Esporte

Última etapa do JERP agita Praia do Sul em Ilhéus

A coordenação de arbitragem foi do Jabes Local
Secom Ilhéus , Ilhéus | 29/11/2019 às 19:46
Última etapa do JERP agita Praia do Sul em Ilhéus
Foto: divulgação
A última etapa estadual dos Jogos Estudantis da Rede Pública, o JERP, atraiu uma multidão na manhã desta sexta-feira (29), para acompanhar as oito escolas da rede pública estadual de cidades circunvizinhas. Cerca de oitenta alunos com idades entre 12 e 17 anos, competiram nas modalidades Surf e Bodyboarding, com manobras radicais na praia da Costa do Cacau, litoral sul de Ilhéus. A coordenação de arbitragem foi do Jabes Local.
Organizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) e apoiado pela Prefeitura, o evento envolve, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria das cidades baianas. “O esporte faz parte do turismo, e durante o verão, outros eventos acontecerão na alta temporada, incrementando nossa economia através do esporte”, destacou Fábio Manzi Junior, titular do Turismo de Ilhéus. 
Ao representar o prefeito Mário Alexandre, Danilo Rabat, diretor de esportes do município, citou o fortalecimento da educação através do esporte. “Aliado à educação, o esporte retira muitos jovens dos vícios, por isso, muito positivo a extensão do JERP para o Surf, modalidade antes discriminada”. Cristóvão Crispim, coordenador geral dos jogos, disse que o evento é um chamado para a vida, e que o papel do educador é promover eventos de inclusão.
Premiações Bodyboarding – A final da categoria foi entre Patrick Rodrigues (1º colocado) e Lucas Bonfim (2º colocado), ambos da Escola Estadual Horizontina Conceição. Já na categoria Surf de 12 a 14 anos, os três primeiros colocados foram, respectivamente, Bryan Pessoa (Colégio da Polícia Militar - CPM); Kauã Demétrio (Escola Estadual Horizontina Conceição) e Henrique Chaves (CPM).
Já na categoria infanto-juvenil para alunos com idade entre 15 e 17 anos, os quatro primeiros colocados foram, Hawai Chan (Moyses Bohana); Davi Mendes (Escola Estadual do Iguape); Felipe Pessoa, Colégio da Polícia Militar (CPM) e Fábio Ricardo (Escola Estadual Eduardo Catalão). Os atletas levaram para casa troféus e medalhas. Houve sorteio de uma prancha de surf, entre alunos da categoria de 12 a 14 anos. Brayan Pessoa, do CPM foi o contemplado.
A competição esportiva contou com uma oficina de Slackline, em espaço ao lado entre coqueirais, sob as orientações e instruções do competidor internacional, Thiago Oliveira. O acontecimento contou com a presença da Polícia Militar da Bahia, Bombeiro Civil e Corpo de Salva-Vidas, que garantiu a segurança de todos no local.