Saúde

Hospital Santa Izabel inaugura novos equipamentos e amplia oncologia

Hospital Santa Izabel inaugura novos equipamentos
tecnológicos e amplia atuação na área de oncologia pediátrica
Zeca Montal , Salvador | 16/12/2014 às 14:20

O atual processo de expansão e qualificação da assistência do Hospital Santa Izabel (HSI) está registrando neste mês de dezembro importantes avanços. Na terça-feira (16), às 17 horas, entram em operação os novos equipamentos de ressonância magnética e gamma câmara. Já no dia 19, às 17 horas, serão inauguradas as novas instalações do Unidade de Oncologia Pediátrica Erik Loeff, ocasião em que também será apresentado o novo equipamento de Hemodinâmica. 

Ao reforçar seu parque de bioimagem com equipamentos tecnológicos de última geração, o Hospital Santa Izabel amplia de forma significativa o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, conveniados de operadoras de saúde e particulares. A expectativa é que com a  operacionalização dos novos aparelhos a capacidade de realização seja dobrada. O número de atendimentos que são feitos anualmente nos equipamentos já existentes é expressivo. São 7.500 exames na gamma câmara e 6 mil na ressonância magnética  

O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, ressalta a importância dos investimentos feitos de modo planejado no Santa Izabel para disponibilizar à comunidade baiana tecnologia avançada aliada à alta capacitação do quadro de profissionais. “Ao expandir e qualificar serviços, captando novos investimentos para cuidar com qualidade e calor humano de cada paciente, o Hospital Santa Izabel mantém atualizada a sua secular trajetória de contribuição para o bem estar da população”, disse o provedor. 

Os investimentos no Hospital Santa Izabel também contemplaram o Serviço de Hemodinâmica, que é um dos mais demandados e conceituados do país para realização de cateterismos diagnósticos e terapêuticos. Os pacientes contarão  com mais um moderno equipamento, considerado o primeiro, totalmente digital, a entrar em operação no Norte e Nordeste. 

Os novos investimentos do HSI também são destacados pelo diretor |Técnico Assistencial do Hospital Santa Izabel, Ricardo Madureira. Segundo ele, o hospital vem buscando se modernizar para acompanhar as inovações tecnológicas na área da saúde, ampliando as possibilidades em relação aos procedimentos de maior complexidade e as chamadas intervenções minimamente invasivas.

Assistência integral -  Na área de oncologia pediátrica, o Hospital Santa Izabel já está integralizando a assistência multidisciplinar e humanizada aos pacientes. Para tanto, promoveu uma intervenção completa na Unidade de Oncologia Pediátrica Erik Loeff, com reforma da enfermaria e da unidade de internação. Também investiu progressivamente em uma série de ações que ampliou o serviço - praticamente duplicou a capacidade de atendimento - e deu mais segurança e qualidade à assistência prestada. 

A Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Izabel conta com equipe multidisciplinar formada por oncologisitas, onco-hematologistas pediátricas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, odontólogos e pedagogos. "Estes profissionais atuam nas atividades ambulatoriais e hospitalares", diz a médica responsável, Flávia Nogueira. 

Ela explica ainda que o Serviço, que é um dos mais completos da capital baiana, atende paciente do SUS, assegurados de operadoras de saúde e particulares. "Além da terapêutica, buscamos possibilitar a construção do conhecimento em diversos contextos: humanização da assistência, sociabilidade, educação, arteterapia, música e ludicidade", afirma Flávia Nogueira.