Saúde

Gêmeo siamês que sobreviveu a cirurgia sai de UTI para ir a clínica

Heitor Brandão, 5, deixou o hospital por cerca de duas horas, em Goiânia.
Ele se recupera de separação do irmão Arthur, que não resistiu e morreu.
Da Redação , Salvador | 06/03/2015 às 10:46
Garoto ainda está em estado grave
Foto: Facebook
    Ainda é grave o estado de saúde do menino Heitor Ledo Rocha Brandão, de 5 anos, siamês de Riacho de Santana que foi operado em Goiânia. Ele saiu pela primeira vez do Hospital Materno Infantil (HMI), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ir a uma clínica especializada, também na capital. Ele retornou ao HMI após aproximadamente duas horas.

  Segundo boletim médico o paciente respira com auxílio de oxigênio inalatório, não apresenta febre e se alimenta por dieta líquida e pastosa via oral. A unidade não tem previsão de alta para Heitor.

   A visita do garoto à clínica teve como objetivo a realização de um tratamento que deve reforçar a cicatrização da cirurgia. Nas redes sociais, o pai do menino, o professor Delson Brandão, postou fotos de Heitor em uma câmara de oxigênio.

   A cirurgia de separação de Heitor e o irmão Arthur Brandão ocorreu no dia 24 de fevereiro e durou cerca de 15 horas. Arthur morreu três dias depois, após sofrer duas paradas cardíacas.

   Natural de Riacho de Santana, cidade do interior da Bahia, a mãe dos siameses veio a Goiânia um mês antes do nascimento dos filhos para que eles tivessem acompanhamento desde o parto, em maio de 2009. Após o nascimento, ela voltou para a terra natal por um período e, desde 2010, mora em Goiânia com os siameses. O marido e a filha mais velha, de 7 anos, continuaram no Nordeste.