Esporte

COPA AMÉRICA: Zebra na Fonte: Peru elimina o Uruguai, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Luis Suarez o melhor jogador do Uruguai perdeu o pênalti
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 29/06/2019 às 18:34
Flores marcou o gol da vitória nos pênaltis
Foto: Correo de Lima

  Não foi um bom jogo, o derradeiro da competição em Salvador. Mas futebol tem suas surpresas e o time do Peru, nada de chamar a atenção, jogou estrategicamente para não perder e se deu bem. Suportou a pressão e a melhor qualidade técnica da Celeste Olímpica, teve sorte, empatou no tempo regulamentar e ganhou nas cobranças de penalidades. 
  Por ironia, foi o craque artilheiro Suarez quem perdeu a cobrança pelos uruguaios e os peruanos acertaram todas. Os peruanos estão na semi-final e os ‘cascudos’  uruguaios voltam pra casa, decepcionados. Fizeram, na Fonte Nova, sua partida mais fraca na Copa, sem  nenhuma inspiração. Ninguém esperava, mas é assim o futebol. 
*
  Com o resultado, o Peru enfrenta o Chile, bi-campeão da competição, vizinhos lá nos Andes, do lado do Pacífico sul-americano, muita rixa entre eles.  
*
 A despedida de Salvador na Copa e um público de menos de 20 mil presentes. Fraco, para a importância do jogo e a presença de Cavani, Suarez, Godin, Guerrero...  nomes consagrados.   
*
 As semifinais :
                         - Brasil  x Argentina,  2 de julho, terça-feira, 21h30, no  Mineirão (local dos 7 x 1)
                         - Chile x Peru, 3 de julho, quarta, às 21h30, na Arena do Grêmio (RS)

**
  Pré-jogo
 - Grande expectativa na capital baiana, sobretudo pela qualidade do futebol que a Celeste Olímpica tinha mostrado até então na competição. E o  Peru tinha sido goleado (5 x 0) pelo Brasil.  Os uruguaios imaginavam que seria fácil?   
 - Fonte Nova com público a desejar, para uma despedida, muitos clarões nas arquibancadas. Tarde limpa de sol invernoso, enganador.  
 - Arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, brasileiro. Gramado verdinho, tapetoso visto do alto. Mais de perto ... bem pesado, grama alta, mas nada escorregadio e a bola, sem pressa, mas rolando. 
*
 - Equipes em campo: 
                                    Uruguai do professor Tabarez -  Muslera, Gonzalez, Gimenez, Godin e Cáceres; Bentancur, Valverde, Nandes (Torrera) e Arrascaeta;  Luizito Suarez e Cavani. 
                                    O Peru de Gareca (argentino) – Gallese, Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tápia, Yotun, Cueva e Carillo  (Gonzales); Flores e Guerrero.
*
Com a bola rolando
- Joguinho amarrado de início, muita marcação e pouca criação. O árbitro soprando o apito em qualquer encostada, travando o ritmo. 
 - Só aos 14’ aconteceu a primeira tentativa de finalização a gol, uma cabeçada de Suarez cobrindo o travessão. 
 - Pouca troca de passes, muita bola alongada para frente, as defesas prevalecendo. Os uruguaios aos poucos vão tomando as rédeas da partida. 
  - Aos 23’, num contragolpe, Suarez se livra do marcador, já na área, arremata, o goleiro peruano dá o rebote e Cavani, livre, na linha da pequena área, bate por cima. Chance que o artilheiro, geralmente, não desperdiça.  Três minutos depois, foi a vez de Nandes tentar de cabeça, isolando.
  -   E a chuva caiu, de com força, travando ainda mais o ritmo das ações em campo. Muitas faltas marcadas e passes errados a granel. Não agrada. 
  - Cavani, lançado em profundidade nas costas da zaga, perdeu outra chance, aos 37’. Finalizou mas o goleiro Gallese saiu e fechou bem, rebatendo.  Na cobrança do escanteio, Suarez tentou pegar a sobra de voleio mas furou.  
  - Na vera, um babinha esses primeiros 47 minutos. Gramado fofo, bola lenta, arbitragem pusilânime, fraco, muitas faltas e tititis, ritmo quebrado, erros constantes de passe (43 ao todo), raras triangulações, chutões, a postura de marcação das equipes ...   como explicar um joguinho tão feio de quartas-de-final? 
   Os uruguaios chegaram mais, são mais talentosos, mas não foram felizes nas poucas chances que tiveram para finalizar.  Os peruanos correram, marcaram, mataram as jogadas, apenas dificultaram. 
*
 - Recomeço sem chuvas. Mas o jogo em campo continuou travado, faltoso, sem uma boa sequência de tramas. Haja bola parada, conversa mole.  Os peruanos mais soltos, buscando mais a ofensiva.  O meio-campo da Celeste pouco produz. 
 -  Aos 12’, após vários erros na área peruana, Godin pega a sobra, de frente, e manda nas arquibancadas. Aos 13’, Cavani recebe em profundidade e manda a bola para as redes, mas o VAR registrou o impedimento, como foi flagrado pelo bandeira.
 -  O jogo melhorou na segunda etapa. Mais aberto. As duas equipes se aplicando mais na ofensividade.  Com o passar dos minutos, os peruanos de fecham,  os uruguaios tentam, tomam a iniciativa. 
  -  Aos 26’, Suarez finaliza na pequena área. Impedido ! Gol anulado. Os peruanos ganham tempo, na manha; parecem querer a decisão por pênaltis. Haja cai-cai.  Chegando aos 40 minutos e nada acontece. 
 - O árbitro, que tanto parou e conversou no jogo, acrescentou sete minutos aos 45 finais de tempo regulamentar. O Perú suportou bem a pressão final uruguaia e a decisão foi, mais uma vez, para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti.  
 -  Seguramente, a pior partida da Celeste Olímpica na competição. O Peru fez o que pode. A estratégia deu certo. 
 - Pouquíssimos gols nessa fase das quartas de final da Copa América. Três empates em zero a zero nos quatro jogos.  Equilíbrio por baixo? 
 Destaques
  O treinador argentino Gareca, do Perú, pela estratégia, pela arapuca que armou em campo, jogando fechadinho na defesa, marcando forte, catimbando, segurando, dificultando, suportando até o final. Um belo trabalho de recuperação moral dos atletas, depois da goleada acachapante (5x 0) sofrida, dias antes, da seleção brasileira. 
  Um Uruguai decepcionante, sobretudo no setor de meio-campo, que nada produziu. E não vale a desculpa de gramado ruim.  Sobrou salto alto.  
*
 Pênaltis   
- O primeiro a bater foi o astro Suarez, centroavante, parceiro de Messi no Barcelona, artilheiro nato.  Perdeu a cobrança. Bateu com displicência e o goleiro Gallese pegou.
Os peruanos, aplicados, acertaram todas as cobranças e o placar: 5 x 4 Peru. 
**
Copa do Mundo Feminina
Definidos os confrontos das semifiunais:
- Inglaterra x EUA, dia 2 de julho, em Lion, 16h.
- Holanda x Alemanha, dia 3 de julho, também em Lion, 16h.
*
  As holandesas derrotaram as Italianas, 2 x 0, na manhã desse sábado em Valenciennes.
  As Alemãs, tidas como favoritas, foram surpreendidas, em Rennes, também nesse sábado, perdendo por 2 x 1, numa partida renhida até o apito final.  
**
 VIVA SÃO PEDRO !!!