Esporte

CAMPEONATO BAIANO: BAHIA LIDERA E LEÃO CAIU FORA, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Assim estão definidos os duelos pelas quartas de final do Baianão 2020: Bahia x Jacuipense; Atlético de Alagoinhas x Juazeirense.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 26/07/2020 às 19:10
Bahia 2x0 Flu
Foto: Felipe Oliveira

  Pelo segundo ano consecutivo o Leão Rubro-Negro baiano está fora da disputa do Baianão ainda na primeira fase da competição. Pela rodada final da fase de classificação, no Joia da Princesa, o Vitória não conseguiu vencer o vice-lanterna Doce Mel, e deu adeus mais cedo à competição, para desespero de seu torcedor, ainda angustiado com a queda também no Nordestão, sábado. 
*
  Em Pituaçu, o Bahia se impôs diante do Fluminense de Feira, fez 2 x 0 e acabou a fase como líder, com 18 pontos ganhos. Em segundo lugar ficou o Atlético de Alagoinhas que venceu o Jacuipense no Barradão por 1 x 0; em terceiro, o Juazeirense, que conseguiu derrubar o Bahia de Feira (2 x 1) na Arena Cajueiro. O quarto classificado foi o Jacuipense, com 15 pontos. 
*
 Assim estão definidos os duelos pelas quartas de final do Baianão 2020:
 - Bahia x Jacuipense; Atlético de Alagoinhas x Juazeirense. 
**
  Bastou o primeiro tempo

   Com o mistão quente de Roger Machado em campo, o Tricolor da Capital precisou jogar bem apenas os primeiros 45 minutos para definir o jogo, sem riscos. Entrou ligado e fez 1 x 0 logo aos cinco minutos; numa tabela com Aleson, Marco Antonio recebeu de frente para o goleiro e não perdoou. Impondo ritmo, trocando passes, aos 15’ chegou ao segundo, de novo com Marco Antonio finalizando boa jogada de Nino Paraíba pela direita e o corta-luz do avante Saldanha.

 O placar poderia ter sido mais elástico na primeira etapa, porque o Bahia continuou amassando o adversário, exigindo do goleiro Márcio Greik e com o avante Saldanha acertando o travessão. O Fluminense até tentou, na volta dos vestiários, marcando melhor, correndo muito, mas o goleiro Clauss fez boas defesas quando exigido. O Tricolor da Capital teve chances de ampliar, na manha, em contragolpes, e administrou bem a vantagem até o final, já sob forte chuva. 
**
  Um Leão derrubado 

   Precisando a todo custo de um triunfo e torcendo por resultados satisfatórios de seus concorrentes, o ´treinador Pivetti, do Vitória, arriscou muito na escalação, pondo em campo seis atletas que atuaram no sábado contra o Ceará, tidos como titulares.  Mas não foi suficiente.  Os resultados dos concorrentes não ajudaram e a equipe em campo não conseguiu mais que um empate com o fraco Doce Mel, em Feira de Santana, numa partida tecnicamente pobre, a despeito dos quatro gols (2 x 2).

  O primeiro, aos 27 minutos, acreditem, foi da equipe de Ipiaú; Maurício finalizou livre, com a defesa do Leão parada, pedindo impedimento. Mas, aos 32’, Alisson Farias (o melhor do time, mesmo exausto) empatou, finalizando numa penetração pela esquerda. Aos 45’, o goleiro Cesar defendeu um chutaço de dentro da área mas deu rebote; Igor aproveitou bem, desempatando. Quando parecia que o primeiro tempo estava definido, na saída de bola, Alisson Farias foi carregando, carregando e, já da entrada da área, encheu o pé; a bola desviou na zaga e encobriu o goleiro, fechando o empate antes do intervalo. 
  Uma segunda etapa de correria, muitos erros e chances de parte a parte; mais o cansaço, substituições e nada de gol. Frustrante. O Leão caiu fora em mais uma competição; duas em dois dias seguidos. 

  Tem pela frente, agora, uma partida decisiva contra o carrasco Ceará (no Barradão), pela Copa do Brasil. E, a partir de 8 de agosto, o Campeonato Brasileiro, Série B. Estreia em casa contra o Sampaio Corrêa. 
  Hora de repensar métodos, reavaliar elenco e fazer planejamento e uma boa preparação focando esse resto de temporada, até agora pífia.