Esporte

FLAMENGO É CAMPEÃO DA AMÉRICA E BRASIL CAI NA FOLIA, ZÉDEJESUSBARRÊTO

É Carnaval antecipado em todo Brasil
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 23/11/2019 às 19:46
Campeão 2019
Foto: SR

 

  Em três minutos, no ocaso da partida, o Flamengo de Gabigol fez dois gols, na sorte, na luta, virou o placar que parecia definido e sagrou-se Campeão da Copa Libertadores da América de 2019, 38 anos depois do título conquistado por aquele time maravilhoso de Zico, Andrade, Leandro, Adílio, Junior, Tita ...   Uma bela conquista ! Rubro-negros fazendo festa no país inteiro, litoral e interior, capitais e aldeias, comunidades ... 

   O Brasil vestido de Vermelho e Preto, o país dorme Flamengo.

 Com esse resultado/conquista, o Flamengo disputará o título mundial, em dezembro, contra o Liverpool.   

*

   Clima do antes

 - Um Brasil x Argentina no vizinho Perú, território histórico dos Incas, Estádio Monumental de Lima, campo neutro. Rivalidades, decisão, taça em jogo.

 - Mais de 50 mil flamenguistas no Maracanã, telões, arquibancadas/casa cheia.

 - Um calor abafado na capital peruana, a torcida rubro-negra parece em maior número, não muito, ou seria a mais barulhenta?

 - Cerimônia da abertura com palco montado no centro do gramado, show musical com Anitta,  Fito Paez, Sebastian Yatra, Tinni, Gabriel Pensador, Turf..., tambores, coreografias, luzes...

  - O Flamengo em campo com um título conquistado há 38 anos. O River Plate é o atual  Campeão das Américas.   

 *

  Com a bola quicando ...  

 - A partida começou nervosa, os atletas disputando cada bola em cada canto, correria, mas com dificuldades de por a bola no chão, de amansar a menina no gramado. Aos poucos, vai prevalecendo o trabalho do meio campo Gerson/Arracaaeta/Éverton Ribeiro. O River nos contragolpes, esticando a bola, na velô. É uma equipe jovem, brigona e milongueira.

 -   Gol ! 1 x  0 River, aos 14minutos. Borré, após uma trama pela direita, a bola cruzada no chão, ninguém tira e nas proximidades da marca penal, livre, o colombiano Barre arrematou seco, rasteiro. No primeiro lance ofensivo dos argentinos.

 - Marcação dura e curta dos argentinos, ganhando as divididas, pegando, pondo ritmo forte.  Os cariocas com dificuldade de tramar e penetrar. Não chuta. Aos 35’, quase os Hermanos ampliavam, num chute da intermediária que raspou o poste de Diogo.

- O River foi superior na primeira etapa. Mais consciente, mais assentado emocionalmente, ocupando melhor os espaços, ganhando as disputas individuais, mais perigoso.

O rubro-negro carioca não se achou.  1 x 0 justo.

*

  -  Manhosos e cascudos, os argentinos voltaram mordendo, quebrando o ritmo, a sequência de troca de passes do adversário com faltas no meio campo, truncando, picotando... gastando tempo. À sua feição, com o placar favorável.

  - Os brasileiros voltaram dos vestiários com Gabriel mancando e uma postura mais avançada, abrindo-se, não havia outra alternativa. Eles, no contragolpe, chutando mais, mesmo que de longe.

 - Aos 11’, um bombardeio do Flamengo, em boa arrancada de Bruno Henrique pela esquerda: Gabriel, Arrascaeta, Everton Ribeiro tentaram,  carimbaram, a volta ficou com o goleiro Armani.  Mais quente, mais arriscado. A marcação argentina continua cerrada, aguerrida. E perigosa.

- Aos 20’, o meia Gerson saiu, machucado, entrou Diego. No River, saiu o destacado Nacho, sentindo dores na perna e entrou Álvarez. Aos 28, Pratto no lugar de Borré. Saiu Casco, entrou Diaz. Sangue, fôlego novo.

 - O Flamengo tenta, tenta... na pressão. Os Hermanos defendem-se bem, apostam no relógio e num contragolpe encaixado para definir, matar o adversário. Dos brasileiros, só Bruno Henrique encara. O torcedor na arquibancada inflama. Aos 35’, Filipe Luiz vacilou e Palácios ficou com a sobra, na área, mas chutou pra fora, perdeu boa chance.  

 - Por volta dos 40’, Jesus tirou um apoiador, Arão, e lançou mais um atacante, Vitinho. Foi pro tudo ou nada.

  - Gol ! 1x 1 , aos 43 minutos. Gabigol, escorando na pequena área outra boa jogada na esquerda de Bruno Henrique,com  cruzamento de Arrascaeta. Ufa !   

 - Gol ! 2 x 1 , a virada, aos 47 minutos. Gabigol, de novo. Esse, disputando no alto  contra dois marcadores, atrapalhados, a bola escapou deles e Gabriel, abençoado, disparou firme,  de canhota.  

    Antes do final, expulsos Palácios, que chutou Bruno Henrique sem bola, e Gabigol que foi pra confusão.

    Flamengo Campeão !   

*

 Destaques

  -  Na defesa, Rodrigo Caio. Rafinha na lateral. Arrrascaeta, pela vontade, pelo passe do primeiro gol; Everton Ribeiro, o equilíbrio. Gerson pelo primeiro tempo. Bruno Henrique, um monstro, foi pra cima.  E Gabriel, o Gabigol, abençoado: um só empurrando pras redes e o segundo contando com a sorte, pegou a sobra e encheu o pé.

  Jorge Jesus, pôs o time na frente, pras cabeças, e deu certo.  Garra !  Confiança.  

 - Os deuses da bola pareceram cruéis demais com os argentinos do River, que jogaram bem, tiveram o jogo nas mãos, sob controle, até que ...  em três minutos, tudo virou, em dois lances, dois vacilos.  

*

  Times em campo

 - Flamengo de Jorge Jesus: - Diego, Rafinha, Rodrigo Caio, Mari e Filipe Luiz; Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique.

  - River de Gallardo: - Armani, Montiel, Pinola, Matias e Casco; Gonzalez, Palácios, Nacho Fernandez (Alvarez)e Dela Cruz; Borré e Matias Suarez.

Arbitragem de Roberto Escobar, chileno.

 
**

  Série A

  Neste domingo, 16h, no Serra Dourada, Goiânia/GO, arrancada final: - Goiás x Bahia.