Saúde

PEDIATRIA: Sobape realiza o 1º Curso de Vigilância do Desenvolvimento

Veja como participar
Elieser Santos , Salvador | 01/09/2014 às 18:45
Proporcionar a pediatras os conhecimentos necessários para o acompanhamento seguro do desenvolvimento das crianças que passam pelos seus cuidados. É com essa proposta que a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) realizará nos dias 17, 18 e 19 de setembro, o 1º Curso de Vigilância do Desenvolvimento. 

As vagas são limitadas e o investimento é de R$250. As inscrições podem ser feitas na sede da Sobape ou pelo telefone (71) 3341-6013. Também é possível efetivar a inscrição através de depósito bancário no Bradesco em nome da Sociedade Baiana de Pediatria (agência: 3646-3 / conta corrente: 65.202-4).

A atividade, que será realizada no auditório da Sobape, é uma iniciativa do Departamento de Pediatria do Comportamento e do Desenvolvimento e contará com a participação da especialista em Desenvolvimento Infantil e professora de pediatria da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Amira Consuelo, e da pediatra baiana consultora do Ministério da Saúde em Aleitamento Materno, Margareth Hamdan.
 
Material e metodologia
 
Os alunos receberão manual de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI para crianças de 0 a 6 anos, kit com instrumentos para avaliação do Desenvolvimento Infantil e textos sobres os temas abordados.

A programação do curso inclui a discussão de casos clínicos, seguida de exposição teórica, e avaliação prática em alguns ambulatórios, com situação de crianças normais, crianças com risco e crianças com alterações do desenvolvimento.

De acordo com a pediatra e coordenadora do Departamento do Comportamento e do Desenvolvimento da Sobape Rozana Teixeira, "os primeiros anos de vida são ideais para o estabelecimento de condutas e hábitos saudáveis que poderão prevenir considerável número de doenças que acometem o indivíduo na idade adulta".

Dra. Rozana explica que é nessa fase que o tecido nervoso tem maior crescimento e, portanto, "está mais susceptível a agravos que podem deixar sequelas que penalizarão o indivíduo ao longo de toda sua vida". E devido à plasticidade cerebral, "é também o período ideal para estimular áreas cerebrais que poderão suprir áreas lesadas por motivos diversos", conclui.