Saúde

Encontro aberto ao público discute sobre cirurgia bariátrica

Evento é dirigido a pessoas que sofrem de obesidade e outras doenças associadas
Tasso FrancoCarolina Campos , Salvador | 23/04/2015 às 14:53

Para esclarecer dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, o NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) promove na próxima quarta-feira, 29 de abril, às 18h30, seu encontro mensal aberto a pacientes que vão passar pelo procedimento ou desejam realizar a cirurgia. O evento será realizado na Avenida ACM, Edifício Empresarial Thomé de Souza, 5º andar, nº 3244,  Caminho das Árvores, em Salvador. Informações e inscrições podem ser feitas através dos números (71)  3235-1962 ou (71) 3235-1342.

No encontro, profissionais da equipe médica multidisciplinar esclarecem as dúvidas dos pacientes. “Promovemos esse encontro porque é uma oportunidade que o paciente tem de tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e de estar em contato com profissionais de diversas áreas, que são fundamentais antes, durante e depois da realização da cirurgia”, afirma Erivaldo Alves, cirurgião bariátrico e diretor do NTCO.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, há atualmente 30 milhões de pessoas obesas no Brasil e 95 milhões com excesso de peso. O país ocupa o segundo lugar no mundo no ranking da cirurgia bariátrica, ficando atrás apenas dos EUA. Cerca de 40 mil pessoas no Brasil são submetidas anualmente à cirurgia bariátrica.

Segundo o médico Erivaldo Alves, a cirurgia bariátrica é bastante segura, mas apresenta riscos como qualquer procedimento cirúrgico. “Cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente. A análise do paciente envolve vários exames clínicos e laboratoriais. É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório e os hábitos que terá que adotar após a cirurgia”, esclarece.