Esporte

BABA: Brasil goleia Honduras e mira Copa América, ZEDEJESUSBARRÊTO

Um baba improdutivo e ilusório
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 09/06/2019 às 18:21
Gabriel Jesus, alô Copa América
Foto: CBF
     Brasil goleia Honduras 
  às véspera da Copa América
  
   Placar de baba (7 x 0 ) construído com facilidade, pela fragilidade do adversário e mais ainda  depois da expulsão de um atleta hondurenho ainda na primeira etapa, por  jogada violenta em Artur.  A maior goleada na era Tite. 
  O amistoso no estádio  Beira Rio (RS) serviu para entrosar a equipe, dar ritmo a alguns jogadores, mas não dá para avaliar pra  valer a equipe de Tite, que em nenhum momento foi incomodada. A defesa e o goleiro brasileiros não tiveram trabalho e o nosso meio-campo jogou à vontade. 
    O melhor foi ver a evolução da equipe sem a ‘estrela’ Neymar, que centralizava muito as jogadas. Vimos uma equipe mais coletiva, variando mais as jogadas, trocando de posições na frente e com Coutinho assumindo o protagonismo na armação das jogadas, virando bem a bola e penetrando nos espaços vazios. 
   *
  O Brasil abre a Copa América no dia 14, sexta, contra a Bolívia. A goleada dá moral.  
*
  Bola em campo 
- Tite escalou, pra começar:  Alisson, Daniel Alves, Tiago Silva, Marquinhos e Fillipe Luiz; Cassemiro, Artur e Phillipe Coutinho;  Richarlison, Gabriel Jesus e Neres.
- A seleção começou na frente, marcando no campo adversário, pressionando. E as chances de gol foram aparecendo. A equipe atacando pelos dois lados do campo, de forma mais coletiva. 
- Gol ! 1 x 0 Brasil. Aos 6 minutos, Gabriel Jesus testou para as redes um cruzamento da direita, após jogada vistosa em tabela de Daniel e Richarlison. Abriu a porteira. 
- Gol ! 2 x 0. Tiago Silva testou na linha da primeira trave, livre, um escanteio bem cobrado por Coutinho. Aos 13min. 
  Honduras retraída, sem saída de jogo. Aos 18’, Phillipe Coutinho lançado em profundidade por Artur ficou de cara mas errou o alvo. O time amarelo com 80% de posse de bola, só uma equipe joga. Aos 30, Artur levou uma entrada violenta no joelho e deixou o campo, substituído por Allan, 22 anos. O hondurenho foi expulso.  
Aos 35’, Richarlison foi derrubado na área, pisado, e o árbitro deu o pênalti.  Gol ! 3 x 0 Brasil.  Com paradinha, Coutinho bateu a penalidade no alto, no canto, e o goleiro não alcançou. 
Aos 39’, Coutinho arriscou de fora e acertou o pé da trave. Aso 42’, o mesmo Coutinho limpou e bateu da meia lua acertando o poste outra vez. 
  Domínio absoluto do time brasileiro na primeira etapa. Coutinho, centralizando e distribuindo as jogadas no meio campo foi o destaque. 
*
  Logo no começo da segunda etapa Gabriel Jesus ampliou, 4 x 0. Fácil, ainda mais com um atleta de Honduras expulso.   Aos 11’, o garoto Neres arrancou pela esquerda, fez ótima jogada individual, entrou de cara e desviou do goleiro: Brasil 5 x 0.  O sexto, aos 20’, foi de Firmino, que acabara de entrar, após bobeira da fraca zaga hondurenha: Brasil 6 x 0. 
  Tite fez muitas substituições na equipe, então. Aos 24, Everton ‘Cebolinha’ cruzou da esquerda  e Richarlison só escorou: 7 x 0.
 Destaques :
 - O meio-campista Coutinho; Richarlison, Daniel, Neres ...  os melhores. 
     
**
  MUNDIAL FEMININO
  O Brasil estreou bem na Copa do Mundo  de Futebol Feminino, que acontece na França, vencendo a Jamaica por convincentes  3 x 0, gols marcados pela veterana atacante Cristiane, de 34 anos: um de cabeçada no canto, outro em chute enviesado e o terceiro cobrando falta. 
  A equipe treinada por Vadão não contou com a estrela Marta, escolhida a melhor do mundo por seis vezes e maior artilheira da seleção com 110 gols. Ela se recupera de uma lesão na coxa e deve atuar nos dois jogos seguintes dessa fase de classificação, contra a forte e atlética seleção da Austrália e a boa Itália. 
*
 A Copa começou na sexta com uma ótima vitória da França, as donas da casa, contra a Coréia do Sul, o estádio Parc des Princes lotado, muitas famílias ( meninas felizes, vibrando) nas arquibancadas. A Copa está sendo mostrada pela tevê para o  mundo inteiro, com um público estimado de um bilhão de espectadores.
*   
  A baiana Formiga, com 41 anos, é a mais velha atleta da competição, atuando ainda em alto nível como meio-campista. É a sétima copa de Formiga como atleta. Exemplar. 
*
  Estados Unidos (com três títulos conquistados), Alemanha, Japão, Suécia, França e Itália estão entre as favoritas, ao lado do Brasil, que tende a crescer na competição que é disputada por 24 equipes/países. O Brasil foi vice-campeão em 2007.
    
*
 Copa Europa / Portugal Campeão
   Portugal é o Campeão da Liga das Nações / UEFA. Portugal 1 x 0 Holanda, festança lusa na cidade do Porto/Portugal, domingo. Os lusos atuaram de vermelho e os holandeses de azul-claro. 
   Jogo duro, que começou com muita marcação, as defensivas prevalecendo e poucos lances  de área na primeira metade da partida. 
  Portugal, em casa e com o incentivo da torcida, voltou dos vestiários com fome de gol, querendo o triunfo e o título, na pressão.  A Holanda arisca nos contragolpes. 
 Aos 14’, Guedes (21 anos) pegou forte da meia lua e acertou o canto; o goleiro holandês ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o gol: Portugal 1 x 0. Os holandeses foram pra cima, mas os portugas se fecharam bem, administraram com competência até o final. Justo.     

*
   Fechando o assunto: 
   Só a bola, o futebol pode salvar Neymar do fracasso como atleta e Homem.  Se ele quiser, claro.