA  é um dos concursos mais concorridos do Brasil entre alunos que concluem o ensino médio, com quase 7.300 concorrentes  para disputar as 130 vagas para os cursos de graduação em engenharia do instituto, considerado um dos melhores do país, sendo que as  provas do vestibular ocorreram entre os dias 11 e 14 de dezembro em 22 cidades e capitais do país.

   24. De acordo com o ITA, a nota de corte foi de 68, sendo que  a contabilidade  foi feita através de um cálculo que levou em consideração a parte de teste e dissertativa que gerou uma média que excluiu o inglês, com   nota mínima de 40 por matéria, embora,  em 2012, a nota de corte tenha sido  de 70, devendo o instituto definir se haverá  uma segunda chamada, a partir das dessistencias.

   25. Mais de 400 passageiros e tripulantes que viajavam em dois cruzeiros em transatlânticos de luxo no Caribe, durante o Natal, foram afetados por vômitos e diarreia, provocadas possivelmente por uma infecção por norovírus, informaram neste domingo os serviços de saúde dos Estados Unidos, sendo que análises de laboratório estão em curso  para determinar a origem dos agentes patógenos responsáveis pela gastroenterite, mas o mais provável é um norovírus, altamente contagioso.

   26. Os dois navios, o 'Queen Mary 2' da empresa Cunard e o 'Emerald Princess' da empresa Princess Cruises, anunciaram a epidemia de gastroenterite aos serviços de saúde competentes, de acordo com as regras vigentes que obrigam as companhias a informar as autoridades quando mais de 2% dos passageiros e tripulantes foram afetados por uma doença, sendo que uma epidemia similar afetou no início do mês o 'Oriana', da P&0, durante um cruzeiro de 10 dias no Báltico, com  trezentos dos 1.843 passageiros  afetados pela doença.