Esporte

MUNDIAL DE CLUBES: Flamengo vence Al Hilal 3x1 e vai à final

Nesta quarta-feira o Monterrey do México enfrentar o Liverpool
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 17/12/2019 às 17:05
Bruno Henrique, o craque, com seus companheiros
Foto: Alexandre Vital

   Mais uma vez de virada, mais uma vez com atuação definidora de Bruno Henrique, mais uma vez na segunda etapa e depois da entrada do meia Diego, trabalho fundamental e acerto do treinador Jorge Jesus.  Um 3 x 1 de virada, indiscutível, e a decisão do título de Campeão do Mundo bem encaminhada.  Esse é o Flamengo das massas, time de maior torcida no Brasil. 

 - O adversário ? Que seja o Liverpool, que nesta quarta enfrenta o Monterrey do México. Seria uma final dos sonhos, duas equipes poderosas, um confronto entre Europa x América do Sul.  

**

Clima

 - Amanheceu chovendo em pleno deserto arábico, no Catar. Estádio Internacional Khalifa, em Doha, um tapete. Casa quase cheia. Torcida vermelho/preto marcando presença (10 mil brasileiros nas arquibancadas).

 - O time brasileiro querendo reeditar 1981, quando se sagrou campeão vencendo o Liverpool, no Japão, com aquele time de Zico, Junior, Andrade, Leandro, Adílio ... 

    O time árabe com muitos jogadores caros, estrangeiros, bem arrumado taticamente. Jorge Jesus, treinador do Flamengo, foi treinador do Al Hilal, conhece bem a equipe e o ambiente.

**

  Com a bola rolando ...

  - A partida começou pau-a-pau, a equipe dona da casa tentando surpreender, ofensiva. Respeito mútuo. Meio campo disputado. Lá  e cá.

  - Aos 13’, chance de Gerson, que pegou de prima um rebote, de fora da área, e por um palmo não acertou o alvo, o goleiro árabe batido. A resposta, aos 15’, com  Carrillo e Gomis perdendo de cara. Daí ...

  - Gol ! 1 x 0 Al Hilal, gol de  Salém escorando de chapa, da marca do pênalti, livre,  um cruzamento rasteiro da direita. Aos 18’.  Igualzinho o qol que tomou do River Plate na final da Libertadores.

   - O time árabe esteve melhor, bem posicionado, ocupou com mais competência os espaços em campo, na primeira etapa, chegando com perigo e marcando bem. O Flamengo tentou as bolas longas para velocidade de Bruno Henrique, pela esquerda. Criou pouco. O  goleiro do Hilal não fez nenhuma grande defesa na primeira etapa. O campeão brasileiro e sul-americano não conseguiu impor seu toque de bola, não encaixou contragolpes e perdeu a disputa do meio campo.

Placar justo pelo que aconteceu no gramado nos primeiros 45 minutos

*

 -  De   volta da merenda nos vestiários, aos brasileiros restava sair pro jogo, ir pra cima, tentar o empate, a virada...   ao ataque, pois, ligado e amassando o adversário logo no recomeço. Outro panorama, num ritmo intenso e mais pegado.

 - Gol !   1 x 1, aos 3 minutos. Trama entre Everton, Gabigol, o passe final de Bruno Henrique e a finalização, de frente e livre, de Arrascaeta, na linha da pequena área, empatando.

  - O Al Hilal não se encolheu. E o jogo ficou aberto, nervoso, brigado, mais faltoso e mais igual. Porém, poucos lances de área. O tempo passando e o desgaste chegando. Aos 30’, Jesus trocou Gerson por Diego, tornando o meio-campo rubro-negro mais ofensivo.  Apostava também num melhor preparo atlético da equipe.  

  -  Gol ! 2 x 1, aos 34  minutos.  Bruno Henrique fechando em velocidade da esquerda e testando forte, de frente, um cruzamento perfeito de Rafinha, da direita. A virada.   

 - Gol ! 3 x 1, aos 36 minutos.  Arrancada pela esquerda, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique cruzando forte, rasteiro, do fundo... o becão tentou tirar e entrou com bola e tudo. Se a bola passasse, Gabigol estava conferindo.  Triunfo garantido.

 - Para facilitar as coisas para o Flamengo, aos 39’ o peruano Carrillo chutou Bruno Henrique numa dividida pelo meio campo e foi expulso. Mas o Hilal não recuou, mesmo assim, encarando até o final. O Campeão Brasileiro se impôs, administrou.  

*

  Destaques

  Bruno Henrique brilhou, foi decisivo, presente nos três  gols. Arrascaeta, Rafinha, a luta de Arão, o primeiro tempo de Gerson, a  entrada e os passes decisivos de Diego. 

**

Times em campo

 - Flamengo : - Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Marí e Filippe Luiz; Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro e Arrascaeta(Piris); Gabi Gol e Bruno Henrique (Vitinho).  Treinador, Jorge Jesus.

 - Al Hilal :  - Muaiouf, Buraik, Bulayhi, Shanrani; Cuellar, Carrillo, C.Eduardo; Giovinco  (Omar), Salém  e Gomis (Otayf).  Treinador: - Razvan Lucescu .

 Arbitragem norte-americana. No apito, Ismail Elefath.

**

  Nesta quarta, a outra semifinal, no mesmo horário:  Liverpool x Monterrey (México).