Saúde

Médico falso atuava em Centro Municipal da Boca do Rio e é preso

Que loucura. O 'médico' saiu do Posto de Saúde para a penitenciária
SSP , Salvador | 15/12/2014 às 18:45
Um médico de Rondônia diplomado na Bolívia, mas que não tinha o diploma validado pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil, foi preso em flagrante no 12º Centro Municipal de Saúde, na Boca do Rio, na madrugada desta segunda-feira (15), quando prestava atendimento de emergência naquela unidade, utilizando indevidamente a inscrição no CRM de um médico baiano. 

Wendel Carlos Anastácio Alves, de 39 anos, teve acesso à unidade de saúde por meio de uma médica que havia conhecido no interior do estado e, para a qual, se prontificara a substituí-la em um plantão, naquele CMS.

Autuado em flagrante por exercício ilegal da Medicina, estelionato e falsificação de documento, ele havia sido denunciado na 9ª Delegacia Territorial (DT), no dia 2 deste mês, pelo titular do CRM que vinha utilizando para clinicar. A delegada Rogéria Araújo, titular da 9ª DT/Boca do Rio, já o conduziu para o presídio.

Ao ser preso, Wendel portava dois carimbos com nomes e CRM de outros profissionais, além de documentos de várias prefeituras do interior baiano, visivelmente falsificados. “Esses documentos, intitulados ‘declaração’, informavam que ele trabalhava em hospitais nas cidades de Biritinga, Serrinha, Cabaceiras do Paraguaçu, Dias D’Ávila, Cachoeira e Maragogipe, entre outros”, afirmou a delegada.

A médica que fora substituída por Wendel em seu primeiro contato com o 12º CMS será ouvida na delegacia. O segundo plantão dele naquele centro de saúde começou às 19 horas de domingo (14), tendo a equipe da própria unidade conseguido localizá-lo pelo telefone celular, para substituir  outro médico ausente.  A investigação conduzida pela 9ª DT vai apurar como Wendel vinha sendo remunerado pelos plantões e se há irregularidades nesse procedimento.