Esporte

Jogos Escolares da Bahia são disputados em Salvador e RMS

Os jogos são realizados pelo Governo do Estado
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 22/08/2019 às 20:18
Jogos Escolares da Bahia
Foto: João Ubaldo/Sudesb
Partidas de modalidades coletivas agitaram as quadras na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nesta quinta-feira (22), no segundo dia dos Jogos Escolares da Bahia 2019. O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras recebeu 11 disputas de futsal de times femininos e masculinos. Até o próximo sábado (24), a competição estadual reúne mais de 1,4 mil atletas, que são estudantes de escolas de diferentes regiões do território baiano.
  Os jogos são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb) e da Secretaria da Educação, com o apoio da Federação Baiana de Esporte Escolar. “É uma iniciativa que propicia novas experiências aos estudantes e ajuda a consolidar a ideia de que ganhar e perder faz parte da vida e de que o aprendizado, a partir do esporte, ressalta o sentido de se viver em comunidade”, destacou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
  No Ginásio de Cajazeiras, uma das partidas deste segundo dia foi entre as equipes de futsal da Escola Municipal José Amorim, localizada na zona rural de Juazeiro, e da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Itaberaba. Integrante do time vencedor, a juazeirense Jenifer Gabriela tem 13 anos e está em Salvador pela primeira vez, após percorrer os 505 quilômetros que separam o município do norte do estado e a capital baiana. “Passamos pela primeira etapa e temos grandes expectativas em relação à competição”, garantiu.
 
Jogos Escolares
 
Os jogos visam ampliar a participação das instituições de ensino, públicas e privadas, em atividades esportivas, de forma a mobilizar a juventude estudantil do estado em torno do esporte. A competição é composta por 13 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol) e nove individuais (natação, atletismo, badminton, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, judô, ginástica rítmica e luta olímpica).
  As finais dos jogos de equipe estão marcadas para o próximo sábado (24). No mesmo dia, serão iniciadas e finalizadas, no Sesi Simões Filho, as disputas de todas as modalidades individuais, com atletas vindos, em grande parte, do interior do estado.
  A competição baiana funciona como seletiva para as fases Regional e Nacional dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A Regional será de 20 a 24 de setembro, em Natal (RN), e a Nacional, em Blumenau (SC), de 15 a 30 de dezembro.