Esporte

Seleção fecha ano ganhando de Camarões 1x0, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Seleção só volta a campo em março de 2019
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 20/11/2018 às 18:50
Richarlysson, a boa novidade da seleção
Foto: CBF

 

  O jogo foi contra Camarões (1 x 0), na Inglaterra. Resultado pingado, o placar poderia ser maior diante do volume do jogo da equipe brasileira. Gols perdidos, algumas boas atuações individuais e a contusão do astro Neymar logo no comecinho do jogo.  

*

- Estádio Milton Keynes, a 80 km de Londres, de um clube da 4ª divisão da liga Inglesa, ótimas condições e capacidade para 30 mil pessoas. Cheio.

- O Brasil de camisetas e meiões em azul, calções brancos. Camarões de verde, vermelho e amarelo.

 - Ùltima partida do ano da equipe de Tite. Dos 14 jogos disputados, perdemos uma, contra a Bélgica, na Copa.  Caímos fora, era jogo pra valer, eliminatório. A meta desses amistosos é a preparação para a Copa América, em 2019, que acontece no Brasil, em junho.

 - Camarões é o atual campeão africano, agora dirigido pelo ex-craque Seedorf.

*

Equipe escalada:

         Ederson, Danilo, Marquinhos, Pablo, Alex Sandro, Arthur, Allan e Paulinho(Walace). William (Douglas Costas), Firmino  (Gabriel Jesus) e Neymar (Richarlysson). As novidades de Tite foram a entrada de Pablo na zaga e um meio-campo novo, diferente: Arthur, Allan e Paulinho.

*

  Bola rolando

  Depois de duas tentativas de finalização da equipe  brasileira (Neymar e Allan), aos  8 minutos Neymar arriscou um chute em gol de fora da área e sentiu fisgada no músculo da perna direita, pôs a  mão na virilha e saiu de campo com cara de dores.

  Tite colocou o avante Richarlysson, azougado, cheio de vontade, no lugar. O Brasil teve as iniciativas; mais posse de bola, marcando sob pressão e atacando, mas chutando pouco.

 - Aos 21’, após boa trama coletiva, Firmino ficou de cara com o goleiro, livre, e perdeu a clara chance de abrir o placar.

  - Aos 40’, Richarlysson cruzou na cabeça de Firmino, solto, mas o atacante errou a testada.

  - Aos 44’, Allan levantou a bola em direção da pequena área dos africanos, Firmino desviou  e o goleirão espalmou, salvando o gol. Na sequência ...

 - Gol! 1 x 0 Brasil. Após a cobrança do escanteio, da direita, Richarlysson subiu bem e testou forte, no canto, indefensável.  Foi o lance derradeiro da primeira etapa.

 A despeito do domínio no meio campo, a equipe de azul teve dificuldades para penetrar e finalizar. Arthur e Allan atuaram bem no meio-campo. Um distribuindo, tocando, virando e o outro se infiltrando bem. No ataque, Richarlysson entrou com muita dinâmica.

*

  Nos vestiários, Tite trocou Firmino por Gabriel Jesus, que entrou com mais apetite. Mas, aos 7 minutos, Camarões penetrou em velocidade, nas costas de Alex Sandro e Pablo, e quase  empatou.  O Brasil respondeu com Gabriel acertando a trave africana, após  lambança do goleirão camaronês. 

  O jogo ficou bem mais animado, depois da merenda; ganhou velocidade e Camarões foi pro pau, contragolpeando, botando correria, dando trabalho. Mais dinâmico, melhor de ver. O Brasil sempre com o mando do jogo. 

  Aos 14’, Douglas recebeu de William, limpou e bateu de canhota, raspando o rodapé. Aos 22’, Arthur arriscou de longe e acertou o travessão, chutaço!

 - Trocas:  saíram William e Paulinho para entrada de Douglas Costa e do baiano Walace (ex-Grêmio). Por volta dos 25 min.

  Aos 40’, após boa troca de passes, Allan finalizou forte, de frente, mas o goleirão rebateu. Aos 42’, duas finalizações seguidas de Jesus e Richarlysson, na pequena área, pararam no reflexo do bom goleiro  africano, salvando.

  Aos 46’, após cobrança de escanteio, bola alçada, cabeçada, bola quicou no chão e quase Camarões empatou; bateu no travessão de Éderson.  

  O placar foi minguado diante da superioridade brasileira em campo.   

*

Destaques

   Ederson só trabalhou um pouco na segunda etapa. Nas laterais, Alex Sandro mais solto que Douglas. O miolo se zaga sem grandes problemas; Marquinhos tem pinta de titular. Arthur e Allan jogaram como titulares, estilos diferentes; um mais organizador, o outro mais agudo. Walace pouco apareceu.   

  William rende mais quando abre na direita e tenta a jogada de fundo. Firmino meio opaco. Richarlysson brigou, incomodou... foca o gol. Gabriel mais insinuante que Firmino, doido pra fazer um gol.  Douglas Costa querendo mostrar serviço.

 Neymar mal jogou; já sentia algum incômodo muscular durante o aquecimento. A TV mostrou.

*

 Brasileirão

 Rodada 36ª, quente, no meio da semana: Na quarta, Cruzeiro x Vitória, no  Mineirão/BH. Vida ou morte para o rubro-negro baiano.

 Na quinta, Fonte Nova, Bahia x Fluminense (RJ). Em questão uma vaga na Copa Sul-Americana em 2019.