Esporte

Autor de 'Herois de 59' presenteia ex-goleiro com exemplar

Campeão brasileiro de 59 ganha livro que resgata história desta conquista
Antônio Matos , Salvador | 18/04/2019 às 05:06
Autor de 'Herois de 59' presenteia ex-goleiro com exemplar
Foto: Rogério Paiva

“Ao extraordinário goleiro Nadinho, um dos heróis de 59, com um forte abraço de Antônio Matos”. Esta foi a dedicatória do autor do livro ‘Heróis de 59’, lançado no último dia 10, na Arena Fonte Nova, no exemplar que entregou, na manhã desta quarta-feira (17), ao ex-jogador do Bahia, campeão da I Taça Brasil. 

Morando há 30 anos em Itapuã, nas proximidades da Avenida Dorival Caymmi, ao lado de Tereza, sua mulher, e do cachorro ‘Hulk’, Leonardo Conceição Cardoso agradeceu o presente e prometeu ler imediatamente a obra, que narra a história do primeiro título nacional, conquistado pelo Bahia, numa decisão contra o Santos, no Maracanã, em 29 de março de 1960. “Vou reviver aqueles gloriosos momentos, disse.

Confessou ter poucos registros da carreira de jogador profissional, limitando-se a algumas fotos, em mãos dos filhos Lúcio e Léo, e a recortes de jornais guardados por Tereza – sua companheira há 63 anos – como uma reportagem assinada pelo jornalista Jaime Cordeiro, em 1970, no hoje extinto ‘Diário de Notícias’. 

‘Macho’, como era conhecido no meio da boleirada, participou de 13 dos 14 jogos da campanha vitoriosa de 1959. “Contundido, só não atuei na segunda partida contra o CSA, realizada na Fonte Nova, quando fui substituído por Jair”, afirmou.

Ainda forte, apesar de uma sequela na mão esquerda, provocada por um AVC, Nadinho revelou que nunca bebeu, apesar de conviver num ambiente em que todos gostavam de uma balada. Acrescentou que sempre se relacionou bem com os companheiros e que também nunca teve problemas com os dirigentes.