Esporte

UFA! A BOLA VAI ROLAR NOS GRAMADOS DA BAHIA, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

COPA DO NORDESTE: O calendário da retomada do jogo de bola está definido.
ZédeJesusBarreto , Bahia | 12/07/2020 às 19:09
Quatro estádios da Bahia terão jogos
Foto:


  Mesmo com o crescimento do número de casos, alavancado pelas festas juninas interior afora, e a mortandade constante espalhada pelo vírus Covid 19, a bola vai voltar a rolar nos gramados, os estádios com arquibancadas vazias em princípio. 

 O futebol é um grande negócio no mundo inteiro e as ‘autoridades’ que pensam decidir os destinos do mundo abrem as pernas ao ‘deus’ dinheiro. O calendário da retomada do jogo de bola está definido. 
**
  Copa do Nordeste

 Na Bahia, o recomeço será mesmo no dia 21, pra semana, com a reta final e definição do Nordestão, a nossa Lampions League. Será uma espécie de torneio de tiro curto, com o campeão definido no dia 4 de agosto. Os jogos acontecerão em gramados baianos.

 Após o veto da Fonte Nova, pelo governador Rui Costa (alegando que nas dependências do estádio foi plantado um hospital, inclusive com 100 leitos de UTI para o atendimento à pandemia), foram estabelecidos como palco das partidas: - Pituaçu e Barradão, em Salvador. O CT de Praia do Forte (em Mata de São João), criado para a Copa 2014; o estádio Eliel Martins, de Riachão do Jacuípe; e, em Feira de Santana, o Joia da Princesa e a Arena Cajueiro. 

*
  Falta uma rodada para conclusão da fase de classificação e definição dos times que disputarão as quartas de final, semifinais e o título, esse em dois confrontos. Eis os jogos da rodada de classificação, sem definição ainda de todos os palcos/gramados: 

 Dia 21 (terça-feira): - Fortaleza x América de Natal.
 Dia 22 (quarta, cheia): - Bahia x Náutico (Pituaçu); Botafogo da Paraíba x Vitória (em Feira); Sport do Recife x Confiança; ABC de Natal x CSA de Alagoas; CRB de Maceió x Ceará; River do Piauí x Santa Cruz. 
  As quartas de final acontecerão no dia 25, um sábado; as semifinais nos dias 28 e 29, terça e quarta. Os dois confrontos que definirão o campeão do Nordeste/2020 serão nos dias 1 e 4 de agosto.

*
  O Bahia já está garantido nas quartas de finais, mas briga para ser o primeiro na classificação geral dessa fase (no jogo contra o Náutico), o que lhe traria vantagens nas disputas de mata-mata. 
 O Vitória se classifica com um empate diante do Botafogo PB, mas não pode vacilar, pois ainda não está matematicamente garantido e dependeria do resultado de outros confrontos, caso perca. 

  *
  Elencos

  Mesmo com a parada de três meses, em função da pandemia, e a saída de alguns atletas por problemas de contrato, a dupla Ba Vi conseguiu manter a base de um elenco que já vinha atuando na temporada.  Senão vejamos:


 No Tricolor, treinam:  Os goleiros Ânderson, Douglas (machucado), Clauss e Mateus (subiram do Sub-23); Os laterais João Pedro, Nino Paraíba, Zeca, Juninho Capixaba e Geovani; os zagueiros Juninho, Lucas Fonseca, Ernando, Wanderson e Ignácio; os apoiadores Gregore, Flávio, Élton, Édson, Ronaldo e Jadson; os meias Rodriguinho, Ramon, Daniel, Marco Antonio e Fessim; e os atacantes Gilberto, Fernandão, Elber, Rossi, Clayson, Tiago e Saldanha. À disposição do treinador Roger Machado.
*
 No Rubro-Negro: Os goleiros Martín (em recuperação física), Ronaldo, Lucas Cândido e César; laterais Bocão, Van, Wellisson, Leo, Carleto e Rafael; os zagueiros Carlos, Gabriel, John, João Vitor e Maurício Ramos; os meio-campistas Fernando Neto, Rend, Figueiredo, Jean, Maikon Douglas, Rodrigo Andrade, Romisson e Nickson; os atacantes Jordy Caicedo, Eron, Alisson Farias, Caíques Souza, Carioca, Leo Ceará, Viçosa, Vico, Levine, Felipe Garcia e Negueba. À frente da equipe, o novato Bruno Pivetti, que era auxiliar de Geninho. 
**
 Baianão

 O Campeonato Baiano, que ainda restavam duas rodadas classificatórias a acontecer antes da parada, continua indefinido, sem datas ou possibilidades de acontecer. A razão, óbvia, foi o desmonte dos elencos das equipes menores, por questões financeiras. Onde achar dinheiro para pagar a folha, salários dos atletas? 

Times como Jacobina, Doce Mel, Flu de Feira, Vitória da Conquista e Juazeirense  estão desmontados, sem plantel, e atolados em dívidas; assim, recusam-se a continuar na competição. 

 Retomaram as atividades apenas a dupla Ba Vi, há cerca de um mês, e, mais recentemente o Bahia de Feira, Jacuipense e Atlético de Alagoinhas. Um pepinaço, pois, nas mãos da Federação Baiana de Futebol (existe?). 

 Quando deu-se a parada, o Bahia (com seu sub-20, agora desfeito) liderava a competição com 15 pontos ganhos; o Jacuipense tinha 12, o Bahia de Feira com 11, a mesma pontuação de Vitória e Atlético de Alagoinhas; Juazeirense com 10 e Flu de Feira com 9, ainda aspirando alguma coisa.  
A tendência do Baianão seria acabar, de vez?    
**
 Outras pegadas 

 - O Brasileirão, séries A e B e C, competições nacionais que nos interessam, começa mesmo no dia 8 de agosto e vai terminar lá para o final de fevereiro de 2021, se Deus quiser e o ‘coronga’ permitir. 
 - Na Série B, o Vitória estreia contra o Sampaio Correia. A Copa do Brasil deve ser retomada a partir de 26 de agosto. 
*
  - A Conmebol decidiu que a Taça Libertadores da América volta a ter jogos a partir de 15 de setembro. O Brasil tem sete clubes na competição: Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Athlético PR, Grêmio e Internacional. 


 - Já a Sul-Americana (que tem Bahia e Vasco na parada) só em 27 de outubro. Em outubro também espera-se o começo dos jogos eliminatórios para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.  O Brasil pega a Bolívia, de cara. 
*
  - Flamengo e Fluminense decidem o Campeonato Carioca, em dois jogos. Um neste domingo e outro, o da entrega da Taça, na quarta-feira, no Maracanã. Vazio. 

**
  Que pinte a luz e saiamos desse túnel escuro e feio.

**