Esporte

Bahia é eleita sede dos Jogos Brasileiros Universitários 2019

Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho receberão as competições
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 19/11/2018 às 13:41
Piscina Olímpica da Bahia
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Os baianos serão anfitriões, no final do próximo ano, de uma das mais importantes competições esportivas da América Latina. Em novembro, a Bahia sediará os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019 e os preparativos seguem em ritmo intenso.

Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho recebem as competições em estruturas como a Piscina Olímpica da Bahia, os ginásios de Cajazeiras e do Sesi e o Centro Panamericano de Judô. A realização do evento esportivo na Bahia, que irá contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi anunciada na semana passada, durante a final do JUBs 2018, que ocorreu no município de Maringá, no Paraná.

“Trazer para a Bahia os JUBs após 50 anos é motivo de muita satisfação, pois teremos a chance, nessa sequência de Olimpíada e Copa do Mundo, de fazer um belíssimo evento, aproveitando toda essa estrutura que já existe e a mobilização dos estudantes, que, tenho certeza, irá transformar a Bahia em um espaço privilegiado de recepção e ao mesmo tempo de competição”, celebra o titular da Setre, Vicente Neto.

Um dos principais objetivos do JUBs é estimular a prática esportiva nas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, bem como identificar talentos esportivos.  Um desses talentos é o estudante de Direito e nadador baiano Renan Barbosa, 23 anos, que conquistou duas medalhas de bronze nos jogos deste ano, nas categorias 400 e 800 metros livres, e é um participante garantido da edição de 2019 do evento. "A participação em Maringá foi muito boa e medalhei em duas das quatro provas que participei, mas pretendo vir mais forte no próximo ano. Espero conseguir mais duas ou três medalhas aqui na minha terra", falou o atleta.

 

 

Estrutura campeã

 

Em nível estadual, a organização fica por conta da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube). “Temos uma excelente estrutura, com quadras, complexos esportivos, praias e uma boa rede hoteleira. Tudo isso foi incluído e facilitou bastante a composição do projeto que foi apresentado à Confederação Brasileira do Desporto Universitário, cujos representantes já estiveram por aqui e, após diversas vistorias, aprovaram as praças esportivas que serão utilizadas no JUBs 2019”, explica o presidente da Fube, Simon Vasconcelos.

Segundo a Federação Baiana, estima-se que a competição conte com 3.500 inscritos, distribuídos nas 14 modalidades, dentre elas as mais clássicas, como a natação, caratê, atletismo e vôlei, e as que são mais modernas, como os e-sports, nos jogos FIFA e League Of Legends.