Miudinhas
Tasso Franco
08/06/2017 às  19:35

MAIORIA do TSE não coloca delação da Odebrecht no julgamento de Teme

Vereador Carlos Suica (PT) diz que as empresas continuam tratando mal os terceirizados contratos pelo Estado e PMS


   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Quatro dos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicaram na sessão iniciada nesta quinta-feira que não vão considerar como provas no julgamento da chapa Dilma–Temer as delações premiadas da Odebrecht e do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, bem como seus depoimentos como testemunhas ao TSE. 

   2. Uma das questões preliminares apresentadas pelas defesas da petista e do peemedebista, a consideração ou não das revelações dos delatores é o ponto-chave da ação na Corte eleitoral e sua rejeição, caso confirmada nos votos, facilitará a absolvição de ambos.

   3. Seguindo a posição do ministro Gilmar Mendes, diversas vezes explicitada por ele nas sessões, mesmo sem seu voto, os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho, disseram-se contrários à admissão das delações como prova. 

   4. Diante do pedido do relator, Herman Benjamin, para que se manifestassem “com clareza” sobre se a Odebrecht poderia ou não ser investigada, Nunes Maia e Gonzaga deram apenas indicativos do posicionamento, enquanto Vieira de Carvalho antecipou seu voto.

   5. Favorável ao aproveitamento das delações no julgamento, Benjamin foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux e Rosa Weber em suas manifestações prévias aos votos.

   6. Previsão de que o julgamento pode ir até domingo próximo.
  
                                                                *****
   7. Em audiência pública promovida pelo deputado federal Bacelar (Podemos-BA), nesta quinta-feira (8), na Câmara, foi discutida a medida do Ministério da Educação que retira as expressões “questões de gênero” e “orientação sexual”, da nova versão da Base Nacional Comum Curricular. O evento reuniu representantes do MEC, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da União Nacional LGBT e professores.

  8. Bacelar voltou a criticar a decisão do ministério, que, segundo ele, afronta princípios constitucionais e acordos internacionais. “Reconheço que a educação tem avançado significativamente, mas suprimir estas expressões é um retrocesso inaceitável”, afirmou.

  9. O Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), Cláudio Dourado, elogia a rapidez e agilidade dos rodoviários e classe patronal para a chegada de um acordo em relação à campanha salarial 2017. 

   10. Ele aproveita para informar que encaminhou um ofício às empresas prestadores do serviço de transporte coletivo na cidade, para que cumprissem o que determina a legislação, mantendo a frota mínima circulando, “mas infelizmente os motoristas foram impedidos de sair por conta dos bloqueios”.

   11. E completou informando que no período da manhã toda paralisação foi monitorada pela equipe da Sesttran. “Estamos feliz que todos chegaram a um acordo antes do início da tarde. Por volta do meio-dia os ônibus já estavam circulando na cidade”.

   12. O líder do PT na Câmara de Vereadores de Salvador, vereador Luiz Carlos Suíca, usou a tribuna, nesta quinta-feira (8), para cobrar resolução nas negociações com os trabalhadores terceirizados dos governos municipal e estadual e denunciar empresas irregulares prestadoras​ de serviço. 

   13. “As empresas terceirizadas não estão negociando e não querem dar o reajuste salarial dos trabalhadores e trabalhadoras. Resolveu a questão dos vigilantes, acabou a greve, mas está faltando tratar dos outros setores, que são muitos”, salienta.

   14. Nesta tarde de quinta-feira (8), alunos da Escola Batista Bíblica, sediada no bairro de Campinas de Pirajá, visitaram a Câmara Municipal de Salvador. Divididos em dois grupos, 65 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental percorreram o Memorial, vivenciando uma aula prática de história.

   15. “Aqui existe a possibilidade de ampliação do aprendizado da história do Brasil e de Salvador, o lugar onde eles estão inseridos. É importante que se apropriem desses espaços públicos”, salientou Nainalva Reis, professora de História da instituição e ex-estagiária do Memorial da Câmara.

   16. Alertando para a necessidade de mais atenção com o meio ambiente, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou a obra do governo do estado que pretende canalizar o rio Jaguaribe, em Salvador. 

   17. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado apelou para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Conder, órgãos do governo responsáveis pelo projeto não avancem na obra de macrodrenagem que devem matar o rio, segundo avaliação de especialistas em meio ambiente.

   18. Leur é do PMDB. Quando Geddel arranjou o dinheiro para cobrir o Rio dos Seixos na Av Centenário, governo de João Henrique, ele nada falou.

   19. Pisada de bola féia do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, ao afirmar que o ex-ministro Joaquim Barbosa é 'negro da primeira linha". Felizmente, já pediu desculpas.

   20. Fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce irão participar no próximo domingo (dia 11) da celebração que marcará a posse do frei Giovanni Barbosa Messias como novo reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. 

   21. A cerimônia religiosa, que terá início às 8h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O Arcebispo fará a leitura do documento da Provisão, passando para o frei Giovanni a responsabilidade pelo Santuário. De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, além de receber a Provisão, o evento de posse marca também o momento em que a comunidade conhece, de forma pública, seu novo reitor.
 
   22. “Canonicamente o Santuário é entregue aos frades Capuchinhos e nós passamos a exercer aí a nossa missão como sacerdote que é de ensinar, santificar e governar o povo de Deus. E para que se torne válida essa atividade pastoral é preciso que o reitor seja canonicamente empossado, ou seja, receba a autorização do bispo para realizar assim o seu trabalho”, explicou o frei.

   23. Na próxima terça-feira, 13, a partir das 17 horas, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) promoverá mais uma edição do ciclo de palestras ADEMI-BA Em Pauta, voltado a assuntos de interesse dos associados e do mercado da construção civil.

   24. Em sua quarta edição, o evento, que acontecerá no mezanino da sede da ADEMI-BA, terá como palestrante o engenheiro civil Carlos Alberto Fevereiro. Com experiência nos segmentos residencial, comercial e industrial, ele hoje atua na Coordenação Técnica na Área de Serviços ao Cliente tanto no varejo quanto na venda direta.

   25. O procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, participa, nesta quinta-feira (08), Hotel Blue Tree Premium Faria Lima, na cidade de São Paulo, do Fórum Exame Concessões e PPPs 2017.

   26. Paulo Moreno, que apresentará um estudo de caso sobre PPP na área de saúde, falará sobre a estruturação do projeto Hospital do Subúrbio e a execução do contrato. A obra, assim como tantas outras viabilizadas pela pelo Estado da Bahia, contou a consultoria jurídica da PGE-BA que foi responsável pela análise prévia da legalidade dos atos e contratos que envolveram o projeto, buscando sempre soluções juridicamente consistentes para os problemas apresentados.

   27. No mês em que Itabuna completará 107 anos de emancipação político administrativa, dia 27 de julho, quem vai ganhar o presente é a comunidade, que poderá participar de um grande movimento social: o casamento comunitário ecumênico. O evento acontecerá no dia 26 de julho na Vila Olímpica de Itabuna e pretende reunir 107 casais que desejam oficializar a união a dois.

   28. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Governo, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, e na Secretaria de Assistência Social, na rua Piauí, no bairro Jardim Vitória, em horário de funcionamento da Prefeitura de Itabuna.  Até o momento já foram inscritos 37 casais.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>