Esporte

Mulheres estreiam rede de futevôlei instalada pela Prefeitura

Um grupo de 14 mulheres resolveram organizar a competição para comemorar a conquista
Secom Salvador , Salvador | 26/07/2019 às 20:16
Campeonato de futevôlei
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Um minitorneio de futevôlei marcou a tarde desta sexta-feira (26) na quadra localizada ao lado da Arena Aquática, na Pituba. Para comemorar a instalação da rede de futevôlei no local pela Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), um grupo de 14 mulheres resolveram organizar a competição para comemorar a conquista para a cidade além de valorizar o espaço público.
  Para a atleta Taiana Leal, a iniciativa pretende não só trazer benefícios para saúde, mas também promover a inclusão da mulher no esporte. “Antes o futevôlei era composto apenas por homens e, aos poucos, estamos conseguindo a inclusão da mulherada. Ainda falta muita oportunidade, porque os homens ainda são muito machistas. Fico feliz por ter feito a demanda para a Semtel, que acatou com carinho a disponibilidade das redes para colocar em diversos espaços públicos pra facilitar a prática do esporte”, destacou. 
A idealizadora do projeto Sobe Bola, primeira escola da “altinha” em Salvador, como a atividade esportiva também é chamada, Luara Menezes, fez parte do grupo de meninas que fez a estreia oficial da rede. “O projeto faz o treino no Jardim Armação e com a chegada deste espaço será mais uma possibilidade para treinar. Temos que levantar essa bandeira do esporte que é social. É um instrumento de transformação para jovens e adultos além de fazer um bem danado para o corpo e a mente, principalmente para as mulheres”, detalhou. 
  A atleta ainda afirmou que com o destaque que o futebol feminino tem alcançado nos últimos tempos a expectativa é que mais mulheres busquem a prática esportiva, especialmente praticar o futevôlei, pois é uma modalidade que tem se fortalecido em Salvador. “Hoje temos mais de cem mulheres jogando além das escolas de futevôlei na cidade. Em 2010 éramos apenas três”, finalizou.