Esporte

Brasileirão/Série B: LEÃO ARRANCA BOM EMPATE EM CORITIBA 1x1

Vitória fez um excelente segundo tempo
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 28/08/2019 às 00:14
Coritiba 1x1 Vitória
Foto: ECV

  O empate (1 x 1) foi de bom tamanho, no campo adversário, contra o Coritiba, vice-líder da competição. O Leão levou um sufoco na primeira etapa mas surpreendeu e encarou, equilibrou no segundo tempo, jogando com muita raça, com apetite, empatando. E com outra boa atuação defensiva, suportando a pressão no final, mantendo o treinador Carlos Amadeu invicto, cinco jogos sem perder. 
  Assim, o Leão chegou a 20 pontos, ficou ainda na porta da zona de perigo; claro, nada confortável quando se atinge a metade da competição. Mas dá um alento, pois a equipe melhorou bastante em competitividade, está mostrando vontade de vencer, mais arrumada em campo.   
*
  O pré-jogo
 Couto Pereira, Curitiba, noite fria (16 graus),  bom público, última rodada do primeiro  turno da competição.
- O Leão na beirola, na porta da Z-4, e o Coxa Branca na vice-liderança da competição, há nove jogos sem perder, poderoso dentro de seus domínios.
- O Vitória invicto e sem tomar gols desde que Amadeu assumiu a direção técnica, há quatro jogos, em 20 dias.  
*
 Bola rolando
  O Vitória entrou com postura ofensiva, adiantado,  marcando a saída de bola do adversário; um equilíbrio no começo, mas, na primeira investida da equipe da casa... 
 - Aos 5’, após boa jogada de fundo, pela direita, Rodrigão fez a parede e Alano acertou a trave de Martín; na sobra, Van dividiu com Rafinha e evitou a abertura do placar. Aos 11’, por pouco Rafinha não marcou, após uma blitz coritibana, um bate-rebate na área baiana. 
 - Aos 22’, Sabino arrematou de frente, na grande área, mas desviou na zaga, que salvou o gol.  Dois minutos depois, a bola chegou às redes, numa escorada de William Matheus, mas o bandeira marcou impedimento no lance.  O time da casa, quando atacava, chegava fácil na área baiana e criava oportunidades de gol. 
  - A partida era animada, aberta, boa de ver. O Leão apostando nos contragolpes.  Aos 27’, a primeira grande chance do Leão:  bola alçada,  a defesa sulista não resolveu e Anselmo Ramon disparou para defesa salvadora de Muralha. No rebote, Caicedo não conseguiu finalizar bem.
  - Aos 31’ foi a vez da finalização de Welisson, do lado esquerdo; a bola foi pra rede, pelo lado de fora. Susto. Aos 35’, a resposta do rubro-negro; arrancada de Caicedo pela direita e Chiquinho chegou batendo de bico, da meia lua, mas a bola desviou na zaga e foi a escanteio.  Aos 37’, após uma furada de Capa, na área, Rafinha pegou a sobra na área mas errou o alvo.
 - Gol ! 1 x 0, Coritiba, aos 39 min.  Falta na lateral, pela esquerda, alçada na pequena área, todos subiram, a bola desviou na cabeça de Everton Sena e matou o goleiro Martín, que se machucou no lance. O árbitro deu o gol para Alano, que cobrou a falta. 
 - Aos 43’, Matheus Sales disparou de longe, o goleiro Martín espiou e a bola estourou no travessão e no chão, não entrou por pouco. Aos 47’, Welisson driblou dois, limpou e bateu rasteiro no canto para ótima intervenção de Ronaldo, que tinha acabado de entrar no lugar de Martín (machucado no lance do gol), salvando no rodapé. 
 - Foi um primeiro tempo bem movimentado, corrido, cheio de lances de área, ofensivo. O Coritiba teve mais posse de bola, iniciativa, criou mais chances de gol, mereceu o placar.  O Leão também teve alguns bons momentos; marcou bem, apostou na roubada de bola e na correria dos contragolpes; teve duas ou três boas chances. 
  - No começo do segundo tempo, o mesmo panorama. O Coritiba em cima e o Leão na moita, marcando forte e pondo velocidade quando rouba a bola. Aos 3’, Alano disparou de fora, rasteiro, para boa defesa de Ronaldo. Aos 5’, Matheus Sales arriscou da meia lua, nova defesa difícil de Ronaldo, no chão, espalmando. 
- Pressão inicial da equipe vice-líder da competição. Mas, aos poucos, o time baiano foi equilibrando, na raça, ganhando as divididas, adiantando a marcação.
  -  Aos 11’, Amadeu trocou Wesley (com cartão amarelo) e pôs Felipe Garcia. Três centroavantes, altos. A ideia era usar as bolas altas na área adversária como recurso, em busca do empate. Equilíbrio de ações no meio campo. O time baiano atuando mais no campo adversário, tentando. O Leão mais aceso, com mais apetite na segunda etapa.  
 - Gol ! 1 x 1 ,  Vitória, aos 20 minutos. Lucas Cândido bateu forte, de bem longe, a bola desviou, enganou Muralha e entrou no canto. 
 - Aos 24’, o treinador Louzer tirou Welisson e colocou Patriick, tentando retomar as rédeas do jogo. Nathan entrou no lugar de Giovane pelo Coxa. Depois, saiu Rafinha entrou Igor Jesus no  lugar de Alano.  No Leão, Eron no lugar de Caicedo. 
 - Depois do gol, o Leão se retraiu, suportando atrás a pressão natural do time da casa.
  - Aos 35’, o Coritiba entrou tabelando e Nathan, de frente, carimbou a trave baiana, mais uma, a terceira. O paranaenses acordaram, foram pra cima, na pressão, em busca do triunfo. Aos 41’, Igor Jesus tentou pelo alto, por cobertura, mas o goleirão Ronaldo espalmou, salvando. 
  Os baianos aguentaram bem até o final. Bom resultado.  
*
Destaques  
O goleiro  Ronaldo entrou e garantiu, com boas defesa. Atuação segura de Ramon. Bem o lateral Van, o apoiador Leo Gomes, o  meia Lucas Cândido, pelo gol.
 A equipe paranaense fez um  primeiro tempo superior,  perdeu chances de ampliar o placar e relaxou, foi surpreendido pela raça do Leão na segunda etapa. Sabino,  Matheus Sales e Alano foram os melhores.    
*
 Ficha Técnica 
-  Coritiba: Muralha, Diogo Mateus, Romércio, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Alano, Rafinha e Giovanni;  Welisson e Rodrigão. Treinador, Umberto Louzer.
- Vitória : Martín, Van, Éverton Sena, Ramon, Capa; Leo Gomes,  Lucas Cândido e Chiquinho; Wesley, Anselmo Ramon e Jordy Caicedo. Treinador, Carlos Amadeu. 
  No apito, Pablo Ramon Gonçalves, potiguar. 
*
Na rodada 20, de abertura do returno, o Leão recebe no Barradão o Botafogo de Ribeirão Preto/SP; a partida será na sexta, dia 30, às 21h30. 
*