Esporte

BRASILEIRÃO/ Série A: BAHIA ESTREIA VENCENDO O COXA EM PITUAÇU 1X0

A estréia do Bahia no campeonato brasileiro
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 12/08/2020 às 23:28
Bahia 1x0 Coritiba
Foto: ECB

  Foi no sufoco, mas valeu pelos três pontos ganhos. O Tricolor, com algumas novidades na escalação, fez um bom primeiro tempo, quando teve mais posse de bola, trocou passes, perdeu chances e marcou de pênalti (1 x 0), com Rodriguinho. Mas a equipe voltou sonolenta e recuada na segunda etapa e por muito pouco o Coritiba não empatou. De toda sorte, a equipe voltou a vencer depois de cinco jogos em jejum. Isso evita uma crise maior e pode dar mais confiança para que a equipe evolua e cresça na competição. É o que se espera. 
*
  Antes de começar o jogo um grupo de torcedores, mais indignados, fez uma manifestação nas portas do estádio, criticando o presidente Belintani, o diretor de futebol e pedindo a saída do treinador Roger Machado. 
*
 Descontente com o rendimento da equipe nas finais da Copa do Nordeste e do Baianão, Roger mexeu na estrutura do time. Escalou Ernando na zaga, no lugar de Lucas Fonseca; armou um meio campo com Ronaldo, Flávio e Danielzinho, com Rodriguinho flutuando mais na frente, e um ataque sem centroavante fixo, com dois jogadores velozes abertos: Rossi e Elber. Na primeira etapa até que deu certo , mas o time arriou na segunda etapa, sem força ofensiva. 
*
 Com bola rolando
 
 Derrotado na primeira rodada pelo Internacional, o Coritiba começou pondo correria, agredindo, parecia em casa. Aos 7 minutos, Robson tentou de fora e acertou o travessão de Douglas.  Mas, aos poucos, o Tricolor foi assentando, ganhando o meio campo e assumindo as rédeas da partida, evoluindo com troca de passes e movimentação, troca de posições na frente.

  Melhor, o Tricolor perdeu duas chances claras de gol. Uma aos 14, quando Flávio chapelou o zagueiro, já na área inimiga, e ficou de cara com o goleiro Wilson, mas não chutou, tentou passar para o companheiro ao lado e a zaga chegou antes. Aos 17’, Élber ganhou da zaga na velocidade e ficou de frente com o goleiro mas chutou fraquinho. 

  Quando parecia que o primeiro tempo fecharia no zero, aos 39’, num contragolpe rápido puxado por Élber, Rodriguinho recebeu na frente, livrou-se da marcação e foi derrubado na área. O árbitro paulista Flávio Rodrigues de Souza marcou o pênalti, que o mesmo Rodriguiunho bateu, de cavadinha e fez o único gol do jogo.  Aos 44’, Rodriguinho bateu falta da entrada da área e por um palmo não ampliou.
*
  O Coxa voltou a todo vapor na segunda etapa, ganhando as divididas, chegando forte, ameaçando, tentando de todo modo o empate, na correria. O Tricolor lento, sem saída de bola, sufocado. Em bolas alçadas quase o Coxa marcou. Numa testada, após cobrança de escanteio, a bola chegou a triscar na trave, Douglas vencido. 
 Roger começou a trocar jogadores, cansados, a partir dos 15, tentando equilibrar o meio campo. Virou um baba, muito chutão, corpo a corpo e pouco futebol.  O Coxa em cima, apertando. Aos 38’, num raro contragolpe, Saldanha entrou de cara e perdeu, chutou fora. O mesmo Saldanha teve outra chance aos 45’ mas furou no arremate.  Aos 47’, Douglas garantiu, num chute perigoso de Robson.  
*
 Destaques
  Douglas fez um bom jogo, os zagueiros Ernando e Juninho suportaram bem a pressão, apesar do mole em algumas bolas altas; Flávio e Ronaldo brigaram muito; Rodriguinho só jogou um tempo. 
*
 O time de Roger Machado:
 - Douglas, Nino, Ernando, Juninho e Capixaba (Zeca); Flávio, Ronaldo, Rodriguinho (Marco Antonio) e Daniel (Alesson); Elber, e Rossi (Saldanha). 

** 
  O próximo compromisso do Tricolor será domingo à tarde, ainda em Pituaçu, contra o Red Bull Bragantino, uma equipe mais competitiva que o Coxa. 

**
  O Vitória joga na sexta-feira à noite, em Campinas, contra a Ponte Preta. 

**
  Champions League

  Retão final (quartas) da competição em jogos únicos, em Lisboa. Serão 7 jogos decisivos em apenas 12 dias. O jogo final, da entrega do troféu da Copa dos Campeões da Europa acontece dia 23.
  Na tarde dessa quarta, no Estádio da Luz, o PSG – Paris Saint Germain (completando 50 anos de fundado) venceu de virada, com dois gols já nos acréscimos (2 x 1), o surpreendente Atalanta (Itália), pela primeira vez na disputa da competição.  Destaque para a brilhante atuação de Neymar, com dribles, lançamentos e jogadas individuais de encher os olhos. Foi decisivo na virada, cresceu depois da entrada do parceiro Mbappé.  O time italiano deu trabalho. 
  Assim, pois, o PSG já está numa das semifinais, e enfrenta o vencedor de Atlético de Madri x Leipzig. É candidatíssimo ao título, com a dupla Mbappé e Neymar em campo. 
  *
  Nesta quinta,  no estádio José Alvalade, o Atlético de Madri encara o Leipzig (Alemanha).
  Na sexta, o grande clássico europeu, dois gigantes : Barcelona x Bayern Munique, no Estádio da Luz. 
  No sábado, no Alvalade, Manchester City x Lyon, da França. Os jogos sempre às 16 h, horário de Brasília.